terça-feira, 28 de dezembro de 2021

[#799][SCD] MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS [Fevereiro de 1995]

E para nossa review número 799 temos aqui... Power Rangers de novo, huh? Bem, isso é meio que um problema pq eu já falei tudo que eu queria dizer sobre Power Rangers no texto sobre MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS e eu já falei até sobre o filme em MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS THE MOVIE. E honestamente, eu acho que falei até que o suficiente de Power Rangers pra uma vida toda pq é algo que nunca me chamou muita atenção realmente - nem na época, nem agora.

SIM, PQ TU É DESSES HIPSTERS CHATOS QUE DIZ QUE O ORIGINAL É MELHOR.

Bem, o que eu posso fazer se o original japonês É de fato melhor em todos os aspectos? Pra que assistir a versão asséptica quando existe o original Super Sentai repleto de personalidade e tosqueiras japonesas que todos conhecemos e amamos? Eu entendo que nos anos 90 era o que dava pra fazer, mas hoje na internet só não vê o original quem não quer. Bem, seja como for, pra mim tá bom de falar de Power Rangers já.

Ah Japão, não mude nunca

O que me restaria falar sobre o jogo... exceto que não tem muito o que falar sobre esse jogo também. Ele é um FMV bem tradicional, do tipo aparecem comandos na tela e você aperta o botão - como em DRAGON'S LAIR. E nem tem o caso de se você falhar ao menos rodar uma cena de morte conforme a situação, só vai rodando trechos de episódios da primeira temporada de PR. Meio complicado falar sobre isso também.

Então eis o que eu farei aqui, no alto de minha infinda esperteza: durante os quarenta e poucos minutos de Quick Time Event desse jogo, são recortadas as cenas de ação de 6 episódios. Assim sendo, como nos bons e velhos tempos (velhos mesmo, esse blog já vai fazer 5 anos daqui a pouco), vamos então comentar as cenas do primeiro episódio que tem nesse disco, sim? Vamulá!


Nossa história começa quando Zordon abduz cinco "adolescentes com atitude"... sério, essa expressão é realmente utilizada, porra América... que reagem surpreendentemente tranquilos a respeito de serem aparatados para um palco de programa infantil dos anos 90. Jason pergunta quem é esse cara na tela de plasma, mas Kimberly faz uma pergunta mais importante: O QUE é esse cara no tubo de plasma?

Zordon explica que ele é um ser interdimensional preso num time warp, o que deve ter significado porra nenhuma pra eles já que ninguém comenta nada a respeito. E o Alpha-5 diz que ele é o Alpha-5, mas é ignorado severamente porque ninguém liga pras suas merdas, Alpha-5.


Como os "adolescentes com atitude" não tem atitude nenhuma, Zordão da Massa mostra que ele está falando sério e mostra a ameaça que aterroriza a Terra na sua orbe da verdade... que é uma senhorinha andando de bicicleta. Verdade que quando gravou Kyuuranger (o Super Sentai original japonês que foi adaptado como o primeiro Power Rangers) Machiko Soga ainda dava um caldo apesar dos seus 55 anos. Seja como for, essa ameaça não parece realmente ameaçadora e os jovens estão começando a se questionar em que tipo de alhada eles se meteram.

Porque o ser interdimensional timewarp sei lá o que não era estranho o suficiente.


Zordon então continua seu papel expositivo e diz que para combater essa adoravel senhorinha eles ganharão poderes de criaturas que na Terra eles chamam de "dinossauros" - o que me leva a ponderar se dinossauros são criaturas intergalacticas conhecidas em outros planetas, o que seria bem cool - e Kimberly reage com um "hellooou, Dinossauros?"

Eu não sei se ela reagiu assim porque a proposta é ridicula, ou porque ela não faz ideia do que são dinossauros. Dado a inteligencia do americano médio, nada está descartado.


Zack descobre que de alguma forma Zordon colocou o que o próprio chama de "moedas do poder" dentro das roupas intimas de cada um deles. Enquanto Zordon explica que isso serve para eles se transformarem em Power Rangers, obviamente todos estão mais preocupados com um alien interdimensional timewarp colocando objetos nas suas partes intimas.

