terça-feira, 29 de junho de 2021

[SATURN] CLOCKWORK KNIGHT (Dezembro de 1994) [#716]

Senhores, senhorias, Jorge. Boa noite.

UÉ, VOCÊ ESTÁ ESTRANHAMENTE FORMAL HOJE.

É que sabe, Jorge, esse não é um texto comum de um dia comum. Hoje, no texto número 711 desse blog, chegou finalmente o dia de contar a história do fim. Essa é a tão aguardada história do Sega Saturn, a história de como a Sega morreu.

ACHEI QUE VOCÊ ESTARIA FELIZ COM ISSO, QUE VOCÊ ODIASSE A SEGA E TAL.

Eu não odiava na época, nunca odiei e mesmo hoje algumas das minhas franquias favoritas (Persona, Yakuza) dependem necessariamente da Sega para existir. Nós discordamos da forma que elas são conduzidas as vezes (antes que eu me esqueça, vai tomar no cu Sega por não poder datear o Kanji em Persona 4), mas isso é um desentendimento que ocorre naturalmente em qualquer relação. Não, isso não é ódio.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

[ARCADE/PS1/SAT] STREET FIGHTER: The Movie (Abril de 1995) [#715]


O vôo para a Tailândia foi longo. Stephen de Souza gostaria que fosse mais longo. Na década anterior, de 1982 a 1992, de Souza havia se firmado como um prodígio do roteiro. A maioria dos roteiristas não consegue UM sucesso de bilheteria: ele tinha uma dúzia, incluindo Commando, The Running Man, 48 Hours, e Die Hard 1 e 2. Yippee Ki Yay, motherfucker.

Como um verdadeiro criador de sucessos, o roteirista acumulou contatos e capital criativo suficiente para fazer o que tantos roteiristas de sucesso aspiravam antes dele e tantos outros aspirariam depois: se tornar um diretor. Mas em Hollywood, nada vem sem um preço. E se há uma lição nessa história, é essa.


Meses antes do vôo, o quarentão de nariz arrebitado e óculos grossos assinou seu primeiro contrato de diretor. Esse vôo deveria ter sido um momento de descanso, um último respiro após o árduo trabalho de pré-produção e o inicio das filmagens, um ultimo cochilo antes do avião pousar em Bangkok e começar a produção de um filme de U$ 30 milhões - o SEU filme de U$ 30 milhões. Devia ser um momento mágico com o qual ele sempre sonhou, apenas... bem, algo o estava incomodando.

De Souza ainda não tinha escalado a protagonista feminina.

domingo, 27 de junho de 2021

[MEGA DRIVE] BEYOND OASIS, ou "The Story of Thor" no Japão/Europa (Dezembro de 1994) [#714]

Sega CD. 32X. Sega CD 32X. Game Gear. Activator. Sega Channel. Mega Drive 2. Mega Drive 3. SONIC & KNUCKLES com encaixe para retrocompatibilidade. Blast Processing. Bits. Nomad. Netuno. CDX. 

O que separou a Nintendo da SEGA em meados dos anos 90? Bem, além do fato de Mega Dive se parecer com um monstro de Frankenstein, era porque a Nintendo tinha foco e visão. O SNES apenas tratava dos negócios, não precisava de truques ou add-ons. Sente a bunda a na porcaria da cadeira e não saia daí enquanto não fizer um jogo bom, é isso que a Nintendo fazia e é isso que fazia as crianças quererem videogames.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

[SNES/MEGA] SPIDER-MAN (Fevereiro de 1995) [#713]

Como eu tinha comentado justamente no texto anterior, por meados de 1995 a situação da Marvel não era nada bonita ao ponto que você chamasse alguém de "meu bem" na Marvel aparecia um cobrador pra levar embora.


