segunda-feira, 3 de outubro de 2022

[#993][Dez/96] VIRTUA FIGTHER 2

Então, Virtua Fighter 2 ...

OW, OW, OW, TEMPO, TEMPO. EU ENTENDO QUE TU TÁ NA PIRA PRA CHEGAR A MARCA DE 1000 JOGOS, MAS AÍ TAMBÉM JÁ É SACANAGEM! VIRTUA FIGHTER 2 JÁ TEVE REVIEW!

Minha inocente criança do verão, eu estou plenamente ciente que VIRTUA FIGHTER 2 não apenas já teve seu próprio texto como seu patch de update VIRTUA FIGHTER KIDS tambem teve. O que eu vou falar aqui é algo totalmente diferente: lutadores virtuais 2... para Mega Drive!

ENTÃO A SEGA SE DEU AO TRABALHO DE FAZER UM PORT QUE TEM COMO EFEITO DAR MENOS RAZÕES AINDA PARA AS PESSOAS COMPRAREM UM SATURN QUANDO ESSE JÁ NÃO IA BEM DE VENDAS? PQ?

Uma razão bastante simples de entender e relacionavel a todos nós:

domingo, 2 de outubro de 2022

[#992][Set/96] GENEI TOUGI: Shadow Struggle

Os jogos de luta no PS1 geralmente não são pensados como o lugar para procurar perolas escondidas. Tirando alguns poucos jogos iconicos como TEKKEN ou BATTLE ARENA TOSHINDEN (que é mais famoso por ser um dos primeiros jogos do que por ser particularmente incrível), a gigantesca maioria dos jogos de luta 3D do PS1 são coisas que raramente as pessoas se lembram. Tendo já jogado alguns desses jogos, como ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Iron & Blood: Warriors of Ravenloft ou CRITICOM, não posso dizer que as culpo por isso.

sábado, 1 de outubro de 2022

[#991][Out/96] PINOCCHIO

Em 1937, o diretor russo Sergei Eisenstein era um dos mais prestigiados do mundo graças ao seu clássico "Encouraçado Potemkin", premiado pela crítica por onde passou. E quando Sergei assistiu "Branca de Neve e os Sete Anões" da Disney, ele disse que foi o maior filme já feito. 

Isso porque logo na largada, logo no primeiro longa metragem em animação, ele sacou qual que era a parada - o sinal de um cara que entende pacaraí do riscado, se quer saber minha opinião. O que Sergei se ligou é que em uma animação o único limite que realmente existe é a imaginação do desenhista. Figurino, efeitos especiais, locações, traços fisicos dos personagens, maquiagem, todas essas coisas que limitam um filme, na animação é apenas outro dia no escritório. 

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

[#990][Set/82] MR. DO!

Eles querem me enlouquecer.

Eles. Querem. Me. Enlouquecer.

ELES!!! QUEREM!!! ME!!! ENLOUQUECER!!!

Pronto, tá feita a review de hoje. Sem mais.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

[#989][Nov/95] CRITICOM

Criticom, huh? Vou ser bem sincero com vocês: a primeira vez que eu sequer ouvi falar desse jogo na vida... foi quando eu estava olhando a SGP para ver os jogos e tal, e eis que eu encontro na sessão "Tecnovacilo" esse jogo. Isso é bastante incomum, essa sessão normalmente é reservada a jogos antigos que são notoriamente ruins (mesmo que na época eles tenham dado aquela passada de pano na hora de fazer a matéria).

Sério, eu estou falando de petrobombas como RISE OF THE ROBOTSUNIVERSAL SOLDIER ou o tenebrível T2: TERMINATOR'S 2 JUDGEMENT DAY. Só jogo que você olha e diz "misericórdia, só Miyamoto na causa!"

Então é bastante incomum um jogo não apenas de PS1, como recem lançado estar figurando nessa sessão. Hã, ele deve ser realmente terrível mesmo, heim. Mas bem, talvez seja apenas um mal julgamento da SGP, o que outros reviews tem a dizer desse jogo?


Ao que minha reação, obviamente, foi:


quarta-feira, 28 de setembro de 2022

[#988][Set/96] X-MEN VS STREET FIGHTER


Analisando o cenário dos jogos de luta no final de 1996, não é realmente dificil perceber que a SNK tomou a liderança da coisa dominando totalmente os arcades com seus excelentes THE KING OF FIGHTERS, que se tornou o novo padrão nos jogos de luta a ser batido (trocadilho não intencional).

