quinta-feira, 30 de setembro de 2021

[JAGUAR] ULTRA VORTEK (Setembro de 1995) [#766]


O Atari Jaguar não é conhecido por seus bons jogos de luta... ou seus bons jogos de qualquer coisa... mas isso não é por falta de tentativa. Depois da abominação contra o espaço-tempo que é KASUMI NINJA (mais conhecido como infame jogo das BOLAS DE FOGO), você poderia achar que a Atari apenas desistiria de tentar emplacar um jogo de luta a todo custo.

Bem, eles não desistiram.

Como esquecer essa perola inesquecível?

A boa noticia é que, por algum alinhamento mágico das estrelas, Ultra Vortek é melhor que seu antecessor sob qualquer angulo que vc quiser olhar... embora isso não queira dizer muito. Ainda sim, Ultra Vortek é um jogo de luta bastante funcional. Sim, é uma chupinhada flagrante de Mortal Kombat, mas há o que apreciar em Ultra Vortek. Os gráficos digitalizados são nítidos, os controles respondem muito bem e a tela de seleção de personagens é bem legal, mostrando um enorme demônio segurando os lutadores selecionados em suas mãos. Eu posso respeitar isso.


O jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde a descoberta de um estranho artefato chamado Ultra Vortek causou a ruína da humanidade. Os sobreviventes desse mundo pós-apocaliptico se organizaram em várias gangues de ciborgues, mutantes, etc, e todos têm que bater uns nos outros para colocar suas mãos no referido objeto de poder. Isso é feito no estilo tradicional de luta um-contra-um, onde cada um recebe a dosagem usual de especiais, uppercuts e fatalities.

Isso sendo dito, vamos conhecer nossos lutadores:


Buzzsaw é o líder da gangue dos androides, e sua arma caracteristica é uma... buzzsaw. Dá pra sentir como a criatividade está fluindo aqui, né?


Dreadlock é um Rastafari que ataca soltando anéis de fumaça (se é que vc me entende) e fala "Aye, mon!". Não, eu não estou inventando isso.


Grok é um mutante feito de pedra, entenderam? Rok, pedra? Hã, hã, hã?


Lucius é o cara do kung-fu obrigatório no jogo, mas eu não sei qual é a dessas calças. Tá indo caçar marreco, amigo?


Como é muito comum em jogos de luta, Mercury é o personagem de metal líquido que se transforma em outras coisas. Dada a criatividade para nomes desse jogo, você jamais vai adivinhar do que ele é feito. Agora, qual é a desses olhos vermelhos feitos no paint?


Como esse é um jogo de luta dos anos 90, tem que ter pelo menos uma lutadora com as pernas de fora. Nesse caso, ela se chama Volcana e joga lava em você. Pq ela é hot, entenderam? Pois é, esses caras tão on fire mesmo.


E por fim, Skullcrusher é um esqueleto ciborgue que chupinha os golpes do Fulgore e do Spinal de KILLER INSTINCT. Porque copiar um personagem quando você pode copiar dois de uma vez, não é mesmo?

Então esses são os sete personagens para escolher, e embora os golpes sejam faziveis, o equilibrio do jogo é meio zoado e logo você descobrirá que certos movimentos, como o chute em pé de Lucious, são praticamente impossíveis de bloquear.


Os gráficos são interessantes, porque misturam atores digitalizados com personagens totalmente 2D (como Mercury e os esqueletos), mas de uma forma que tudo parece dentro do mesmo tom artistico. Os backgrounds seguem o mesmo estilo e fecham com o design dos personagens.

O mesmo não pode ser dito do som, entretanto. Os efeitos sonoros soam como ruídos genéricos de desenho animado, às vezes parecem saídos diretamente de um cartoon da Hannah Barbera. A voz do Skullcrusher quando ele faz o golpe soa como algo que o El Cabong gritaria. O efeito sonoro quando Mercury é atingido é um "splooik!" como pudim ou lama sendo jogado contra a parede. A maioria das vozes simplesmente não se encaixam bem nos personagens, e a música também deixa muito a desejar.


Ultra Vortek é o jogo que Kasumi Ninja queria ser, um ripoff de Mortal Kombat para os donos de Jaguar poderem jogar sem passar vergonha. Quer dizer, esse jogo é bastante estupido na maior parte do tempo, mas é mais um estúpido que você ri COM ele e não DELE. Quer dizer, um dos finalizadores é transformar o inimigo em um cocô. Isso é realmente idiota, mas também mais interessante que o babality de Mortal Kombat, isso é um fato.

Claro, você pode argumentar que querer copiar um jogo que já não é lá essas Brastemp toda não é o objetivo mais elevado do mundo. A detetecção de hit não é perfeita, mas é okay para um clone de MK, assim como tudo é okay para o que o jogo se propõe a fazer.




Ultra Vortek não é o pior jogo de luta do mundo, e eu diria até que é o melhor jogo de luta do Jaguar. Embora dizer que um jogo é o melhor do Jaguar em alguma coisa é como ganhar um torneio de pedra-papel-tesoura. Okay, é uma conquista, mas não significa porra nenhuma também.

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