Falta de foco nessa galera, viu.


Trini exclama que tá não tá entendendo porra nenhuma, ao que Zordon caga absurdamente para ela e apresenta o Dinozord do Jason - que é ousado e poderoso segundo o alien, não me perguntem como ele sabe disso - como Tiranossauro Vermelho. Só faltou ele mandar um "Senta lá, Claudia" pra Trini.


Zacarias é o Ranger Preto pq... hã, okay... e sendo esperto e corajoso, ele recebe do Dinozord do... mastodonte? Espera, o que? Em primeiro lugar, o que esperteza e inteligencia tem haver com mastodontes? Zordon sabe de algo que nós não sabemos?

Mas mais importante... o tema dessa bagaça são dinossauros. Um mastodonte não é um dinossauro, vocês sabem disso, né? Bem, é uma escolha pitoresca para ser o seu DINOZORD...


Kimberly que tava no maior papo e parece que foi pega no flagra, ficando com cara de bunda ao ser transformada. Por ser graciosa e... spark? É meio dificil entender o que o Zordon fala... ela ganha o poder do pterodactilo.

Que também não é um dinossauro, mas pelo menos esse é um erro mais compreensível. Claro, pelo lore um ser interdimensional que conhece até a personalidade dos mastodontes deveria saber que o pterodactilo não é um DINÓCERO, mas enfim.


Eu genuinamente gosto de como o Billy não poderia parecer mais desinteressado nessa cena. E por ser paciente e sábio, ele ganha o DINOzord triceratops. Que são pacientes e sábios, como todo mundo sabe.

Bem, olha só, já temos o segundo dinossauro em quatro do time de DINOzords!


E por último, e menos importante depois de ter sido sentalaclaudiazada pelo Zordon, a asiática é a Power Ranger amarela... eeeeeeeeeita Zordão loko sem portera, sô... e recebe o DINOzord Tigre Dente de Sabre.

Caralho Zordoinks, tu não dá uma dentro mesmo? Porra vai comprar um chocolates Surpresa da Nestle pra aprender o que caralhas são dinossauros, mano! Tigre dente de sabe é de cair o cu da bunda porra!


Como nenhum dos jovens com atitude parece minimamente interessado em ser um Power Ranger, Zordon então trás as armas pesadas: informa que entre as benesses de ser um PR inclui, além do plano dental completo, pilotar um robo gigante que se fundem num Megazord. Aí sim vi valor, meu patrão!


Surpreendentemente, esses jovens dos anos 90 não são seduzidos pelo canto da sereia de ter um robo gigante e Zack puxa um "show de bola champz, mas essa pica não é minha, flw vlw". Verdade seja dita, pode não ser a solução mais emocionante narrativamente, mas definitivamente esse rapaz vai viver mais do que qualquer um ali.


Porém quando os adolescentes com atitude estão dando o pé, Rita Repulsa decide ajudar o argumento do Zordon. Isso pq ela está assistindo tudo com o telescópio mais poderoso do mundo, e decide atacar os jovens na saída.

Enquanto isso, Goldar provavelmente está imaginando que se a Rita tivesse colocado um rifle de sniper com essa mira telescópica a vida deles seria muito mais simples.


Ao invés de usar minha ideia do rifle de sniper, Rita decide atirar uma magia a moda louca disparando lá da Lua. Como isso tem resultados tão bons quanto a descrição soa, ela manda seus footman para terminar o serviço.

O que, diga-se de passagem, são os soldados raros mais fofinhos de toda história do tokusatsu pq eles ficam falando "glulululu" o tempo todo, dá até pena atacar eles. E Billy aproveita para tirar uma casquinha da asiática pq ele secretamente é um otaku safado.


Como fica aquela situação chata que os glululu e os adolescentes ficam se encarando sem acontecer nada, Zack decide acelerar as coisas e manda seu breakdance-fu... porque a série precisa mandar a mensagem que negros tem o gingado... enquanto Jason só dá um bicudão no glululu mesmo. Também funciona.


