quarta-feira, 31 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 017] NCAA BASKETBALL (SNES, 1992) [#260]



NCAA Basketball é um jogo de basquete não sobre as grandes estrelas da NBA, saiba você, e sim sobre a liga universitária de basquete dos Estados Unidos. Para quem não entende de basquete pode parecer algo idiota fazer um jogo sobre um campeonato amador, mas a coisa não é bem assim.

Acontece que no basquete americano não existe "categorias de base" como no futebol, onde o menino vai lá aos 8 anos de idade e é treinado até ser aproveitado no time profissional (ou não, o que é a maior parte dos casos). O que eles fazem é que você joga basquete pelo time da sua universidade na NCAA (a liga universitária) e esses jogadores universitários são rankeados e então distribuidos na NBA (a liga profissional mesmo).




Então você tem que ser um dos top da NCAA, bem, esse é o único modo de entrar nesse mundo de basquete profissional (eu sei que pro futebol americano funciona mais ou menos assim, não faço ideia do hoquei e do baseball). É claro que há muito dinheiro envolvido nisso e os times querem que as universidades formem os melhores atletas possiveis, por isso que a coisa de "bolsa de estudos para jogador" é uma coisa que você vê tão frequentemente nos filmes. 

Os times ajudam as universidades, que em trocam formam os jogadores do amanhã e todo mundo sai feliz e contente.

Outra coisa que funciona diferente no basquete americano (e no esporte de modo geral) é a coisa da rivalidade. No Brasil, cada grande cidade tem dois times e a população se divide entre lado A ou B (exceção feita a SP e RJ que possuem quatro). Então é uma coisa bem tribal, ou você está comigo ou você é meu inimigo.

No esporte americano não é bem assim. Cada cidade grande tem o time da cidade, então é a comunidade daquela cidade torce pelo time da sua cidade. É uma coisa mais comunitária e muito tóxica de "tenho que odiar o filho da puta do meu vizinho aquele corno arrombado" que é basicamente a essencia da torcida no futebol brasileiro.

Claro que isso não é uma regra absoluta e algumas cidades tem mais de um time, principalmente as mais ricas já que mudar de cidade é algo que um time pode fazer quando a coisa não está boa economicamente. Mas de qualquer forma isso não é tão comum assim. Sim, essa é minha teoria de 20 centavos sobre como a estrutura esportiva latino americana alimenta a toxidade nas relações interpessoais urbanas. Só mandar o diploma de humanas pelo correio, de nada.

Liga universitária is serious business


Para as ligas universitárias, então, isso se aplica muito mais. Tipicamente as pessoas torcem para o time da universidade da sua região, onde eles estudaram. Novamente é comum você ver pessoas se referindo aos times das universidades como parte da identidade cultural deles (em Velocidade Máxima, por exemplo, o vilão chama a Sandra Bullock de "wildcat" porque ela está com a jaqueta da universidade do Arizona).

Então, sim, eu compreendo o charme de um jogo sobre a liga universitária de basquete e imagino que deve ser muito legal jogar com o time da universidade que você frequentou. Eu realmente entendo isso. Agora, para quem está fora dessa cultura e sequer sabe o nome dos times só de olhar o logo... bem, nem tanto assim.

Assim, muito do charme de NCAA Basketball é perdido para mim sem que isso seja culpa do jogo realmente. Isso sendo dito, vamos falar um pouco do jogo.



NCAA usa o mode-7 do Super Nintendo para rotacionar a tela a moda louca, de modo que a camera está sempre atrás da bola. É um tanto confuso no começo, mas no fim acaba sendo um efeito (pseudo) 3D que roda mais suave do que em alguns jogos 3D do Playstation 1. Então, é, o efeito é bastante impressionante.

Fora isso, é um jogo de basquete totalmente funcional com todas as coisas que você poderia esperar de um jogo de basquete: tem um botão para pular, tem botão para roubar a bola, tem botão para passar e um para trocar o jogador que você está controlando. Nada especial, mas não falha em nada especificamente. O sistema de faltas é coerente e eu consigo entender porque estou cometendo faltas, o que é mais do que eu posso dizer de muitos jogos de basquete que eu joguei até aqui...

O jogo ainda mergulha alguma coisa sobre trocar taticas de jogo no meio da partida, mas honestamente eu não entendo de basquete o suficiente para discutir táticas - então não posso dizer se são bem feitas ou o que.

... que foi? Eu não também não posso saber de tudo sobre tudo, tá? 



Meu maior e real problema com o jogo é a duração dele. Isso porque ele reproduz as partidas de basquete em tempo real. Isso mesmo, são quatro tempos de doze minutos em tempo real, o que significa que cada partida dura 48 minutos - sem contar intervalos e pausas. 

Sério cara, QUASE UMA HORA POR PARTIDA? MESMO?

As partidas são tão longas que o jogo tem opção de pausar e salvar NO MEIO DA PARTIDA. Meu deus, eu nunca vi isso em um jogo de esporte... e por uma boa razão eles não fazem isso! Porque você não tem que colocar partidas de uma hora no seu jogo! O que diabos eles estavam pensando?