quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

[#800][NEO] CROSSED SWORDS 2 [Maio de 1995]


Como diria o grande filosofo dos nossos dias, Joseph Climbert, "a vida é uma caixinha de surpresas". Isso porque estamos na review numero OITOCENTOS, rumo aos 5 anos de blog e veja só você, eis que me deparo com um jogo que eu absolutamente não sei como classificar ele.

Com efeito, eu nunca vi um jogo como Crossed Swords 2 e até onde me consta, jamais verei novamente. A vida é, de fato, uma caixinha de surpresas.

Então vamos direto ao ponto: que tipo de jogo é esse Espadas Cruzadas 2? Bem, imagine se puder um jogo de boxe com visão atrás do lutador - como SUPER PUNCH OUT ou TOUGHMAN CONTEST

Toughman Contest, jogo de boxe para o 32X

Todos comigo até aqui? Ótimo. Até aqui simples, existe um bom número de jogos de boxe com essa premissa. Agora imagine que no lugar de boxe, você é um guerreiro com espada. Mecanicamente não muda tanto, mas vai anotando aí.

Okay, agora ao invés de ser uma luta 1x1 imagine que é um tipo de galery shooter que inimigos ficam pulando na tela, mas ao invés de atirar nele com o cursor vc tem que bater neles corpo a corpo com essa versão medieval de jogo de boxe... Então ele é meio DYNAMITE DUKE, meio TOUGHMAN CONTEST só que com toques de beat'm up... carai biriguim, que bagulho doido de explicar. Embora na prática seja um jogo muito simples:


Antes de entrar em maiores detalhes sobre o jogo, entretanto, eu gostaria de aproveitar que esse é um jogo exclusivo do Neo Geo CD (embora uma versão para arcade tenha sido desenvolvida e seja fácil encontrar a rom dela, acabou sendo abortada) e fazer um comentário sobre esse sistema. Mais precisamente, sobre o tempo de loading desse sistema:


Sério, olha o tempo de loading dessa porra mano! Eu sei que a gente ficou mal acostumado a tudo rodando em SSD hoje em dia, mas qualé SNK, mesmo para 1995 isso era uma atrocidade! (só ver que o Playstation e o Saturn não tinham essa demora toda não)


Nossa história aqui é que o Coisa do Quarteto Fantástico, ou um daqueles soldados de argila do Krang das Tartarugas Ninja, um dia tatuou olhos de Osíris sobre seu peitoral malhado e rebitado (?!?):


O que é mais do que nossos heróis podem tolerar! Assim o Nindjas Gaiden (há!), a Arlequina e um tiozinho texano medieval partem em uma jornada contra essa putaria de pintar os peitos!


... quer dizer, eu sei lá, é um jogo arcade-ish para Neo Geo, você já sabe o que esperar, mal ancestral, heróis da justiça, zero referencias disso durante o gameplay, a coisa toda. Não vamos perder mais tempo com isso do que os desenvolvedores perderam (que foi bem pouco) e vamos adiante.

O botão A ataca, o botão B pula e B+direcional dá uma esquiva e finalmente C controla a magia, que é limitada e varia conforme o personagem que você escolhe: o ninja consegue acertar caras no fundo da tela, a Arlequina acerta vários inimigos e o texano medieval acerta um único inimigo mas por um longo tempo. Como é de costume, eles também variam em velocidade e força, sendo a guria mais rápida mas causando menos dano e toda aquela coisa que você já deve até ter decorado de beat'm ups da vida até esse ponto.



E tal como nos jogos de boxe (não, eu não tirei a comparação da bunda dessa vez), você pode defender ataques altos ou baixos apertando pra cima ou pra baixo.

E... é isso o jogo, basicamente. Como é comum aos jogos de arcade (embora esse jogo não tenha sido lançado para o arcade per se, foi feito com a mentalidade de arcade) não existe evolução, apenas aumento da dificuldade para comer sua ficha:  o que você fará na primeira tela será repetido até a última.

A coisa mais interessante para se fazer nesse jogo é ver as coisas que ele joga contra você: desde bullywugs de D&D até aguas vivas voadoras e... hyper-ratos?


... e o que quer que ISSO seja:


Tá bom, né. Kudos pela criatividade, isso tem que ser dito. Outra coisa que diferencia um pouo é que conforme você mata os inimigos ganha experiencia e ouro. A experiencia é inútil pq vc perde tudo quando morre, mas o ouro serve para comprar armas melhores ou mesmo comprar níveis (já que a experiencia é inútil como eu disse, até os desenvolvedores reconhecem isso).

Esse jogo é tão arcade que o shop tem um timer pro jogador não ficar ocupando a máquina a vida toda, a SNK só sabe fazer arcades mesmo quando não faz um arcade. A lojista é uma cocotinha, thou

Mas aí você deve estar se perguntando: isso é suficiente para manter o seu interesse no jogo por uma hora inteira?


Espadas Cruzadas 2 não é um jogo ruim ou mal feito, longe disso - a animação é bacaninha até - mas ele definitivamente foi feito para ser jogado em doses homeopáticas de 2 minutos por ficha. No console, a magia da coisa toda desmorona rapidamente.

Sabe, agora que eu estou nesse projeto a algum tempo eu meio que percebi que a SNK e a Sega são parecidas, e em última instancia ambas falharam pelos mesmos motivos: elas nunca realmente entenderam consoles domésticos. Ambas empresas, tanto a SNK quanto a Sega, são muito fortes nos arcades no Japão (com efeito, a Sega ainda é fortíssima nos arcades japoneses até HOJE) e elas sempre acharam que o segredo do sucesso era repetir a experiencia de jogar uma ficha por 2 minutos e ter um jogo para jogar em casa com todo tempo do mundo na sua sala era a mesma coisa.


Tanto que ambas se orgulham, e estampavam as capas de seus jogos, anunciando a experiencia "Arcade". Mas eu vou te dizer o que: ter um arcade em casa não é algo tão divertido assim. É curioso por 2 minutos (o tempo que dura uma ficha) e funciona para jogos de luta, mas não para todo o resto. 

Esse Espadas Cruzadas 2 aqui ilustra perfeitamente isso: é uma curiosidade interessante por 2 minutos, mas não vai muito além disso realmente.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 014


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 004