sexta-feira, 12 de agosto de 2022

[#947][Jul/96] THE KING OF FIGHTERS 96


Então temos hoje para falar do patch de update do segundo maior acontecimento videogamistico em termos de jogos de luta dos anos 90: o terceiro jogo da série The King of Fighters. Mortal Kombat que me desculpe, mas eu nunca achei MK grande coisa como jogo de luta. Como fenomeno cultural e de popularidade, okay, o sucesso é inegavel, mas como jogo jogo mesmo... os cachorros grandes da época eram Street Fighter e The King of Fighters.

Pessoalmente, eu acho que o representante da SNK nessa luta é melhor que o da Capcom. Sim, eu acho The King of Fighters até esse ponto é melhor que Street Fighter e tem zero de nostalgia envolvida nisso. Pelo contrário, eu cresci jogando Street Fighter e nunca tinha sequer visto pessoalmente um jogo de KOF (em especial pq o jogo nunca saiu pra Super Nintendo, que foi a época que eu mais joguei jogos de luta), mas agora tendo jogado ambos para esse blog não tem como não dizer que eu prefiro o Rei dos Brigadores do que Brigadores Fora da Calçada.

E isso sendo dito, a atualização 96 é definitivamente um favorito dos fãs - frequentemente citado como o jogo que colocou a franquia no radar de muita gente. Isso se deve, entretanto, mais a popularidade dos consoles da época do que pelas inovações do jogo em si.

Isso porque KOF 96 saiu para os mesmos sistemas que o seu antecessor THE KING OF FIGHTERS 95 (Arcade, Neo Geo, Saturn e Playstation), porém em 96 o Saturn e o PS1 já estavam em muitos mais lares e por isso chegou em muita mais pessoas.

O que não quer dizer que esse jogo não tenha nada de novo digno de nota. Além do básico que vc poderia esperar (jogabilidade melhor, golpes especiais novos, mais persongens), e mudanças menores em como os combates funcioname (counter, rolagem, combos aprimorados, etc) o que pega aqui de verdade é que quase todos os personagens foram completamente redesenhados e reanimados do zero fazendo o jogo ficar muito bonito. Em especial todas as animações da Mai Shiranui foram refeitas com muito carinho... o que quer dizer que os felosdaputa são uns tarados apenas pq sim, como não?

Além disso, a mudança pelo qual esse jogo é lembrado é a adição do Boss Team no elenco, um dos favoritos dos fãs composto pelos chefões Geese Howard (Fatal Fury), Wolfgang Krauser (Fatal Fury 2) e Mr. Big (Art of Fighting). 


A outra maior mudança de jogo é bem curiosa pelo fato que essa franquia não tinha isso até então: como o salto funciona. Agora, cada personagem do jogo tem uma velocidade, altura e distância de salto únicas, bem como se seu personagem estava andando ou correndo antes de pular. É bem bizarro pensar que simplesmente não foi sempre assim, mas né...

Na verdade não é apenas a velocidade e os pulos que foram refeitos, além de ser redesenhado a maioria do elenco teve algumas mudanças drásticas em como seus movimentos especiais funcionam. A grande mudança aqui é vários personagens eram quase clones uns dos outros no KOF 94 e KOF 95, e só agora eles finalmente têm movimentos e habilidades únicas suficientes para parecem personagens diferentes - o que é um feito impressionante para um jogo que tem 27 personagens jogáveis (um número particularmente bom para um jogo hoje em dia, e espetacular para um jogo de 1996). 


Eu particularmente gosto de como os projeteis foram repensados, agora algumas magias são gigantescas mas demoram muito para serem executadas, enquanto outras alguns causam danos significativos mas te deixam vulneravel por mais frames, alguns têm uma caixa de acerto que cresce um pouco à medida que o projétil percorre… tem uma grande variedade tanto visual quanto mecanicamente. 

Outra coisa que eu gosto bastante é que o jogo tem várias animações de entrada na luta específicas para vários personagens de acordo com a história, o que é ótimo para desenvolver a narrativa sem perder muito tempo. Alias a narrativa é um ponto que é bem explorado aqui - tal como a Capcom fez com STREET FIGHTER ALPHA 2.


Com efeito, a SNK apostou tanto na narrativa como diferencial que The King of Fighters é dividido em sagas. A "Saga Orochi", como é conhecida, vai do KOF 95 ao 97 (o KOF 94 não tem história canone) e é uma bem interessante. Porém como eu vou ter que falar do KOF 97 daqui a pouco, vou esperar terminar a primeira trilogia para então contar a história toda bonitinha.

KOF 96 ditou a nova tradição para a franquia com seu gameplay mais rápido, jogabilidade mais polida, novos recursos para os combates, a versão especial dos Supers, intro especial entre personagens que têm relação um com outro, finais alternativos e, nas versões de console, muito conteúdo para o fã como as galerias de ilustrações (principalmente as rejeitadas) e um sistema de combos totalmente refeito. 


Verdade que no anos seguintes a SNK continuou polindo as mecanicas da série as raias da perfeição, mas até esse momento da história os jogos de luta 2D não ficavam muito melhor que isso não.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 107 (Setembro de 1996)


Edição 108 (Outubro de 1996)


Edição 110 (Dezembro de 1996)


Edição 114 (Abril de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 030 (Setembro de 1996)




Edição 031 (Outubro de 1996)


Edição 033 (Dezembro de 1996)




Edição 036 (Março de 1997)


Edição 040 (Julho de 1997)


Edição 042 (Setembro de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 010 (Agosto de 1996)


Edição 011 (Setembro de 1996)


Edição 014 (Janeiro de 1997)


Edição 016 (Março de 1997)


Edição 021 (Agosto de 1997)