terça-feira, 22 de junho de 2021

[SNES] PAC IN TIME (Janeiro de 1995) [#711]



É hoje, gente! É hoje o dia da alegria, e a tristeza, nem pode pensar em chegar! Diga lá espelho meu! Diga espelho meu se há na avenida alguém mais feliz que eu!!! 

Olá meninos e meninas do meu Brasil baronil, estamos hoje de muitissimo bom humor porque afinal é dia de falar de um jogo que eu esperei bastante tempo para falar sobre ele e até mesmo temi que não tivesse a oportunidade de faze-lo!

EU NÃO SABIA QUE VOCÊ TINHA SENTIMENTOS TÃO FORTES POR PAC IN TIME, NA VERDADE... ESPERA, VOCÊ ATÉ TOMOU BANHO PARA FALAR SOBRE ESSE JOGO?

Bem, sim. É sempre importante estar apresentavel para ocasiões especiais. Isso é apenas bom senso, Jorge!

GOSTARIA QUE HOUVESSEM MAIS OCASIÕES ESPECIAIS NA SUA VIDA ENTÃO...

O que você disse? 

NADA NÃO. MAS ENFIM, O QUE ESSE JOGO TEM DE TÃO ESPECIAL, AFINAL?

Esse, nada em especial. Isso porque "Pac in Time" na verdade é um reskin do clássico imortal de Amiga, Fury of the Furries. E como esse blog poderia estar completo sem falar de uma preciosidade atemporal como Fury of the Furries?

OH... ERR, CARA, EU REALMENTE RECOMENDO VOCÊ IR COM CALMA PORQUE FURY OF THE FURRIES NÃO É O TIPO DE JOGO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO QUE É...

Como não poderia ser, Jorge? Um jogo composto por nada senão belas furries macias e com cheiro de lavanda rolando numa campina florida em uma bela manhã de primavera! Eu sinto que nasci para analisar esse jogo, toda minha vida me conduziu até esse momento! Essa é minha hora, o sonho é real!

CALMA CARA, NÃO É ISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSAND...

Então sem mais delongas, vamos falar dessa obra prima da raça humana: Furry of the Furries e...

... e ...

... e ...


...

... okay, talvez eu consiga super...


... 

...

... morri, flw vlw

HÃ, CÊ TÁ BEM CARA? FALA ALGUMA COISA! 


MINHA NOSSA, ACHO QUE O AMIGA FINALMENTE QUEBROU ELE DE VEZ! EU SABIA QUE ESSE DIA ERA APENAS QUESTÃO DE TEMPO E FINALMENTE ELE CHEGOU!

...

...

MAS QUE PORRA É ESSA?

Isso... isso não é furries, isso é Langoliers the Game, é Creature, eu sei lá que abominação saída dos pesadelos de estresse pós-traumático quem consome muito jogo de Amiga é isso, mas... bem, mas pelo menos não é um jogo tão ruim quanto você poderia imaginar. Quer dizer, é um jogo de Amiga com ESSA capa, tá certo que o você poderia imaginar são formas de tortura que George Martin acharia muito pesadas para colocar em seus livros, mas sim, esse jogo não é o desastre de trem de proporções chernobilicas que você esperaria.

Esse jogo é puzzle plataformer de meados dos anos 90 estrelado por um grupo de bolas de pelo de pés grandes com poderes especiais que mudam dependendo da cor de seu pelo. Passar por portais te dá novos power ups (ou seja, novas cores de pelo) que podem ser trocados para você resolver os puzzles da tela. Não é uma ideia ruim per se, apenas que o level design consegue ser irritante e engenhoso em partes iguais, e eu quase posso imaginar as fases que precisam de uso rápido de ganchos e troca de power-ups funcionando bem em um jogo indie atual.

MAS... FotF não é um jogo indie moderno, é um jogo de Amiga de 1993 e isso vem com um preço.

Como de costume, a capa japonesa do jogo parece bem mais amistosa e animada - maior crime possível segundo a convenção americana de capas de jogos

Para colocar as coisas de maneira simples: esse jogo é quebrado em vários níveis. O jogo oferece poucas explicações sobre o que fazer ou o que cada habilidade faz (levei quase 30 níveis antes de saber que dava pra puxar itens com a habilidade de corda) e cada nível está cheio de problemas de design. 

Se você caminhar contra qualquer parede do jogo, grandes são as chances que você fique preso nela, a mecânica de balançar com a corda tem o peso estranho e é extremamente difícil ganhar impulso, e o jogo está repleto de design de níveis pobre do tipo 1 hit kill: bolders, água ácida e plataformas em movimento que te fazem cair nos espinhos se você errar (se até mesmo um pixel tocar em você, morte instantânea).


