segunda-feira, 28 de março de 2022

[#849][PC/PS1] LEMMINGS 3D [Julho de 1995]


LEMMINGS original, além de ser um soberbo puzzle, foi lançado em 1992. Até 1995, ou seja, em um período de apenas três anos, foi lançada uma continuação (LEMMINGS 2 THE TRIBES) e 4 expansões. Ou seja, um total de 6 jogos no espaço de três anos... isso é Lemming mais que o suficiente, não?

Após o relativo fracasso da expansão "All New World of Lemmings" em comparação com as vendas dos outros jogos da série, a sua criadora DMA Design (que posterioramente viria a ser mais conhecida como Rockstar North, da série GTA) concluiu que Lemmings já deu o que tinha pra dar e largou a franquia. 

Lemmings então foi assumido pela Psycognosis que repassou a umas das suas desenvolvedoras de jogos de Amiga/PC, a Clockwork Games (de WIZ'N LIZ: The Frantic Wabbit Wescue) que tentou fazer algo novo e fresco com Lemmings. Mas... o que podia ser feito com Lemmings que ainda não foi feito ainda? Adicionar novos power-ups para a massa Lemmingueira que não para de cantar já foi feito a exaustão em seis jogos no ultimos três anos, isso não seria particularmente interessante ou novo.

O que a Clockwork pensou então foi fazer foi... fazer o que já estava começando a virar tendencia em 1995: uma tentativa de colocar os lemingues na terceira dimensão. Como o titulo desse jogo pode ter dado a deixa, dã.

E aqui foi feito isso: é o Lemmings original, só que em 3D. E eu quero dizer literalmente: todos os novos recursos do segundo jogo e das expansões se foram, e tudo está de volta ao que era no primeiro jogo. Não tem mais itens, tribos, canhões, inimigos ou hadoukens. Apenas um bando de lemingues tentando ir do ponto A ao ponto B usando suas habilidades clássicas de Lemmings: escalar, socar paredes, construir pontos, vc sabe, as coisas raíz. 

O que faz sentido que eles seguissem o jogo original tão estritamente, já que foi o que vendeu mais. Então estruturalmente o jogo é o clássico oitenta níveis, vinte para cada uma das quatro dificuldades. Você recebe um certo número de lemingues por nível, e ou você atinge sua cota de lemmings salvos ou tem que fazer está fazer tudo de novo. Vc sabe, Lemmings clássico.

A principal diferença é que. como eu disse, o jogo é inteiramente em 3D. Você controla a câmera e pode girar ela livremente ao redor do nível, enquanto ao mesmo tempo comanda o cursor para atribuir habilidades. 

O sistema de câmeras é meio klunky pra se acostumar - especialmente pq é um jogo antes dos joysticks com dois analogicos - mas uma vez que você se acostuma, as cameras funcionam decentemente. Felizmente você pode pausar o jogo a qualquer momento e colocar a câmera em uma posição confortável, então não é um jogo que fica muito overwhelming a respeito disso, no máximo pode demorar um pouco. Tem também um recurso chamado “Virtual Lemming” que é usado em algumas poucas fases - quando é usado, a camera fica em primeira pessoa do lemingue em que é usado. Como a câmera do jogo não pode atravessar paredes ou obstáculos, você precisará disso para quando seus lemingues entrarem em um espaço fechado.


Nesse jogo os lemmings andam sempre em linha reta, como normal, mas por causa do 3D tem uma nova habilidade, chamada Turner, que faz com que o lemingue em que é usado pare e vire os lemingues em uma determinada direção. Como agora existem caminhos para os lemingues seguirem além da esquerda para a direita, você precisará disso para que seus lemingues realmente naveguem no cenário 3d.

E essa feature em particular, a habilidade de virar seus lemmings para a direita ou para a esquerda em um ambiente 3D é que torna esse jogo bastante diferente dos anteriores. Trocadilho não intencional a parte, ter uma terceira dimensão adiciona uma profundidade inteiramente nova ao jogo - e não surpreendentemente, o jogo é inteiramente construído ao redor disso, gerenciar seus roedores suicidas em três dimensões. 


3D Lemmings funciona muito melhor do que você esperaria desse conceito (na verdade qualquer jogo dos anos 90 chamado "3D" dá um calafrio nos gamers, esse tipo de conversão não costumava dar muito certo) e ao terminar de jogar ele você tende a possibilidade de fazer os carinhas andarem para outros lados foi completamente explorada de forma satisfatória através de toda sorte de combinação de puzzles possíveis - o que é algo que podemos esperar dos grandes jogos de puzzle, a sensação de "okay, essa ideia foi suficientemente explorada".

Mais importante que isso, esse jogo não apenas explora a coisa do 3D como resolve um problema antigo da série: quando você erra e precisa refazer o caminho, seja pq errou o timing de dar um comando ou pq quer tentar outra rota, bem, é um saco. As vezes leva varios minutos numa fase para você chegar a parte onde vc errou ou quer fazer diferente e isso foi um problema desde o primeiro Lemmings.


Bem, aqui isso foi resolvido (ao menos na versão de PS1, que foi a que eu joguei): agora ao recomeçar a fase ela automaticamente roda um replay do seu gameplay anterior. Quando você quiser assumir o controle basta apertar um botão e você pode começar a jogar a partir dali. Isso quer dizer que se você cometeu um erro aos 4:21, vc só precisa deixar o replay rolar até os 4:20 antes de assumir o controle.

É a solução perfeita? Não, esperar é chato. Mas ainda é melhor do que ter que fazer o caminho todo de novo, até porque muitas fases exigem grandes doses de microgerenciamento (o que os gringos chamam de "busywork", então definitivamente é um upgrade. 


E esse conceito meio que se extende ao jogo todo, no fim das contas: não é perfeito, existem muitas coisas que poderiam ser melhor feitas (especialmente no controle da camera) e todo tipo de problemas que você esperaria de um jogo 3D do começo da era 3D, mas ainda sin é surpreendentemente jogável. Os puzzles são satisfatórios, e o fato dos elementos Lemmings 2 e das expansões terem desaparecido torna as coisas mais fáceis de entender - o que é muito útil quando apenas lidar com a camera e o ambiente 3D já é desafio suficiente. 

Definitivamente muitas coisas não envelheceram bem, mas com um pouco de voa vontade é um jogo bem divertido. Roedores suicidas sempre são muito divertidos, não precisam power ups muito mirabolantes - e é o que esse jogo entrega.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 021