sábado, 29 de abril de 2017

[AÇÃO GAMES 006] SPIDER-MAN (vs Kingpin, Mega Drive) [#038]





Sabe, puxando do topo da minha cabeça, é realmente difícil lembrar de um jogo baseado em super-heróis que realmente acabou por ser divertido de se jogar nos anos 90. Como quase todos os outros jogos de super-heróis que eu joguei, Spiderman vs Kingpin é um jogo que eu só posso dizer que é decente se eu estivesse de excelente humor. Enquanto ele funciona na teoria, certos elementos da jogabilidade e outros pequenos detalhes sobre este jogo tornam a experiência bem menos aceitável do que ela poderia ter sido.


Entre as muitas coisas que Wilson Fisk fez, ensinar os capangas
a atirar para baixo não está entre elas.
Uma vez que este jogo tem um pouco de uma trama nele (o manual do jogo tem uma HQ ilustrada por John Romita) e isso é relevante para o gameplay, vamos falar sobre isso - mesmo sendo um videogame.
Assim, o Rei do Crime plantou uma bomba em algum lugar da cidade de Nova York e convenceu a todos que o Amigão da Vizinhança era o responsável. Agora, Spiderman tem vinte e quatro horas para localizar a bomba e desarmá-la antes que a cidade seja explodida em pedaços. Mas o pobre Spiderman não pode ir até a bomba e simplesmente desligar o interruptor. Em vez disso, o Rei do Crime criou 6 chaves para desarmar a bomba e distribuiu aos maiores inimigos do Homem-Aranha. Jamais saberemos o porque. Ah sim, e o Venom aparece aleatoriamente também só pra te foder a vida, ele não tem uma chave nem nada. Enfim, o Cabeça de Teia precisa recuperar as chaves enquanto toda a cidade tenta meter chumbo no seu lombo de colant.

Sendo um jogo dos anos 90, isto é provavelmente o melhor que você pode esperar. 

Naturalmente, você percorre cada uma da seis fases espancando tudo que vive (inclusive cachorros, ratos e morcegos). Não há exceções aqui. Se ele se move, pode ser socado. 

- Ninguém me entende...
- Corta essa, emo-aranha!
Além de socar os inimigos você também pode disparar teia neles. Só que você usa a teia para outras coisas também: se pendurar e fazer um escudo. Tudo isso gasta uma barra de fluido de teia e os usos variados dos poderes do homem aranha são interessantes. Ponto para o jogo.

Como sua barra de vida, você pode pegar alguns itens ao longo do caminho que lhe darão mais teia, mas isso sozinho provavelmente não será suficiente. Felizmente, há outra maneira de obter a web: comprá-lo. Mas para comprá-lo, obviamente você precisa de dinheiro. E para obter dinheiro, você tem que utilizar o trabalho de Peter Parker no Daily Bugle e tirar fotos de seus inimigos. No entanto, você só pode ter três ou quatro fotos por nível, então você tem que escolher sabiamente. Tirar fotos de inimigos regulares e genéricos vai lhe dar uma pequena quantia de dinheiro, enquanto tirando fotos de chefes e mutações doidas dará uma quantidade consideravelmente maior. No final de cada nível, o dinheiro que você ganhou ao tirar fotos automaticamente vai comprar mais web até que seu medidor está cheio ou até ficar sem dinheiro.

Até agora o jogo parece bastante decente, certo? Apenas jogando como Spiderman, indo de um lugar para outro, batendo em inimigos com um objetivo em mente, usos criativos dos poderes (a coisa das fotos foi um toque muito legal) ... então o que é que não funciona? Infelizmente,muita coisa .

Vamos começar com uma das características do jogo que vão terminar sua amizade com ele: o limite de tempo. Lembra das 24 horas para detonar a bomba mencionadas anteriormente? O jogo mantém um timer contando o tempo e é claro que não são 24 horas reais . Tempo neste jogo passa por um ritmo muito mais rápido, então você realmente só tem algumas horas, no máximo.  

O problema real é que você tem vidas infinitas no jogo, só que cada vez morre automaticamente perde duas horas do relógio. Na maioria das vezes, você vai morrer nas mãos dos chefes. Aqui é onde a jogabilidade começa a ficar meio estranha. Inicialmente, os chefes parecem realmente complicados e talvez até mesmo imbatíveis. Você pode morrer três ou quatro vezes em um nível antes mesmo de descobrir como acertar o chefe. Depois de muito morrer você aprende o padrão do chefe, só que aí não vai mais ter tempo para terminar o jogo.

Pode não parecer tão ruim, esperado até, mas lembre-se que isso se aplica a todos os chefes. Então se prepare para recomeçar o jogo do zero cada vez que chegar até um chefe. Uau, soa divertido, né? Na quinta vez que você fizer isso vai parecer menos ainda.

Essa luta seria terrivelmente legal se os controles não fossem
tão pavorosamente ciganos de olhos oblíquos
É perfeitamente normal ficar melhor em lutar contra um inimigo depois de fazê-lo vezes suficientes , mas no caso de Spiderman vs. Kingpin , você realmente não tem que "ficar melhor". Em vez disso, você apenas descobrir como cada inimigo se move e você apenas encontrar uma maneira de atacar o inimigo sem o risco de ser atingido. E provavelmente ter que recomeçar o jogo devido a falta de tempo depois de cada "descoberta".

Falar dos chefes é muito importante, porque eles são meio que tudo que existe no jogo. Com exceção da primeira e da última fase, não existe sequer um level design. São apenas corredores recheados de inimigos em fila. Você pode passar por eles socando eles (e perdendo vida) ou se balançando (e perdendo teia), mas sequer contam como uma fase. O jogo é um grande boss run atrapalhado por minions. É de uma falta de criatividade que impressiona. 

Os controles certamente não tornam o jogo mais fácil. Eles são ruins, lerdos e desajeitados. É muito difícil conseguir fazer o Homem-Aranha para fazer o que você quer que ele faça, mesmo quando você já decorou o jogo ao ponto de poder joga-lo dormindo. Não importa o quão avançado você está no jogo ou quão experiente você é, grudar na parede ou subir em uma arvore sempre vai ser um desafio.

A parte de grudar na parede é particularmente dolorosa, requerendo uma combinação de segurar e soltar o botão de pulo que eu não sei explicar mesmo depois de ter terminado o jogo. Isso é o quão ruim os controles são. 

Isso, vai, rouba gostosinho, hmm, vai...
 Os gráficos não são incríveis no que diz respeito aos jogos do Mega Drive, mas eles não são realmente ruins.Os vilões parecem especialmente muito bons, você pode facilmente dizer com o que você está lutando sem ter que usar sua imaginação em tudo. 

Como você pode ver, há certamente coisas boas que podem ser ditas sobre o jogo. Os gráficos são bonitos, e, embora não seja definitivamente a melhor música que você encontrará no Genesis, as músicas não são tão ruins.

Enquanto o jogo em si não é tão difícil com a devida prática, isso não significa que não é irritante. Ter que passar pelos mesmos níveis e inimigos uma e outra vez só porque você acabou o tempo na área final nunca é divertido, leva cerca de um terço de uma hora para voltar para onde você parou. 

A versão de SEGA CD corrige a maior parte dessas falhas, adicionando um sistema de sandbox interessante para escolher as fases, cutscenes adoravelmente ruins e uma recauchutada legal na jogabilidade (a coisa de grudar na parede foi toda repensada). Esse é um bom jogo, apesar da coia do tempo, mas o do Mega Drive não.


VERSÃO PARA MASTER SYSTEM
EDIÇÃO 011



VERSÃO PARA SEGA CD
EDIÇÃO 046