Isso aconteceu porque, tal qual o mercado dos videogames tinha implodido nos anos 80, nos anos 90 mais ou menos o mesmo aconteceu com os quadrinhos e por vários motivos. Mas eu vou falar de apenas dois pq sim.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

[MEGA] X-MEN 2: Clone Wars (Abril de 1995) [#712]



Como você já deve estar ciente a essa altura, em 1995 as coisas não estavam nada boas na Marvel e eles estavam vendendo o almoço para pagar a janta, os desenhistas tinham que trabalhar sob o jugo inclemente das pilhas de boletos e todas essas coisas. Por isso mesmo a Marvel estava licenciando suas marcas para quem aparecesse com dois tostines e um pão com manteiga que pode ou não ter caído no chão virado para baixo e isso explica a grande avalanche de jogos dos X-Men recentemente (como X-MEN CHILDREN OF THE ATOM e X-MEN: Mutant Apocalypse, e também mais um jogo do Homem-Aranha que eu vou falar em breve).

terça-feira, 22 de junho de 2021

[SNES] PAC IN TIME (Janeiro de 1995) [#711]



É hoje, gente! É hoje o dia da alegria, e a tristeza, nem pode pensar em chegar! Diga lá espelho meu! Diga espelho meu se há na avenida alguém mais feliz que eu!!! 

Olá meninos e meninas do meu Brasil baronil, estamos hoje de muitissimo bom humor porque afinal é dia de falar de um jogo que eu esperei bastante tempo para falar sobre ele e até mesmo temi que não tivesse a oportunidade de faze-lo!

segunda-feira, 21 de junho de 2021

[SNES/MEGA] TRUE LIES (Fevereiro de 1995) [#710]

Eis um fato curioso para vocês quando eu era criança eu tinha um caderno de dicas para anotar os passwords, estratégias e dicas para os jogos, acho que todo mundo daquela época tinha algo assim. Só que eu sendo eu, eu fazia disso um ritual todo próprio fazendo um caderno com introdução, indice e tal - mesmo que ninguém fosse ler, eu gostava de fazer essas coisas organizadinhas.

PERCEBO QUE VOCÊ NÃO MUDOU NADA, ENTÃO

Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam iguais é o que dizem. Mas então, uma coisa que eu lembro é que eu fazia um breve sumário dos jogos inspirado em como a Ação Games fazia logo embaixo do box das notas, porque na época era o que eu conhecia na area. O problema é que True Lies é um jogo que eu não sabia absolutamente nada, na verdade eu nem sei pq coloquei esse jogo no meu caderno senão porque eu tinha muito tempo sobrando sei lá. Então o que eu escrevi sobre esse jogo foi algo como “tal como o nome diz, verdades mentirosas”. Até hoje eu não faço ideia do que eu quis dizer com isso, eu só não queria deixar o espaço em branco.

E agora esse pedaço da minha história está imortalizado para sempre na internet, pra vc ver como as coisas são. E por falar em como as coisas são, vamos dar uma olhada nesse que é um dos filmes de ação mais incomuns que eu poderia esperar. Mas vamos começar do começo...

domingo, 20 de junho de 2021

[SNES] ADDAMS FAMILY VALUES (Fevereiro de 1995) [#709]

A coisa que eu mais gosto na ficção é o quanto ela permite você abstrair da sua vida, dos seus problemas por uma hora ou duas. Quem nunca teve um dia absolutamente merda na sua vida e então sentou para ter alguns minutos lendo um bom livro ou assistindo sua série favorita?

Como você pode imaginar por esse blog, a minha coisa são videogames e videogames são coisas excelentes para isso porque eles absorvem sua mente de uma forma como poucas mídias conseguem - não é atoa que videogames conseguem ter dezenas de horas de duração sem que ninguém enlouqueça no processo, é algo comum até. E verdade seja dita, isso é algo que eu realmente preciso agora. Eu tive uma semana muito dificil, muitas coisas realmente grandes estão acontecendo que estão afetando o meu humor e eu realmente posso usar agora apenas sentar, relaxar e apreciar um bom e velho VIDJAGAIME. 

Sim, definitivamente é algo que me faria bem agora e esse é um jogo o qual eu não sei absolutamente nada, de modo que é uma oportunidade de conhecer algo novo e incrível. Sabe, eu gosto muito do slogan do Xbox Game Pass "Conheça o seu próximo jogo favorito", porque é esse tipo de atitude positiva que eu busco ter sempre. Pra mim quando um novo jogo começa é como sentar no cinema e ver as luzes se apagarem: mente aberta, me conte uma experiência, estou pronto e otimista para...

quarta-feira, 16 de junho de 2021

[SNES] THE ITCHY & SCRATCHY GAME (Março de 1995) [#708]


Eis aqui um jogo ao qual eu nunca dei a mais remota atenção quando era criança, embora tenha visto ele na locadora mais do que algumas vezes e isso por alguns motivos: