domingo, 19 de janeiro de 2020

[AÇÃO GAMES 021] PREDATOR 2 (Mega Drive, 1992) [#305]



Predador 2, até o dia de hoje, um dos filmes de ação mais estranhos que eu lembro de ter visto. Vê, o primeiro Predador saiu em 1987 e foi um sucesso colossal. Arnold Schwarzenegger, Apollo Creed e outros caras tão grandes quanto sendo caçados na selva por um alienígena invisível? Fuck yeah, sign me on that!



Adicionalmente o filme tem o Bill Paxton, cuja ambição de carreira era ser morto de todas as formas que alguém poderia ser morto no cinema. Faltou apenas um dinossauro.
Ele também foi morto por um gorila gigante (Poderoso Joe), um tornado (Twistter) e pela AIDS (filme para TV "Aids: aconteceu comigo)

Então, inevitavelmente, em 1990 havia a necessidade de fazer Predador 2: A Caçada Continua. Problema: Arnold, aquele ponto, já era famoso e rico o suficiente para dizer "nah, to de boas" e não querer participar da continuação. Não é totalmente claro o motivo, mas a razão mais provavel é mais porque Arnie não achou o projeto interessante do que pelo dinheiro em si.

Então, sem sua estrela de 150 kg de puro musculos, qual o plano B para os produtores do filme? Ora, Danny Glover, é claro! 

Espera, o que?

Como é que alguém vai disso...


... para isso?!


Não me entendam errado, eu adoro o Danny Glover, mas exatamente que tipo de projeto é esse que um pode ser intercambiado pelo outro? Talvez Arnold estivesse certo e essa ideia de continuação fosse uma bagunça mesmo.

De qualquer forma, o filme acabou não sendo de todo ruim. Da selva tropical para a selva urbana, o filme se passa durante o apice de criminalidade nos Estados Unidos no começo dos anos 90 com a explosão das gangues financiada pelo dinheiro das drogas. Então Predador 2 na verdade é um filme policial... que tem no meio um alien caçando pessoas porque essa é meio que a coisa deles. 

Pode não parecer hoje, mas no começo dos anos 90 os Estados Unidos tinham um problema de violencia que faria qualquer brasileiro se sentir em casa, não é por nada o grande boom de filmes com futuros sujos, corruptos e ultraviolentos. Robocop, acredite ou não, é uma critica social da realidade americana que era vivida naquela época.

Então, ultraviolencia em um cenário urbano, alienigina caçando com tecnologia de ponta e o tiozinho de Máquina Mortífera como herói de ação disso tudo, o que poderia faltar? Ora, é claro que... UM JOGO INCRÍVELMENTE BOSTA PARA MEGA DRIVE, É ISSO QUE FALTAVA!

Claro que sim, como não?

Vamos lá: Predador 2 é um top down shooter cujo seu objetivo é sobreviver o bastante para coletar o numero de refens espalhados pela fase. Enfase no "sobreviver o bastante".


Como prática bastante comum na época (sobretudo em jogos de filmes), Predador 2 pode ser terminado em 15 minutos (tempo real, não é figura de linguagem). Então para alongar artificialmente o jogo, eles tornam mais dolorosamente dificil do que qualquer ser humano pode conceber em jogar.

Em pouco tempo o jogo se torna um buller hell, ainda mais com a adição de carros e helicopteros que não morrem tão rapidamente. Não ajuda que os inimigos não dropem munição ou energia, eles apenas derrubam drogas quando mortos. O que poderia te ajudar a dar a festa mais louca de todos os tempos, mas na verdade drogas só dão pontos. Assim como na vida real.


Achou que eu estava brincando?

E é isso, o jogo REALMENTE não tem muito mais do que isso para oferecer. Mais para a frente a mira do Predador fica andando pela fase e você não pode deixar ela encostar em você ou chegar nos refens senão eles morrem, mas ela é meio lenta e não é nem de perto o maior dos seus problemas.

Problema maior, por exemplo, é você não ter a porcaria de um contador dizendo quantos refens ainda faltam na fase - algo extremamente simples, mas que torna sua vida muito pior.

Mas puta merda Jorge, estamos no maior tiroteio a céu aberto da história dos Estados Unidos da América e suas pernas não estão amarradas! Você não pode simplesmente levantar e ir embora?!
A campanha do marketing do Mega Drive é que ele era o console ideal para jogar em casa todos os grandes sucessos dos arcades, e considerando que os fliperamas nada mais são do que máquinas projetadas para comer a maior quantidade de fichas com o menor esforço possível, eu diria que isso parece uma descrição adequada nesse caso.


VERSÃO PARA MASTER SYSTEM, EDIÇÃO 036