sábado, 27 de novembro de 2021

[#779][3DO] HELL: A Cyberpunk Thriller [Dezembro de 1994]

 Mais um dia sob o olhar sanguinário do 3DO que não tem um exclusivo "The Best Of" para chamar de seu. Cara, a vida desse console já tá acabando (já estamos nas revistas de setembro de 1995) e até agora nada, colocando o console atrás do fucking Jaguar que pelo menos tem um jogo foda exclusivo (ALIEN VS PREDATOR). Enquanto esse jogo não é tecnicamente um exclusivo do 3DO, ele também não é um port: a versão de 3DO e a de DOS foram lançadas juntas, então por pura pena do 3DO (que a esse ponto é tudo que esse console evoca), eu vou dar essa chance e considerar esse jogo digno de pelo menos fazer o 3DO empatar com o Jaguar caso ele seja bom.

Bem, o que eu podia fazer eu fiz, agora é contigo 3DO! Faz tua parte e te consagra meu filho, só depende de ti!


Mas é o que, meu amigo? Ai, esse vai ser um dia daqueles, não vai? Enfim, HACT é descrito como um point'n click para 3DO mas jogando o jogo a primeira coisa que você nota é que isso não é uma descrição muito precisa. Embora o jogo tenha, de fato, elementos de point'n click como... hã... apontar e clicar para colecionar itens nos cenários e usar esses itens para resolver puzzles, o grande grosso do jogo, como ele joga em 95% do tempo é mais como uma visual novel.

Então espere horas e horas e horas de dialogo seguido por mais horas e horas e horas de dialogo, com eventualmente você tendo que apontar e clicar em alguma coisa. Embora a ideia de "Visual Novel" cause brotoeja nos americanos (especialmente nos anos 90), não é nada que eu tenho algo particularmente contra, pelo contrário.

Tudo depende da qualidade do texto, o que nos leva a questão: quão bom é o texto de HACT?


O jogo começa com essa cena que eu presumo que seja a passagem para o inferno. O que parece fazer sentido pra mim, pq se alguma coisa eu imagino que o inferno é feito por gráficos de CGI de 1994 rodando a 10 frames por segundo. Não é o GIF, é assim que roda no aparelho mesmo.

Definitivamente eu esperava mais do 3DO, já que até o Saturn (que tem configuração 3D menos otimizada) consegue rodar mais suave que isso, e isso não é um bom sinal. Mas bem, pelo menos pontos para o jogo por começar no inferno, definitivamente é um setup diferente e...


... ah, era um sonho. Claro que era um sonho, o cliché narrativo que absolutamente ninguém jamais gostou na história da humanidade "foi tudo um sonho", porque eu esperava diferente? Porém pior do que "ser apenas um sonho", o ruim mesmo é o dialogo que rola entre o cara e a companheira dele quando o cara acorda do sonho:

[ELE] - Meu Deus, foi um sonho aterrorizante! Você teve ele também?
[ELA] - Sim, exatamente o mesmo.

Espera, o que? Como que ela sabe que teve o mesmo sonho que ele se ele não descreveu o sonho? E não, ela não é psiquica nem nada, e sim é esse o nível de escrita que encontraremos nesse jogo. Jesus quicando no pogobol, esse REALMENTE vai ser um dia daqueles, né?


Bem, ao menos a premissa do jogo é muito interessante, e de longe pode ser dito que é a melhor coisa sobre ele: no ano 2095 duas coisas relevantes mudaram nos Estados Unidos. A primeira é que o governo agora é uma teocracia totalitaria que se intitula "The Hand of God", e a segunda é que portais para o inferno são parte do cotidiano, com demonios perfeitamente integrados a sociedade e essas merdas todas.

Seus protagonistas são agentes da ARC (Artificial Reality Containment), que é a Gestappo do governo para assegurar "a moral e os bons costumes". O que significa fazer desaparecer quem consome pornografia, fala coisas inapropriadas ou tem um comportamento em desacordo com o que a igreja considera como belo e moral. Enfim, usual ditadura stuff. Só que as coisas mudam quando no meio da noite o apartamento deles é invadido por agentes do governo que querem executa-los (que é essa cena ultra bem animada acima).

Pelo menos os cenários do inferno são criativos, tenho que dar isso a eles.

Eles sobrevivem a tentativa de execução, mas agora são procurados pelo Estado totalitário. Pq? Eles não fazem a mais remota ideia, e precisam descobrir porque o camarada estado-pastor do nada decidiu que os quer mortos. Para isso você vai ter que explorar esse mundo cyberpunk, fazer diversos contatos com as mais exóticas facções (incluindo um demonio mafioso chamado "Mr. Beautiful" dublado pelo Denis Hopper) e ir se virando até chegar aos cabeças da Hand of God.

Como eu disse, a ideia é realmente interessante, de verdade. A execução, no entanto...


God, oh god... ainda bem que esse jogo se foca mais no aspecto de visual novel do que do point'n click, pq o Point'n click é hediondo! Sério, o jogo é desnecessariamente obtuso com as areas de interação, você tem apenas um pixel exato para clicar com o item certo selecionado. Ou seja, é um jogo que só funciona se você já sabe o que tem que fazer, porque senão vc vai apenas clicar nas coisas e nada vai acontecer pq vc não acertou o fucking PIXEL exato!

Narrativamente, nossos heróis vão procurar um antigo colega da ARC na esperança que ele não os entregue. O seu velho camarada explica (após uns 15 minutos de um dialogo ultra lento e mal atuado) que oficialmente eles estão sendo acusados de consumirem pornografia demoniaca (literalmente), o que é obviamente bullshit porque as sucubus nesse jogo não são as de Konosuba.


Seja como for, eles então decidem falar com o Mr. Beautiful já que a acusação oficial é que o demonio conseguiu os pornozão nervoso pra eles, e se o capiroto se dispuzer a limpar o nome deles tá tudo certo com a igreja... eu não vejo como isso pode dar errado. Para isso eles vão até o bar onde o pessoal "fora do sistema" costuma hangear na esperança que um deles saiba como achar o Sr. Bonitão, um bar exclusivo para VIPs e que só pode ser acessado com uma senha incrivelmente complexa de ser adivinhada:


Okay, eu entendo que é um tutorial para passar a mecanica, mas sério caras?

No bar voce pode pegar quests com vários personagens para adicionar eles ao grupo como recompensa. Quando "adicionados ao grupo", eles se tornam itens no inventário que você pode usar para solucionar os puzzles e enquanto eu entendo a mecanica disso, como funciona exatamente na prática? