quarta-feira, 6 de abril de 2022

[#856][MEGA] SPOT GOES TO HOLLYWOOD [Novembro de 1995]


Os anos 90 tiveram muitas coisas acontecendo, e você com certeza já leu um milhão de artigos que lembram isso ou aquilo dessa décadas. No entanto, um dos acontecimentos mais salientes daquele período de tempo que eu frequententemente trabalho com isso por aqui foi a febre dos mascotes. Mas não apenas qualquer mascote, eles tinham que ser o mais anos 90 possíveis super descolados e tubulares dude, com óculos escuros e tudo.

Então todo mundo adorava, por algum motivo, a "atitude" do SONIC THE HEDGEHOG ou do CHESTER CHEETAH: TOO COOL TO FOOL... ou até mesmo a esquisitice de coisas tipo YO! NOI (ou os executivos achavam que todo mundo adorava). Como dá pra ver, terminada a primeira metade dos anos 90 (uau, já estamos em 96 hã?) e mascotes não é o que falta na minha vida. Isso sendo dito, tem um que eu particularmente gosto justamente pq ele não tenta demais, ele não é nada do tipo "olhem pra mim o quanto eu sou cool" nem nada, ele apenas é na dele. Praticamente um macho sigma dos mascotes, o sempre cool Pinta Maneira.

terça-feira, 5 de abril de 2022

[#855][PS1/SAT] LOADED [Dezembro de 1995]


Existem alguns jogos que são tão icônicos dentro do seu gênero que é realmente dificil falar de algo da categoria sem cita-lo. Reviews de jogo de luta invariavelmente citam STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR ou MORTAL KOMBAT. Jogos de tiro em primeira pessoa? DOOM. Point'n click? THE SECRET OF MONKEY ISLAND. Você pegou a ideia.

Bem, e como não poderia deixar de ser, todo jogo de tiro com visão de cima é comparado com SMASH TV. E tá certo, SMASH TV é um jogo que exemplifica como didatismo o que podemos esperar de um jogo do genero: um bilhão de inimigos na tela que morrem com um (ou poucos) tiros para compensar pela quantidade, batidão no som e pipoco rolando na tela sem parar.


SMASH TV é um arcade de 1990, porém se você imaginar esse jogo modernizado e recauchutado tecnologicamente para ser um jogo de Playstation ... o que você teria é essencialmente o que Loaded é.

domingo, 3 de abril de 2022

[#854][MEGA] GARGOYLES [Novembro de 1995]


Uma coisa que eu não esperava quando eu comecei esse projeto é que eu acabaria passando tanto tempo falando sobre desenhos animados, se bem que faz sentido quando você pensa sobre isso: videogames e cartoons compatilhavam o mesmo publico-alvo nessa época (embora não necessariamente competissem um contra o outro), logo é apenas natural que muitos cartoons tiveram sua adaptação videogamistica, mas o capitulo de hoje é particularmente importante.

Eu, mesmo quando criança, sempre fui muito sensível a quando alguém estava sendo condescendente comigo. Isso significa que eles pensavam que eu era estúpido. E como pouca coisa se aproveitava da minha aparencia, eu realmente odiava me sentir estúpido. Quer dizer, se eu não fosse inteligente então o que eu teria? Sim, eu não era um exemplo de saúde mental nessa época, eu sei.

SIM, MUITO DIFERENTE DE HOJE, NÉ?

Deveras, pequeno espectador ficticio que eu imagino na minha cabeça pq não tenho com quem dialogar. Ainda sim, por mais que eu adorasse desenhos animados, eu não conseguia evitar de sentir que muitos deles falavam conosco como se fôssemos estúpidos e isso que algo sempre me incomodou. 

sexta-feira, 1 de abril de 2022

[#853][PC] SPACE QUEST 6: Roger Wilco in the Spinal Frontier [Julho de 1995]


Com a progressão dos jogos para o modelo 3D, meio que foi também o fim da era de ouro dos point'n click - muitos de seus elementos migraram para generos com mais ação, mas os PnC entraram em fase de extinção e hoje só existem se reproduzidos em cativeiro. Isso não quer dizer que nunca mais veremos um jogo do genero (ou que nunca mais veremos um grande jogo do genero), mas é seguro dizer que vai chegando ao fim essa fase de ver um por varejo e um por atacado.