Enquanto isso, os remais jovens lutam conform seus respectivos estilos: Trini mete um kung-fu... pq essa série não tem vergonha de usar tanto estereotipos quanto puder... Billy é apenas um nerd desajeitado (okay, essa parte foi engraçada) e Kimberly... eu honestamente não faço ideia do que os Glululus estão fazendo com ela. 

Ajudando ela a dar piruetas, eu acho, mas não vejo como isso realmente ajuda os planos da Rita. Talvez se ela só tivesse dado um trezoitão pros glululus muita coisa já estaria resolvida a essa altura.


Como os Glululus não sabem lutar e também não deram nenhuma arma pra eles, então eles decidem que a coisa mais eficiente a se fazer a essa altura seria... apenas empilhar os adolescentes. Enquanto eu aprecio uma boa e tradicional pilha de adolescentes tanto quanto qualquer um, eu novamente preciso perguntar no que isso exatamente ajuda os planos da Rita de dominar o mundo.

Estou começando a suspeitar que ela não seja uma ameaça tão séria quanto o Zordon falou...


Sério, quando o treinamento que os seus soldados tem é ter assistido "A Night at Roxbury", definitivamente eu não te colocaria em um lugar muito alto na lista de ameaças...


Mas voltando ao empilhamento de jovens, eu gostaria de destacar o quanto Jason parece desconfortavel tendo caído no colo da Trini (certamente ele errou a marcação da cena) enquanto por motivo nenhum o Glululu fica lá Glululando because Glululu. Um momento de expressão e arte, eu te digo.


A seguir então os rangers decidem fazer o que todo jovem jurou jamais fazer na vida: admitir que ouviu o que o COROA tava falando, pegando suas moedas... da pochete que todos tem por algum motivo, devia ser moda sei lá... e se transformam. 

Mas como todo mundo já tá cansado de ver a transformação dos Power Rangers, curte aí então a transformação japonesa dos Zyurangers! Os animais empalhados de borracha são o toque de breguice que sempre coloca o Japão um degrau acima,  se vc me perguntar!


Assim que eles se transformam, Zordon percebe que seu plano de deixar os jovens correrem risco para os forçar a lutar deu certo (ele podia ter tirado eles dali imediatamente) e os teleporta para onde tem um monstro de verdade pq ninguém realmente liga pros Glululus. Enquanto são teleportados, rola um dialogo que resume muito a televisão infantil americana dos anos 90:

ZACK: Estamos teleportando de novo!
KIMBERLY: Onde estamos indo?
JASON: Salvar o mundo!

... era o que tinhamos em nossa época, crianças.


Ao aterrissar do teleporte, Jason manda um "All right, do it!" e todo mundo faz a pose como se tivesse sido ensaiado. Mas lembrando que até 5 minutos atrás eles sequer sabiam que Power Rangers existiam e muito menos queriam ser um, quanto mais ter ensaiado uma pose de apresentação.

Esses adolescentes com atitude se adaptam rapido, não?


Goldar desiste da vida, se jogando para o abraço da doce morte. Infelizmente ele falha nisso é punido recebendo uma leva de Glululus - dessa vez armados com espadas. Hmm, parece que eles possuem um espirito desportivo e só usam armas se os rangers estiverem transformados.

Ou porque essas gravações utilizadas são do original japonês e a qualidade da coreografia e equipamento aumenta bastante.


FUN FACT: em Zyuranger o ranger amarelo não apenas é um cara, como é o mesmo ator que fez o Manabu, o irmão do Ninja Olimpíada Jiraya. Ou seja, na sua juventude você achou que tava homenageando a Trini, mas na real esfregou uma pro Manabu. Viva com esse fato.


Aí então Rita percebe que essa porra não tá indo a lugar nenhum e decide viagrar o Goldar. Eu gosto muito dessa tomada de baixo pra cima que faz parecer que o cara fantasiado é um gigante, uma sacada muito esperta que os japoneses usam literalmente a decadas no tokusatsu.

Outra coisa interessante é todo super sentai tem um  meio de aumentar o monstro - e aí cabe a pergunta do pq eles não fazem isso logo de cara. A melhor explicação que eu vi foi em Shinkenger, que ficar gigante é uma "segunda vida" que o monstro tem e ativa automaticamente quando a forma original é destruída e faz sentido - se você tivesse duas vidas, abriria mão da primeira just because?

