sexta-feira, 25 de junho de 2021

[SNES/MEGA] SPIDER-MAN (Fevereiro de 1995) [#713]

Como eu tinha comentado justamente no texto anterior, por meados de 1995 a situação da Marvel não era nada bonita ao ponto que você chamasse alguém de "meu bem" na Marvel aparecia um cobrador pra levar embora.


Isso aconteceu porque, tal qual o mercado dos videogames tinha implodido nos anos 80, nos anos 90 mais ou menos o mesmo aconteceu com os quadrinhos e por vários motivos. Mas eu vou falar de apenas dois pq sim.


Em primeiro lugar, por causa dos desenho animados. Não é muito segredo dizer que minha nossa senhora quicando no pogobol do Gugu, como os cartoons anos 80 eram ruins. Alias dizer que eram ruins é incorreto, eles tinham que melhorar muito para serem "apenas" ruins. Então, é, não é realmente surpresa que as crianças escolhiam quadrinhos como meio de entretenimento porque os desenhos animados eram pavorosamente ruins.

Porém nos anos 90 esse quadro começou a mudar e os desenhos melhoraram bastante. Agora já tinhamos coisas realmente boas como ANIMANIACS ou THE ADVENTURES OF BATMAN & ROBIN e com isso os quadrinhos perderam seu posto de entretenimento número um da América.

Valeu a intenção... eu acho?

Outra coisa que aconteceu mais ou menos na mesma época é que a bolha do colecionismo de quadrinhos estourou de vez. Talvez você não saiba, mas nos anos 70 e 80 eram relativamente comuns noticias que "a edição 475 do Homem-Lagostinha Contra os Invasores do Brejo foi vendida por 1 milhão de dolares e três flamingos", levando a uma grande bolha especulativa. As pessoas compravam quadrinhos não tanto porque gostavam de quadrinhos, mas porque viam nas noticias que esse investimento simples iria pagar a faculdade dos seus filhos ou algo assim. 

Você não faz ideia hoje, mas isso era uma parte realmente, realmente grande da industria ao ponto que as editoras faziam seu planejamento pensando em alimentar isso, seja lançando HQs com multiplas capas diferentes, seja lançando séries especiais que iriam obviamente se tornar lendárias em 20 anos como a coleção THE DEATH AND RETURN OF SUPERMAN.



E claro, se você vai especular com o preço alguma coisa não faz sentido comprar apenas um. Especuladores compravam 5, 6, 10 edições de uma HQ porque se uma HQ especial vale um milhão de dolares (e três flamingos), então 10 edições valeriam 10 milhões de dolares e dez flamingos.

EM PRIMEIRO LUGAR, SUA MATEMÁTICA É DE ALGUMA FORMA PIOR QUE O SEU PORTUGUÊS E EU NÃO ACHEI QUE ISSO SERIA POSSÍVEL. EM SEGUNDO LUGAR, NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA REALMENTE.

Não, não é. Se tem algo que eu aprendi é que tipo 98,14% dos "investidores" são pessoas sem noção alguma de economia, matemática e especialmente de bom senso que apenas querem uma solução mágica para os seus problemas. Porém mesmo a mais ignorante das pessoas uma hora consegue perceber que essa conta não realmente tá fechando e ninguém ia ficar rico comprando a HQ do Venom.

O que nos leva ao grande crash dos anos 90, e a Marvel foi particularmente atingida nessa onda. A DC também, mas aquele ponto a DC já pertencia ao grupo Time-Warner de modo que dinheiro nunca foi realmente o problema, mas a Marvel não tinha esse colchão financeiro todo. Com efeito, eles mal tinham colchão algum e estavam catando moedinhas onde conseguissem achar.


