quarta-feira, 6 de março de 2019

[AÇÃO GAMES 015] WACKY RACES (NES, 1992) [#193]



Permita-me ir direto ao ponto: eu nunca gostei dos desenhos da Hanna-Barbera. Mesmo quando criança, eu achava terrivelmente chatos. E como tanto Will Hanna quanto Joe Barbera já estão mortos, eles nunca terão a chance de deschatizar também.

Eles eram inovadores em poupar dinheiro, verdade, mas essa era uma das suas maiores fraquezas. As recliclagens intermináveis ​​de background eram uma forma de baratear o custo, mas à custa de fazer o desenho parecer terrivelmente preguiçoso e, em alguns casos, de ter falhas de continuidade terriveis. Na maioria das vezes, erros grandes e óbvios foram cometidos, que ninguém corrigiu, sem dúvida para economizar mais dinheiro. O mais frequentemente notado é o clássico "Pessoa A abre a boca, a pessoa B fala" ou "Por que o cabelo de Salsicha está loiro?", erros desse tipo. Não acho que custaria tanto voltar e recolorir alguns frames de cabelo, mas não é como se alguém estivesse se importando.

O mais interessante é que havia uma clara distinção entre os desenhos que eles se importavam e os desenhos que eram feitos a toque de caixa porque foda-se, as crianças eram idiotas mesmo. Tom & Jerry e os Flintstones, por exempo, eram feitos com muito carinho pelos produtores... já Jambo e Ruivão eram produzidos tipo uns 150 episódios em uma tarde.

Mas o pior mesmo pior é que eles sempre pegaram uma ideia e secavam ela até a fonte. A ideia de fazer uma sitcom que se passava na idade da pedra foi muito boa na época, passou em horário nobre e tudo mais. Show de bola. Então eles fizeram isso no espaço. Então eles fizeram isso nos tempos romanos. 


A cara de pau deles era impressionante. Havia, entretanto, um desses desenhos feitos a toque de caixa e com esforço nenhum que eu gostava, e apenas um: Corrida Maluca. Não sei exatamente porque, talvez porque houvesse algo imprevisivel na competição que os demais desenhos não tinham. Você sabia que o Zé Colmeia ia se dar bem em cima do Seu Gualda antes que o desenho sequer começasse, mas você não sabia quem  ia ganhar a corrida.

Eu também gosto de como o Dick Vigarista poderia facilmente ganhar qualquer corrida já que ele ia de último a ficar na frente de todo mundo sem nenhum esforço, mas escolhia deixar a vitoria de lado para sacanear os coleguinhas - o que sempre falhava, mas suponho que ele queria provar um ponto aqui... seja ele qual for. 



De qualquer forma, não é uma ideia ruim que tenham adaptado isso como um jogo. O NES era capaz de ter jogos de corrida decentes, então uma versão 8 bits de Super Mario Kart com personagens querido dos desenhos não seria a pior coisa ... eh? Como é que é, produção? Wacky Race não é um jogo de corrida e sim um jogo de plataforma genérico sem muita ligação com o desenho? Sério?

... é, esquece o que eu disse. Parece que esse vai ser outro dia daqueles...


Então, apesar do nome, não há corridas neste jogo. Este jogo, como dito, é um jogo de plataforma de scroll lateral onde você controla Muttley, o parceiro cachorro do Dick Vigarista. É um jogo de plataforma típico da época, onde os inimigos não podem ser pulados em cima e só podem ser derrotados com o ataque corpo-a-corpo de alcance ridiculo de Muttley.



Para melhorar isso, espalhados sobre os níveis existem vários power-ups para serem coletados. Pegar o ícone de Muttley dá uma vida extra, coletando 100 cristais também. Os ossos tem uma função diferente: eles mudam o poder selecionado na barra de poderes - que podem ser ativados gastando corações, como em Castlevania. 

Quando ele pega um osso, uma flecha aparece e aponta para a primeira habilidade. Recolha um segundo osso para fazer a seta apontar para a segunda habilidade e assim por diante. Se você quiser selecionar a habilidade, simplesmente pressione Select, o que lhe dará a habilidade e reinicia a "barra de ossos" 

A primeira habilidade é a bomba, que permite atirar bombas nos inimigos. A segunda habilidade é o latido, que faz Muttley disparar um 'BOW'. Você só pode usar uma dessas armas por vez, então pegar um segundo fará com que você perca a primeira. A terceira habilidade permite que Muttley flutue como a roupa de guaxinim em Mario 3. E a última recupera sua energia.

Existem três percursos (A, B e C) com dez estágios cada um. Cada caminho tem um chefe diferente que você vai lutar duas vezes. Os chefes são os outros pilotos, porém as mecanicas não são baseadas no desenho animado e sim lutas de chefes genéricas de NES.



Gráficos e sons são típicos de jogos de NES do começo do vida do aparelho... exceto que eles foram lançados depois que SNES já tinha saído. Os cenários de fundo não são muito detalhados, mas tudo parece brilhante e colorido, como você esperaria de um jogo baseado em um desenho animado. Os controles são decentemente responsivos. Muttley pula com A, B faz atacar

Apesar de infelizmente não ser um jogo de corrida, não é um jogo de plataforma muito ruim. No entanto, graças ao poder de recuperar energia, é bem fácil. Os ossos são abundantes, então você pode dar a Muttley o ataque que preferir (latido ou bomba) e depois só se focar em recuperar vida

Eu nunca tinha jogado este jogo quando criança, mas consegui completá-lo na primeira tentativa. Eu perdi algumas vidas para algumas das batalhas contra chefes, mas no geral é uma experiência bem fácil. Enfim, eu diria que este jogo é notal 6 - pouco acima da média. É divertido, fácil de controlar, colorido e tem um sistema de habilidades decente. Há pouco desafio nesse jogo, mas para aqueles que têm 60-90 minutos de sobra, e querem adicionar outro jogo à sua lista de jogos terminados, não é a pior coisa que poderia lhe acontecer.