Outro que eu gosto muito é de Google V, em que o monstro tem um robô gigante com a exata forma dele. Eu acho isso tão estúpido que chega a ser bom!


Uma coisa que eu gosto muito do primeiro episódio de um tokusatsu é que os mechas lutam um pouquinho na sua forma individual (pra vender brinquedos) antes de formar o robo gigante. Infelizmente isso não acontece muito frequentemente depois do primeiro episódio e é uma pena, normalmente os mechas individuais são bem maneirinhos.

Okay, vou ser o velho chato agora: se tem algo que me incomoda no tokusatsu é o uso exagerado de CG. Enquanto eu entendo nas cenas de ação permitindo os monstros terem poderes mais criativos ou você filmar em locais urbanos (vc não pode sair detonando explosões cenográficas no centro de Toquio com prédios caindo e tudo, mas pode filmar a cena e colocar os efeitos depois), na hora de montar o zord eu acho muito mais legal que sejam os brinquedos encaixando mesmo (ui) do que fazer tudo com CG.

Mas eu vou te dizer, existem poucas sensações na vida melhores do que ver um robozão de tokusatsu lutando pela justiça no meio de maquetes com uma música do Akira Kushida ou do Hironobu Kageyama.


Agora a coisa que eu menos gosto em Super Sentai é a parte do robo gigante. Enquanto os cenários são adoraveis, o problema é que as fantasias do robo gigante são muito mirabolantes para permitir movimentos mais complexos, fazendo com as lutas sejam bem simplistas. O Dai ShinkenOh de Shinkenger parece um carro alegórico de carnaval.

Justamente por isso que o meu robo favorito ainda é o Gigante Guerreiro Daileon, ele usava golpes de wrestling, dava voadora com os dois pé e foda-se.


Uma coisa que eu nunca entendi nesse tipo de programa é pq todo mundo sempre reage como se estivesse sofrendo quando o robo toma um golpe. Quer dizer, eu entendo do ponto de vista visual - seria muito palha eles não terem reação nenhuma - mas como isso funciona na prática, dentro da ficção? Eles tem o sistema nervoso ligado ao robo?


E então, depois de um tempo suficiente para dar a duração do episódio, o líder decide chamar a arma do golpe final para terminar a luta. Pq ele não fez isso desde o começo? Pelo mesmo motivo que os vilões não usam o raio gigantizador de monstro desde o começo do episódio.

Eles tem um acordo de cavalheiros, eu suponho.


Golpe especial esse que não veremos hoje, pq o Goldar pica a mula pra não ser finalizado no primeiro episódio. O que é uma saída esperta da parte dele (e de alguma forma ele conhece os golpes do robo gigante sem nunca ter lutado antes), mas é uma solução bem anticlimática pro primeiro episódio da série.


De volta ao Centro de Comando, Zordon parabeniza os Rangers pela vitória mas avisa que daqui pra frente acabou a putaria e que existem três regras para ser um Power Ranger:

1) Nunca usar seus poderes para ganho pessoal;
2) Nunca escalonar uma batalha além do necessário;
3) Nunca revelar sua identidade secreta;

Vou dizer para vocês que não entendi realmente a segunda regra, e pela cara da Kimberly ela também tá tentando entender - sem muito sucesso.


Bem, se entendeu ou não azar pq vamos fazer a mãozinha pra cima que o episódio acabou, yay!

... bem, como eu disse no outro texto é um episódio com o básico do básico do básico para um publico que nunca tinha assistido um tokusatsu na vida. Não tem um tema, não tem personagens além do básico, tem só o be-a-bá do que um Super Sentai deve ter. O que é adequado para o que Power Rangers se propõe a fazer, mas não dá pra dizer que é bom fora do contexto.

Mas bem, ta aí, Power Rangers para Sega CD, uma review clássica cena por cena. *mãozinha pra cima com o Jorge* YAY!

MATÉRIA NA GAMERS
Edição 004