Outro grande aborrecimento é que às vezes você precisa encontrar passagens secretas para ativar interruptores ou ganhar as habilidades necessárias para prosseguir. O problema é que, uma vez que você encontre uma dessas áreas secretas, você entra dentro de uma parede e explora a area secreta completamente às cegas, porque o jogo não permite que você veja o caminho escondido depois de entrar nele (a maioria dos jogos torna essas áreas transparentes quando você andar para eles, para que você possa VER PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO!). Isso geralmente leva a 5 minutos de pulos, escondidos atrás da tela, tentando encontrar o caminho ou voltando. Todas essas falhas e designs de níveis pobres não apenas tornam o jogo mais longo do que o necessário, mas apenas o tornam tedioso e nada divertido de jogar.

EU ACHEI QUE VOCÊ TINHA DITO QUE O JOGO É MENOS PIOR DO QUE VOCÊ ESPERAVA, MAS PARECE UM JOGO BEM RUIM

Bem, é pq ele é um jogo bem ruim. Mas eu de fato esperava muito pior, é um jogo de Amiga afinal. Isso sendo dito, pelo menos é jogável. Não bom, mas jogavel - especialmente porque o jogo dá passwords a cada fase, então pelo menos isso.

É, VINDO DE VOCÊ EU ESPERAVA PIOR REALMENTE. JÁ VI CRITICAS A JOGOS DO AMIGA COM MAIS ÓDIO QUE ISSO...

Deve ser porque, de alguma forma, a versão do Amiga é a menos pior desse jogo. Embora "Fury of the Furies" mereça arder no marmore do inferno arebaba por brincar dessa forma com nossos sentimentos, ela é INFINITAMENTE melhor que a versão do Super Nintendo. FotF é um puzzle plataformer ruinzinho, mas Pac in Time é um crime contra a história dos videogames!

NANI?!

Veja, Pac in Time não é apenas Fury of the Furies com gráficos do Come-come, já que a Namco quis dar uma customizada na experiencia, trazendo para o jogo elementos do Pac-Man.

QUE ELEMENTOS DO PAC-MAN? É UM JOGO TÃO SIMPLES QUANTO SIMPLES PODE SER, VOCÊ ANDA NUM LABIRINTO COMENDO BOLINHAS E FUGINDO DE FANTASMAS

Exatamente isso. Em primeiro lugar, o jogo de SNES acrescenta nesse puzzle plataformer os fantasmas do arcade, que ficam te seguindo pela tela. Porque não bastasse todos os problemas desse jogo, agora você ainda tem que fazer as coisas fugindo de um fantasma te caçando. Se isso não é a definição de diversão, não sei mais o que poderia ser.

Fantasma, salto de fé, one hit kill. A experiencia de Pac in Time em uma casca de nós.


E tal como no Arcade, a única maneira de causar dano a esses fantasmas é encontrar um power pellet - que torna os fantasmas "comíveis". O problema é que, assim que você pega um, os fantamas começam a fugir de você - o que não é tão problemático em um labirinto como no arcade, mas em uma fase de plataforma onde você cai... não é tão simples assim. E além disso eles voltam assim que o efeito do projétil de energia passa, para atacá-lo novamente. Não ajuda muito o fato de que cada acerto deles tira ¼ da sua vida. O jogo tem frutas e outros alimentos espalhados por todo o nível que podem restaurar sua saúde, mas geralmente estão agrupados em uma grande pilha e colocados longe dos perigos do jogo.

Porém enquanto isso é de fato incoveniente, não é nem o pior problema de versão para SNES. O troféu aqui vai para o fato que eles também se inspiraram no arcade onde você precisa comer todas as bolinhas da fase para termina-la. Aqui, você tem - e eu não estou de sacanagem - coletar todas as bolinhas da fase para abrir a saída.

Olha, navegar pela fase já é dificil o suficiente, achar a saída já é desafio suficiente, mas você tem que revirar a fase inteira porque ficou faltando uma bolinha no meio da bunda da senhora sua mãe? AH NÃO FODE PORRA!

Nessa passagem secreta até tem uma janelinha pra vc ver o seu boneco, na imensa maioria das passagens do tipo nesse jogo não tem

Mas minha nossa senhora da ideia ruim, vocês não me dão um dia de folga, né? Fury of the Furries já não é essas coisa toda, aí a adaptação Pac in Time consegue piorar o que já não era muito bom. Okay, eu entendo, é sempre difícil pegar um personagem do jogo e jogá-lo em um novo gênero, e na maioria das vezes pode terminar muito mal. Pac-Man teve uma dificuldade particular nesse caso, o maior nome dos games nos anos 80 nunca conseguiu reproduzir esse sucesso nas gerações seguintes.

PAC-MAN 2: The New Adventure é um jogo divertido apesar das suas limitações, mas eu entendo que um point'n click não é o que iria revitalizar a popularidade da marca. Esse Pac in Time seria um candidato melhor para a missão, mas holy momoli como esse jogo não se ajuda. Na boa Pac, apenas fique com os labirintos. É um mundo assustador lá fora de qualquer jeito, e eu simplesmente não acho que você seja forte o suficiente para encara-lo.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 081


Edição 142 (Agosto de 1999)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 009


Edição 014