E é curioso que justamente essa fase final é marcada pelas duas maiores competidoras do genero - a Lucas Arts e a Sierra - lançando seus jogos na mesma revista. Nenhum dos dois particularmente brilhante, diga-se de passagem, o que comprova o ponto que esse genero já tava perdendo o gás da Coca mesmo. E enquanto eu falei ontem de THE DIG, hoje é dia de falar do representante da Sierra: Busca Espacial 6 - Rogerio Wilco na Espinha Final.

quinta-feira, 31 de março de 2022

[#852][PC] THE DIG [Novembro de 1995]

Suponho que a esse ponto eu não precise realmente apresentar Steven Spielberg, grande cineasta, conhecido por alguns dos filmes mais memoraveis da história do cinema como Jaws, ET e Jurassic Park. Pelo que Estevão da Massa é menos conhecido, entretanto, é que ele tem um dedo sexual para videogames: ele fode tudo que toca.

A história do desastre do jogo de ET para Atari é bem documentada (embora o jogo MUITO ruim, não é  tão ruim quanto se diz também), porém um caso mais pitoresco é a infame desventura conhecida como "The Dig". Vamos então nos aprofundar nesse buraco... pq "Dig"... sacaram? Hã? Hã? 

Humor y Piadas, gente.

quarta-feira, 30 de março de 2022

[#851][SNES/MD] DISNEY'S TOY STORY [Dezembro de 1995]

Eis aqui uma história interessante pra vocês: nos anos 80 a Lucas Films tinha uma equipe de nerds/artistas que era responsável pelos efeitos especiais computadorizados dos filmes, e tudo ia bem até que foi cresendo nesses nerds a necessidade de fazer algo maior, a necessidade de se expressar fazendo o seu próprio filme inteiramente em animação computadorizada (que é o que eles sabiam fazer, afinal). Ao que a Lucas Films prontamente respondeu "vai sonhando nerdão, se tá com tempo livre pra pensar nessas bobagens tu não tem um Linux pra instalar em algum lugar?".

Esses caras então prontamente responderam:

terça-feira, 29 de março de 2022

[#850][SNES] PORKY PIG'S HAUNTED HOLIDAY [Outubro de 1995]

Quer dizer, sério mesmo? Serião? Jogo do Gaguinho? Mas é mesmo? Porque falando sério, eu nunca conheci, ouvi falar ou tive a menor ciência de que alguém nesse universo ou em qualquer outro que alguém seja fã do fucking Gaguinho. Quer dizer, quando se fala em personagens dos Looney Tunes tem quem goste do Pernalonga, os fãs do Patolino, alguns acham o Taz divertido... Coyote e Papaléguas, Frajola e Piu-piu e até quem goste do Marvin o Marciano... mas o Gaguinho? Quem caralhas se importa com o Gaguinho?

E sabe o que é mais impressionante? Até os anos 90, o Gaguinho era o segundo personagem dos Looney Tunes mais usado em desenhos animados, atrás apenas do Pernalonga. Tipo... why? Pq o personagem que ninguém se importa era tão recorrente assim?

Bem, acredite ou não a explicação faz mais sentido do que parece.

segunda-feira, 28 de março de 2022

[#849][PC/PS1] LEMMINGS 3D [Julho de 1995]


LEMMINGS original, além de ser um soberbo puzzle, foi lançado em 1992. Até 1995, ou seja, em um período de apenas três anos, foi lançada uma continuação (LEMMINGS 2 THE TRIBES) e 4 expansões. Ou seja, um total de 6 jogos no espaço de três anos... isso é Lemming mais que o suficiente, não?

