domingo, 23 de junho de 2024

[#1272][Nov/98] CRASH BANDICOOT 3: Warped

Esta sendo a review numero 1272 desse blog, frequentemente eu estou jogando esses jogos me pergunto se eu meio que já enchi o saco disso. Quer dizer, a série de ultimos jogos não realmente me brilhou o olho e eu estava empurrando com a barriga. Como eu disse naqueles reviews, jogos como DUKE NUKEM: Time to Kill ou ODDWORLD: Abe's Odysee não são jogos ruins, apenas... eu meio que fiz no automatico, sabe? 

Então eis o pensamento de que talvez eu apenas tenha perdido o tesão por isso, já que esses como eu disse não são jogos ruins... isso até eu jogar um jogo efetivamente bom de verdade, um jogão da preula mesmo, isso é. E aqui está Crash 3 para me lembrar que sim, eu ainda amo muito tudo isso. Vamos a isso então!

A segunda continuação de um jogo (popularmente conhecida como "parte 3") pode ir de duas maneiras no mundo dos videogames. Usualmente, elas são o ponto em uma série onde as ideias secaram e o jogo parece seguir em frente no automático, ou então são o ponto onde os criadores realmente provam seu valor, polindo seu trabalho até atingir o sétimo sentido e explodir seu cosmos.

Crash Bandicoot: Warped, obviamente se enquadra na última categoria. Pegando a maior parte dos melhores recursos de seu antecessor imediato, CRASH BANDICOOT 2: Cortex Strikes Back,  Warped adicionou uma série de ideias divertidas à mistura, produzindo o ápice da visão da Naughty Dog para a série Crash Bandicoot. Com efeito, embora o PS1 ainda estivesse no meio da sua vida util no final de 1998, esse é o último jogo da ND para seu iconico mascote simplesmente porque eles sentiram que fizeram tudo que queriam fazer e forçar além disso seria realmente forçar a amizade

Tanto que Crash 4 foi lançado apenas em 2020, e por uma outra produtora (a Toys for Bob, velha conhecida desse blogo por jogos como Star Control 2 e Pandemonium)

Warped compete com Chrono Cross pelo título de jogos mais bonitos do sistema. Não é nenhuma surpresa que a Naughty Dog sempre leva o hardware da Sony ao limite, já que Jak 3 no PS2 e Last of Us no PS3 são lindos. Warped teve o mesmo impacto na era de 32 bits: os modelos dos personagens foram refeitos e bem mais animados, os cenários tem muita coisa acontecendo em primeiro e segundo plano.  Enfim, o jogo é uma maravilha de se ver.

E mais que bonito, Warped joga bem. A plataforma tem controles precisos, Crash controla ainda melhor pelos ambientes 3D com facilidade. Crash controla bem e você só vai morrer quando errar. Claro que cComparando com títulos modernos como Mario Odyssey fica aquém, mas então essa não é uma comparação muito boa pq a maioria dos jogos fica. Crash 3 tem controles ótimos.


Verdade que a variedade de níveis ajuda também, existem fazes de plataforma (obviamente), mas existem fases de corrida e até de simulador de aviãozinho, apenas porque a Naughty Dog podia. Com efeito, tudo dá tão certo aqui que até as fases da água são divertidas, um feito raro que poucos jogos que não se chamam DONKEY KONG COUNTRY já conseguiram fazer. Crash tem tudo.

O que não quer dizer que ele é perfeito, claro. Por exemplo, as lutas contra chefes não têm o mesmo passe. Sinceramente, as lutas contra chefes são tão faceis que parecem saídas de um jogo inteiramente diferente: os chefes seguem padrões simples e caem com facilidade. Não tem desafio e uma hora depois de jogar você esquecerá tudo sobre os chefes. Por outro lado, você definitivamente se lembrará de montar um tigre na Grande Muralha da China.

ENTÃO ESSE JOGO É ESSENCIALMENTE NOVAS FASES PARA CRASH BANDICOOT 2: Cortex Strikes Back COM GRÁFICOS MAIS BONITOS?

Sim, mas na verdade não.

Praticamente todos os inimigos e riscos ambientais tem animações de únicas para Crash, o que é uma coisa absurda para colocar em um CD só de PS1

Enquanto, sim, Crash 3 mantem todas as boas qualidades de seu predecessor - incluindo a melhor coletação de colecionaveis de um jogo de plataforma - porém isso não é tudo que ele é, dado que ele adiciona um novo truque na manga: cada vez que voce derrota um dos 5 chefes do jogo, ganha um power up novo que principalmente abre novas possibilidades de alcançar novos lugares nas fases. Pulo duplo, glidding, ataque a distancia entre outros abrem novas possibilidades de revisitar fases com novas habilidades, o que torna a coletação de itens ainda mais divertida.

No final das contas, Crash Bandicoot: Warped continua sendo um dos jogos-referencia do Playstation original. Crash Bandicoot começou sua carreira nos jogos como uma tentativa sem muito tesão de manufaturar um mascote de videogame com CRASH BANDICOOT, mas  foi com CRASH BANDICOOT 2: Cortex Strikes Back e, finalmente, este título, Crash se tornou uma verdadeira estrela dos videogames.


E como eu disse, esse jogo faz tudo tão bem que um jogo de plataforma pode fazer que Crash Bandicoot: Warped marcou a última vez que a Naughty Dog fez um jogo de plataforma do personagem. E,  honestamente, não dá pra dizer que eles estão errados: quer dizer, o que mais poderia ser feito  com esse personagem - e discutivelmente dos jogos de plataforma 2.5D - que não seria ordenhar mais leite da vaca sem agregar nada?

A Naughty Dog acreditou que Crash 3 é tudo que dava pra tirar um jogo de plataforma ou mesmo do personagem, e eu não penso que eles estão errados nisso. Com o que eu já vi até aqui, Crash 3 é o ápice do que dava pra fazer num jogo de plataforma do PS1. Estarei certo ou serei surpreendido? Isso é algo que permanece ser visto!


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 133 (Novembro de 1998)


EDIÇÃO 135 (Janeiro de 1999)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 052 (Julho de 1998)


EDIÇÃO 058 (Janeiro de 1999)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 052 (Julho de 1998)


EDIÇÃO 036 (Dezembro de 1998)