Quando o desenho animado dos X-Men foi um grande sucesso e graças a isso eles puderam tomar banho quente por mais três meses, houve grande jubilo na Casa das Ideias. E quando o desenho dos X-Men terminou e a Fox Kids propôs fazer o mesmo com o Homem-Aranha (que tem um universo particular tão grande quanto o dos X-Men), ora é claro que a Marvel apenas respondeu "sim, por favor, eu apenas quero ter o que comeeeeeer".

Nascia assim então a série animada do Homiranha e eu ...

AGORA É A HORA QUE VOCÊ CONTA SUA EXPERIENCIA PARTICULAR COM ESSE CARTOON, EU SUPONHO

... e eu não lembro de ter visto um único episódio desse desenho. Quer dizer, eu sei que eu assisti porque eu reconheci a dublagem quando ouvi, mas não consigo lembrar de um único episódio mesmo que minha vida dependesse disso.

Eu me pergunto pq isso, já que o desenho dos X-Men era um dos meus favoritos e eu conheci vários grandes arcos de histórias adaptados no cartoon como a saga do Apocalypse e "Dias de um Futuro Esquecido" (até hoje eu lembro como fiquei surpreso como o Wolverine morre no final do episódio do futuro alternativo de 2052 que o Bishop volta no tempo para tentar impedir que aconteça), então eu deveria gostar igualmente do mesmo tratamento.



... suponho que tenha sido o timing, o desenho do Homiranha passou na Globo entre 96 e 97 e nessa época eu já estava com toda fúria nessa coisa de animes, porque Peter Parker pode ter muitas qualidades como pessoa mas é dificil competir com waifus quando você tem 13 anos. E tem somado a isso que o Homem-Aranha estava passando por uma fase... hã, questionável... de quadrinhos na época e suas adaptações eram menos do que quentes.

Uau caras, sério que vocês vão mesmo tentar fazer uma adaptação de SPIDER-MAN and VENOM: Maximum Carnage em um desenho com censura para 8 anos de idade em que não se pode nem dizer a palavra "matar" (por isso todos os inimigos queriam "destruir" o Homem-Aranha) quanto mais mostrar o Carnificina sendo... bem, a cria dos anos 90 que ele era? Yeah, boa sorte com isso.



Mas seja qual for o motivo, o ponto é que eu não tenho memória algum desse desenho hoje imortalizado como "o lendário desenho do Atrevido", de modo que não é realmente surpresa que eu sequer soubesse até então que essa série animada recebeu um jogo feito pela Western Technologies... que sequer tem uma entrada na wikipédia e seu catalogo prévio possui como grande destaque... hã, o clone de MARIO PAINT para Mega Drive, Art Alive. E o jogo foi distruido pela LJN no SNES e pela Acclaim (que era a LJN da Sega) no Mega Drive.

Oh boy, this gonna be a bumpy ride...


Não importa a idade que você tenha ou quanto você conhece sobre videogames, esse símbolo enche o coração de qualquer um com o mais puro terror. Run from it, dread it, LJN arrives all the same.


E aqui temos uma porta explodindo, seguida por um arquivo .png dos vilões do miranha colados da forma mais preguiçosa possível sobre um cenário urbano. E essa é toda introdução que você tem: os vilões fugiram da prisão e os programadores não podiam se importar menos do arrastar uma foto recortada sobre um cenário pronto. Ao menos o jogo não te dá falsas expectativas, pelo menos isso.

Mas okay, vamos começar essa bagaça logo e...


Hã, eles sabem colar gifs em cima de uma imagem estática também. Aparentemente alguém foi na aula de photoshop afinal, bom pra vc campeão! Mas tá, vamos então finalmente começar esse jogo e ...


Tá, vai, a tela de Press Start é bem animada, tenho que dar isso a eles. Eu diria até que é a melhor abertura de um jogo do Homem-Aranha para SNES até aqui e a rendição da música tema do cartoon é boa (pelo menos no SNES, no Mega Drive eu tenho amor a vida o suficiente pra não bulir com seu chip de som comporto por 14,7 carangueijos sendo cozinhados em uma panela de pressão junto com oito colheres de milho de pipoca). 