Após o relativo fracasso da expansão "All New World of Lemmings" em comparação com as vendas dos outros jogos da série, a sua criadora DMA Design (que posterioramente viria a ser mais conhecida como Rockstar North, da série GTA) concluiu que Lemmings já deu o que tinha pra dar e largou a franquia. 

domingo, 27 de março de 2022

[#809][SNES] CHRONO TRIGGER [Março de 1995]

[DISCLAIMER: Embora eu tenha jogado esse jogo um tanto antes, eu estou publicando apenas hoje porque esse é um dia especial: dia 27 de março completamos 5 anos de blog. Cara, 5 anos é alguma coisa, não? Cinco anos...
E para essa data tão especial, eu quis trazer um jogo realmente especial, um jogo que representa a própria razão pelo qual esse blog existe, um jogo que representa porque eu amo videogames. Então sem mais delongas e enrolação, o especial de aniversário de 5 anos desse blog: O GATILHO DO TEMPO!]


Eu já disse isso aqui algumas vezes, mas direi tantas vezes forem necessárias: FINAL FANTASY 6  é o jogo mais importante na história dos videogames. Porque esse jogo é tão importante, você que não quer clicar no link pergunta? Bem, eis o seguinte: foi a primeira vez que um videogame realmente se focou em ser uma experiencia narrativa emocional. Claro, muitos jogos tinham história - melhor ou pior, normalmente pior - mas FINAL FANTASY 6 não é sobre uma história, não é sobre uma aventura: é sobre personagens e como um tema é retratado através dele. Em outras palavras, é arte contada através de um jogo.

FINAL FANTASY 6 é sobre perda, é sobre chegar ao fundo do poço e então encontrar forças para continuar. É um jogo em que na metade dele o vilão vence e os heróis tem que juntar seus pedaços em um mundo pós-apocaliptico e arruinado, tendo que enfrentar as consequencias do seu fracasso. Parece algo familiar pra você?


Por mais inovador e ousado que FINAL FANTASY 6 seja, não é um jogo perfeito. Pelo contrário. Claramente a Square estava tateando no escuro, aprendendo a cada dia enquanto fazia. FINAL FANTASY 6 é mais um experimento do que uma ideia perfeitamente realizada. Mas porque eu estou falando tanto de FINAL FANTASY 6? Bem, porque é importante entender isso: o que você faz depois de descobrir o que você faria fazer? Depois de tatear no escuro e descobrir que tipo de jogo você quer fazer, o que vem depois disso? Como você dá o próximo passo?

Bem, é bastante simples na verdade: você usa tudo que você aprendeu na tentativa e erro que funciona para fazer o jogo perfeito. E é aqui que chegamos a Chrono Trigger.

sexta-feira, 25 de março de 2022

[#848][NEO] SAMURAI SHODOWN 3: Blades of Blood [Dezembro de 1995]


De todos os muitos, muitos, muuuuuuuuuitos jogos de luta... sério, é o segundo genero que mais tem jogo na história desse blog atrás apenas de jogos de plataforma... um que tem um lugar muito especial no meu coração são os jogos de SAMURAI SHODOWN e SAMURAI SHODOWN 2.

A coisa que eu mais gosto em SS é que essa franquia é uma das raras que não tenta ser "o novo Street Fighter" ou o "próximo Mortal Kombat". Samurai Shodown é sua própria coisa, tem o seu próprio estilo, o seu próprio ritmo. Eu gosto muito também que o jogo tenha seu próprio tema (que são samurais, obviamente) mas uma variedade grande de personagens - sério, eu queria ganhar uma moeda por cada jogo de luta que é apenas um elenco de "atira qualquer coisa ae pra ver o que cola" e, verdade seja dita, mesmo Street Fighter é feito dessa maneira. Por essas razões, o Duelo dos Samurais é uma franquia de jogos bem única.

Isso sendo dito, para a comunidade dos fãs do jogos de luta, Samurai Shodown 3 é meio que a ovelha negra da família, e é sobre isso que veremos hoje.