Predador 2, até o dia de hoje, um dos filmes de ação mais estranhos que eu lembro de ter visto. Vê, o primeiro Predador saiu em 1987 e foi um sucesso colossal. Arnold Schwarzenegger, Apollo Creed e outros caras tão grandes quanto sendo caçados na selva por um alienígena invisível? Fuck yeah, sign me on that!
Adicionalmente o filme tem o Bill Paxton, cuja ambição de carreira era ser morto de todas as formas que alguém poderia ser morto no cinema. Faltou apenas um dinossauro.
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Ele também foi morto por um gorila gigante (Poderoso Joe), um tornado (Twistter) e pela AIDS (filme para TV "Aids: aconteceu comigo) |
Então, inevitavelmente, em 1990 havia a necessidade de fazer Predador 2: A Caçada Continua. Problema: Arnold, aquele ponto, já era famoso e rico o suficiente para dizer "nah, to de boas" e não querer participar da continuação. Não é totalmente claro o motivo, mas a razão mais provavel é mais porque Arnie não achou o projeto interessante do que pelo dinheiro em si.
Então, sem sua estrela de 150 kg de puro musculos, qual o plano B para os produtores do filme? Ora, Danny Glover, é claro!
Como é que alguém vai disso...
... para isso?!
Não me entendam errado, eu adoro o Danny Glover, mas exatamente que tipo de projeto é esse que um pode ser intercambiado pelo outro? Talvez Arnold estivesse certo e essa ideia de continuação fosse uma bagunça mesmo.
De qualquer forma, o filme acabou não sendo de todo ruim. Da selva tropical para a selva urbana, o filme se passa durante o apice de criminalidade nos Estados Unidos no começo dos anos 90 com a explosão das gangues financiada pelo dinheiro das drogas. Então Predador 2 na verdade é um filme policial... que tem no meio um alien caçando pessoas porque essa é meio que a coisa deles.
Pode não parecer hoje, mas no começo dos anos 90 os Estados Unidos tinham um problema de violencia que faria qualquer brasileiro se sentir em casa, não é por nada o grande boom de filmes com futuros sujos, corruptos e ultraviolentos. Robocop, acredite ou não, é uma critica social da realidade americana que era vivida naquela época.
Então, ultraviolencia em um cenário urbano, alienigina caçando com tecnologia de ponta e o tiozinho de Máquina Mortífera como herói de ação disso tudo, o que poderia faltar? Ora, é claro que... UM JOGO INCRÍVELMENTE BOSTA PARA MEGA DRIVE, É ISSO QUE FALTAVA!
Claro que sim, como não?
Vamos lá: Predador 2 é um top down shooter cujo seu objetivo é sobreviver o bastante para coletar o numero de refens espalhados pela fase. Enfase no "sobreviver o bastante".
Como prática bastante comum na época (sobretudo em jogos de filmes), Predador 2 pode ser terminado em 15 minutos (tempo real, não é figura de linguagem). Então para alongar artificialmente o jogo, eles tornam mais dolorosamente dificil do que qualquer ser humano pode conceber em jogar.
Em pouco tempo o jogo se torna um buller hell, ainda mais com a adição de carros e helicopteros que não morrem tão rapidamente. Não ajuda que os inimigos não dropem munição ou energia, eles apenas derrubam drogas quando mortos. O que poderia te ajudar a dar a festa mais louca de todos os tempos, mas na verdade drogas só dão pontos. Assim como na vida real.
Achou que eu estava brincando?
E é isso, o jogo REALMENTE não tem muito mais do que isso para oferecer. Mais para a frente a mira do Predador fica andando pela fase e você não pode deixar ela encostar em você ou chegar nos refens senão eles morrem, mas ela é meio lenta e não é nem de perto o maior dos seus problemas.
E é isso, o jogo REALMENTE não tem muito mais do que isso para oferecer. Mais para a frente a mira do Predador fica andando pela fase e você não pode deixar ela encostar em você ou chegar nos refens senão eles morrem, mas ela é meio lenta e não é nem de perto o maior dos seus problemas.
Problema maior, por exemplo, é você não ter a porcaria de um contador dizendo quantos refens ainda faltam na fase - algo extremamente simples, mas que torna sua vida muito pior.
Mas puta merda Jorge, estamos no maior tiroteio a céu aberto da história dos Estados Unidos da América e suas pernas não estão amarradas! Você não pode simplesmente levantar e ir embora?! |
A campanha do marketing do Mega Drive é que ele era o console ideal para jogar em casa todos os grandes sucessos dos arcades, e considerando que os fliperamas nada mais são do que máquinas projetadas para comer a maior quantidade de fichas com o menor esforço possível, eu diria que isso parece uma descrição adequada nesse caso.
VERSÃO PARA MASTER SYSTEM, EDIÇÃO 036