Ao que, obviamente, a Capcom não ia simplesmente dizer "perdemo, família", empacotar suas coisas e ir embora. Claro que não. E como entrar no mundo dos jogos de luta 3D era um desafio equivalente a começar do zero, eles responderiam no cenário dos jogos de luta 2D mesmo. O que quer dizer que a Capcom simplesmente colocou pra tocar "battle without honor or humanity" e disse pra SNK "vocês acham que são os únicos que podem fazer sucesso com jogos de luta tag team? Então vamos dançar, bitch"

terça-feira, 27 de setembro de 2022

[#987][Out/96] SAMURAI SHODOWN 4: Amakuza's Revenge

Enquanto a SNK fazia malabarismo para administrar 5 ou 6 franquias de luta ao mesmo tempo E uma ainda que reunia o "the best of" dos seus jogos de luta (que seria os THE KING OF FIGHTERS, no caso), sempre teve uma em particular que pode não ser tão popular quanto os principais jogos de luta da época como Street Fighter ou o próprio KOF, mas que tinha sua enorme fanbase devido a sua temática, atmosfera e mecanicas próprias.

Samurai Shodown sempre foi sempre a sua própria coisa da sua própria forma, ao pegar um SS vc sabia que não estava jogando um clone genérico dos jogos populares da moda (em especial nessa época eram moda os jogos super dinamicos de combos com gigapulos derivados de X-MEN CHILDREN OF THE ATOM) ... até que chegou SAMURAI SHODOWN 3: Blades of Blood.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

[#986][Nov/96] VECTORMAN 2

Como é tradicional à Sega, VECTORMAN é um jogo que entrou para a história não devido as qualidades do seu gameplay, mas sim as pirotecnias de marketing que a Sega fazia para empurrar sua giromba forceps goela abaixo. Isso pq o jogo foi criado com o objetivo de chamar atenção tendo gráficos renderizados como resposta a DONKEY KONG COUNTRY.

O problema é que todo esforço na criação do jogo terminou por aí, pq ele é um run'n gun tão básico quanto básico pode ser. Não tem uma única característica marcante na jogabilidade daquele jogo e por isso não é realmente surpresa que a franquia foi varrida para o rodapé da história... exceto que treze meses depois saiu essa continuação para Mega Drive. Então lá vamos nós, e não vamos sós.

domingo, 25 de setembro de 2022

[#985][Dez/96] STAR WARS: Shadows of the Empire

Nos dias de hoje vivemos em um tempo incrível em que a ciência foi capaz de tirar uma fotografia de um buraco negro, algo que pelo próprio conceito por muito tempo parecia impossível já que o ponto do buraco negro é que ele absorve até mesmo a luz que cai nele. COMO, exatamente, essas imagens foram feitas não é algo que eu sou capaz de explicar mas o que importa é que isso é uma coisa que existe hoje.


Porém antes desses dias miraculosos, nós já sabiamos que buracos negros existiam porque embora não tivessemos como ve-los era bastante notavel o efeito que eles tinham nas suas vizinhanças. Se a gravidade e orbita de uma estrela está sendo mortalmente atraída pelo CTRL+DEL do universo, é o tipo de coisa que tem como perceber - mesmo que o QUE esteja causando essa perturbação seja invisivel.

Mas porque eu estou falando isso? Bem, porque em 1996 George Lucas deu inicio a operação buraco negro no universo de Star Wars. Mas para explicar isso, é preciso voltar um pouco mais ainda no tempo e explicar o que foi Star Wars.

sábado, 24 de setembro de 2022

[#984][Out/96] MARVEL SUPER HEROES in WAR OF THE GEMS


"Marvel Super Heroes in War of the Gems" não é, ao contrário do que poderia se imaginar pelo título, o tão aguardado crossover do universo cinemático da Marvel com Steven Universe, infelizmente. Outra coisa que você poderia imaginar por esse título é que esse jogo seria um port para Super Nintendo do jogo de luta da Capcom MARVEL SUPER HEROES.

Apesar de ambos serem inspirados na saga de Thanos e as jóias do infinito, o de arcade é um jogo de luta mas esse aqui é um beat'm up bem similar a outro jogo da Capcom, o X-MEN: Mutant Apocalypse - com efeito, eu ficaria bem surpreso se soubesse que foi usada a mesma engine.

Porém antes de falar sobre o jogo eu queria falar sobre uma outra coisa: como todos sabem, essa saga em particular é um dos maiores momentos da história do cinema de todos os tempos e como tal eu gostaria de falar sobre ela. Até porque eu não vou ter outra chance, então é agora ou nunca para falar dos Vingadeiros.