Mas hey, talvez eu tenha julgado esse jogo precipitadamente!


AHAHAHAHAHAHA MAS QUE PORRA É ESSA? PUTA QUE PARIU, O QUE É ISSO? É o mais novo integrante do Homem-Aranhaverso: o Homem Aranha Graciane Barbosa hahaha!!!

Não, sério, quem foi que acho que seria uma boa ideia botar o Homem-Aranha como um baixinho atarracado que anda como um pit-bull com raiva? Se eu conheço a LJN certeza que mandaram reaproveitar os sprites do WOLVERINE ADAMANTIUM RAGE pra economizar custos, porque esse Homem-Aranha bombadinho de 1,50m não tá dando pra dar conta não hahahaha

... porém assim que você assume os controles, jogar com o Spider-Man Graciane Barbosa não é nada engraçado.


Esses são os piores controles que eu já vi em um jogo do Spider-Man na vida! A Sony se orgulha de ter criado force feedback para os gatilhos do PS5 (o controle faz força de volta para ficar mais dificil de apertar conforme seu personagem está no jogo, como andando na água ou retesando um arco), mas a verdade é que a Western Technologies já tinha inventado essa tecnologia vinte anos antes porque parece que tem um motor empurrando os botões de volta de tão duro que é movimentar nosso amigo Pedro Parque nesse jogo!

Logo o Spider-Man, que deveria ser ágil e acrobático, você sente que está jogando com um baixinho atarracado que passa mais horas na academia do que seria saudável admitir, tudo é lento e pesado nesse jogo!

Pq não deu pra passar pela parede na primeira vez mas na segunda sim? Pois é...

A única coisa pior que o peso do personagem e o quanto ele demora para responder aos botões que você aperta é a detecção de colisão, em particular contra os chefes, que é imprecisa e você nunca sabe se está causando dano nos inimiogs - eles não não tem um feedback de que foram acertados

Para piorar, esse jogo emula os poderes do homem aranha... quando dá vontade. Você pode andar pela parede... mas não em todas. Pode se pendurar no teto... mas não em todos. Você pode disparar teia em seus inimigos... mas não funciona em todos. No que seus poderes vão ou não funcionar é algo bem dificil de prever, embora dê pra prever que esse jogo não consegue ser divertido nunca quando exige que você "faça tudo que uma aranha faz", como diz a música tema do nosso herói.

O que você não sabia, entretanto, é que o Master Chief começou sua carreira como um capanga nesse jogo do Homem Aranha!

Além de seus poderes de aranha, o Homem-Aranha tem acesso a alguns dispositivos, como um upgrade de armadura que absorve dano por um determinado número de acertos e alguns tipos de granadas. Escondidas na maioria dos níveis do jogo estão entradas de esgoto que abrigam vidas sobressalentes e power-ups adicionais que permitem que você invoque membros do Quarteto Fantástico. Embora seja interessante ter esses acréscimos no jogo, nunca encontrei uma situação em que eles fossem úteis, a não ser como uma curiosidade para vê-los pela primeira vez. E de cabeça assim, eu não saberia dizer o que qualquer um dos tipos de granadas faz.

No fim, esse jogo do cabeça-de-teia se junta a longa lista de jogos da LJN licenciados da Marvel que vão de medíocres a absolutamente terríveis. Esse jogo chega muito, muito perto de ser um WOLVERINE ADAMANTIUM RAGE, só se salva porque pelo menos o pace é lento e você pode avançar no seu próprio ritmo uma vez que domina os controles terríveis. É um jogo que pode ser jogado, embora alguém poderia se perguntar pra que alguém iria querer fazer isso consigo mesmo. 

Para os padrões de jogos da LJN existem piores, mas isso não quer dizer muita coisa realmente.

MATÉRIA NA AÇAO GAMES
Edição 081


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 015


Ediçao 016