domingo, 12 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 021] KING OF MONSTERS (Neo Geo, 1991) [#303]

 

Um tipico garoto dos anos 90 sabia duas coisas na vida: que a sessão de lingerie no catalogo das lojas Mariza era seu melhor amigo, e que você jamais teria um Neo Geo. Mas o que era o Neo Geo? Bem, o Neo Geo era o "terceiro" videogame dos 16bits - supostamente ele era concorrente do Super Nintendo e do Mega Drive.

Teoricamente.


Na pratica, ele era um monstro. Eu quero dizer, literalmente, olha o tamanho do cartucho dessa coisa:


Sim, cada cartucho de Neo Geo tinha o tamanho (e o peso) de MEIO VIDEOCASSETE!

Mas porque tão grande? Porque o Neo Geo usava esse espaço para fazer com que os donos de consoles domésticos sonhavam desde os anos 70: ter um arcade reproduzido fielmente na sua sala. Isso porque, por dentro, o Neo Geo era basicamente um fliperama e o trabalho que as empresas tinham de adaptar jogos de arcade para ele não era "adaptar" o jogo, e sim apenas fazer circuitos menores. Tanto que o emulador de Neo Geo roda roms de Arcade sem problema nenhum!

Só a placa de jogo de um arcade relativamente simples era do tamanho do Super Nintendo!

Então, sim, o Neo Geo entregava o sonho de reproduzir arcades na sua casa... a um preço. Literalmente. Na época (lançado em 1990) o videogame era vendido a U$650, o que convertendo para o preço de hoje seria mais ou menos o equivalente a U$1250! Quase CINCO MIL REAIS O VIDEOJOGO!

Mas calma que piora. Cada JOGO do Neo Geo era vendido por U$200 a U$300! Convertendo para valores de hoje daria quase 500 dolares (quase dois mil reais) POR JOGO!

Então, é, você jamais teria um Neo Geo. Ou conheceria alguém que tem.



Mas porque eu estou falando do Neo Geo hoje? Ora, porque vamos falar do primeiro jogo de Neo Geo que eu ouvi falar na vida e um que me fez querer ter 5 mil reais (ou conchinhas, ou seja qual for a moeda que nós usavamos na época, país idiota com uma economia idiota...) para ter um Neo Geo: King of the Monsters.

Sim, é claro que depois saiu uma versão para Super Nintendo mas essa tinha metade dos personagens e os cenários tinham metade das coisas para interagir porque o SNESzinho não aguentava um mapa tão grande. Mas já chego lá.

King of Monsters é simplesmente a junção das duas coisas mais legais já criadas no mundo do entretenimento: monstros gigantes e wrestling. Então, basicamente, é um jogo de wrestling onde monstros gigantes (ou monstros gigantes e um primo não-licenciado do Ultraman, se você quiser ser preciosista) saem na mão para ver quem é o rei dos monstros!

Eu não acho que seja fisicamente possível criar um conceito que faça um garoto de 9 anos se emocionar mais.


 E quando eu digo wrestling, é wrestling mesmo: com direito a se jogar nas cordas e dar suplex. Suplex City Kaiju, bitch! A coisa boa é que como o Neo Geo tem apenas 4 botões no seu controle, não tem como complicar muito as coisas (sim WWE 2k, estou olhando para você!). Um botão chuta, um botão soca, um botão pula e um corre. Você pode agarrar se socar colado no oponente e uma vez agarrando cada botão do direcional faz um movimento diferente.

Mas a coisa mais legal de King of Monsters, e a que mais faz falta na versão de SNES, são as cidades para ser destruídas!


Então KoM é como jogar WWE 2k e Rampage ao mesmo tempo! #coisalindadideus!

E é claro que não poderiamos falar de um jogo chamado O REI DOS MONSTROS sem falar dos personagens, né?

GEON

Quando uma geleira de gelo derreteu devido ao aquecimento global nas montanhas russas (olha que jogo a frente do seu tempo), desencadeou o horror que é Geon. Descontente de ser despertado de seu sono profundo, ele desconta em qualquer um, ou qualquer coisa, que fica em seu caminho. Seus passatempos incluem a destruição de cidades e devorar trens.

Pouco surpreendentemente, Geon é inspirado no Rei dos Monstros original.





Beetle Mania

Apesar do trocadilho com a banda inglesa, nosso besourão aqui é na verdade o representante manauara do jogo. Era um besouro comum da Amazônia, quando em uma noite fatídica em que um avião carregando produtos quimicos caiu na selva e assim surgia essa mutação horripilante e misteriosa!

Sem qualquer tipo de inteligência, ele destruiu até mesmo a floresta em que ele nasceu! No entanto, suas habilidades de combate são impressionantes. Com um exoesqueleto muito duro e um tremendo espírito de luta, Beetle Mania agora vagueia pela Terra em busca da próxima grande luta. Infelizmente ele vem à custa da civilização como nós o conhecemos!

Beetle Mania é inspirado no filme de 1973 "Godzilla vs Megalon", sendo ele um dos personagens título. 



ASTRO GUY

Segurando a reivindicação distinta de ser o único, hã, humano (até certo ponto, você sabe) Astro Guy originalmente começou como um cientista louco. Naturalmente, através da experimentação transformou-se em uma criatura gigante super fortepara lutar contra os monstros de repente aparecendo em todo o mundo. O que começou como nobres intenções de proteger as cidades e livrar o mundo dos monstros foi logo corrompido pelo fascínio absoluto de rival a altura. Agora, o que suas verdadeiras intenções são é adivinhar qualquer um...

Astro Guy é uma homenagem aos "caras que viravam caras gigantes de colante" como Spectreman, Ultraman, Gridman (e as coxas gigantes da Rika s2) e muitos outros mans do Tokusatsu



Rocky

Ninguém sabe ao certo de onde vem esta montanha de rochas. Dizem que Rocky é um monstro que evoluiu da Esfinge, o Deus da proteção do Egito. Outros acreditam que ele desceu das estrelas, irritado com a forma como a humanidade do século 20 maltratou o meio ambiente. Mas uma coisa é certa: não deixe que este monte de pedra enganálo porque Rocky é bastante rápido. Como  um monte de pedras faz isso é um mistério. 

A inspiração de Rocky é bastante obvia a qualquer fã de Tokusatsu:





Woo

 Direto do coração da Africa, vem o primeiro grande kaiju do cinema... hã, como é que, produção? Hmm, agenda lotada, é? Certo, gente, novas informações: o Sr. Kong não pode comparecer, então teremos que trabalhar com seu primo menos famoso. Woo cumpre a cota de macaco gigante do jogo, porque alguém tem que faze-lo, né?

E Woo não foi portado nas versões para SNES e Mega Drive.

E se não ficou claro até agora, ele é inspirado no King Kong, personagem título do filme de 1933.



POISON GHOST

Nenhuma série de kaijus está REALMENTE completa sem uma mensagem anti-poluição, não é? Sério, isso era um tema muito recorrente na época (metade das produções dos anos 70/80 tinham monstros nascidos da poluição) e Poison Ghost está aqui para preencher essa cota.

A descrição do manual é a melhor: "A mindless monster who trashes anything it sees. It is merely continuing its natural instinct to recycle and reuse its surroundings."

Reciclar é viver. Ou não, porque esse foi outro personagem que não foi portado para a versão de SNES/Mega Drive. Poison Ghost é inspirado no monstro de poluição Hedorah do filme de 1971, "Godzilla vs Hedorah"


Hoje, claro, King of Monsters é um jogo bem datado. Basicamente é um beat'm up em que você enfrenta um único inimigo. Não acho que alguém considere os chefes dos jogos de briga de rua sejam a parte mais interessante dos jogos, e KoM é basicamente apenas isso.

Porém é um jogo de monstros em que você só vence se fizer um pin de 3 segundos no oponente. O que possivelmente mais um garoto poderia querer da vida?