Como diria o grande filosofo dos nossos dias, Joseph Climbert, "a vida é uma caixinha de surpresas". Isso porque estamos na review numero OITOCENTOS, rumo aos 5 anos de blog e veja só você, eis que me deparo com um jogo que eu absolutamente não sei como classificar ele.
Com efeito, eu nunca vi um jogo como Crossed Swords 2 e até onde me consta, jamais verei novamente. A vida é, de fato, uma caixinha de surpresas.
Então vamos direto ao ponto: que tipo de jogo é esse Espadas Cruzadas 2? Bem, imagine se puder um jogo de boxe com visão atrás do lutador - como SUPER PUNCH OUT ou TOUGHMAN CONTEST.
Toughman Contest, jogo de boxe para o 32X |
Todos comigo até aqui? Ótimo. Até aqui simples, existe um bom número de jogos de boxe com essa premissa. Agora imagine que no lugar de boxe, você é um guerreiro com espada. Mecanicamente não muda tanto, mas vai anotando aí.
Okay, agora ao invés de ser uma luta 1x1 imagine que é um tipo de galery shooter que inimigos ficam pulando na tela, mas ao invés de atirar nele com o cursor vc tem que bater neles corpo a corpo com essa versão medieval de jogo de boxe... Então ele é meio DYNAMITE DUKE, meio TOUGHMAN CONTEST só que com toques de beat'm up... carai biriguim, que bagulho doido de explicar. Embora na prática seja um jogo muito simples:
Antes de entrar em maiores detalhes sobre o jogo, entretanto, eu gostaria de aproveitar que esse é um jogo exclusivo do Neo Geo CD (embora uma versão para arcade tenha sido desenvolvida e seja fácil encontrar a rom dela, acabou sendo abortada) e fazer um comentário sobre esse sistema. Mais precisamente, sobre o tempo de loading desse sistema:
Sério, olha o tempo de loading dessa porra mano! Eu sei que a gente ficou mal acostumado a tudo rodando em SSD hoje em dia, mas qualé SNK, mesmo para 1995 isso era uma atrocidade! (só ver que o Playstation e o Saturn não tinham essa demora toda não)
Nossa história aqui é que o Coisa do Quarteto Fantástico, ou um daqueles soldados de argila do Krang das Tartarugas Ninja, um dia tatuou olhos de Osíris sobre seu peitoral malhado e rebitado (?!?):
O que é mais do que nossos heróis podem tolerar! Assim o Nindjas Gaiden (há!), a Arlequina e um tiozinho texano medieval partem em uma jornada contra essa putaria de pintar os peitos!
... quer dizer, eu sei lá, é um jogo arcade-ish para Neo Geo, você já sabe o que esperar, mal ancestral, heróis da justiça, zero referencias disso durante o gameplay, a coisa toda. Não vamos perder mais tempo com isso do que os desenvolvedores perderam (que foi bem pouco) e vamos adiante.
O botão A ataca, o botão B pula e B+direcional dá uma esquiva e finalmente C controla a magia, que é limitada e varia conforme o personagem que você escolhe: o ninja consegue acertar caras no fundo da tela, a Arlequina acerta vários inimigos e o texano medieval acerta um único inimigo mas por um longo tempo. Como é de costume, eles também variam em velocidade e força, sendo a guria mais rápida mas causando menos dano e toda aquela coisa que você já deve até ter decorado de beat'm ups da vida até esse ponto.
E tal como nos jogos de boxe (não, eu não tirei a comparação da bunda dessa vez), você pode defender ataques altos ou baixos apertando pra cima ou pra baixo.
E... é isso o jogo, basicamente. Como é comum aos jogos de arcade (embora esse jogo não tenha sido lançado para o arcade per se, foi feito com a mentalidade de arcade) não existe evolução, apenas aumento da dificuldade para comer sua ficha: o que você fará na primeira tela será repetido até a última.
A coisa mais interessante para se fazer nesse jogo é ver as coisas que ele joga contra você: desde bullywugs de D&D até aguas vivas voadoras e... hyper-ratos?
Tá bom, né. Kudos pela criatividade, isso tem que ser dito. Outra coisa que diferencia um pouo é que conforme você mata os inimigos ganha experiencia e ouro. A experiencia é inútil pq vc perde tudo quando morre, mas o ouro serve para comprar armas melhores ou mesmo comprar níveis (já que a experiencia é inútil como eu disse, até os desenvolvedores reconhecem isso).
Sabe, agora que eu estou nesse projeto a algum tempo eu meio que percebi que a SNK e a Sega são parecidas, e em última instancia ambas falharam pelos mesmos motivos: elas nunca realmente entenderam consoles domésticos. Ambas empresas, tanto a SNK quanto a Sega, são muito fortes nos arcades no Japão (com efeito, a Sega ainda é fortíssima nos arcades japoneses até HOJE) e elas sempre acharam que o segredo do sucesso era repetir a experiencia de jogar uma ficha por 2 minutos e ter um jogo para jogar em casa com todo tempo do mundo na sua sala era a mesma coisa.
Tanto que ambas se orgulham, e estampavam as capas de seus jogos, anunciando a experiencia "Arcade". Mas eu vou te dizer o que: ter um arcade em casa não é algo tão divertido assim. É curioso por 2 minutos (o tempo que dura uma ficha) e funciona para jogos de luta, mas não para todo o resto.
Esse Espadas Cruzadas 2 aqui ilustra perfeitamente isso: é uma curiosidade interessante por 2 minutos, mas não vai muito além disso realmente.
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
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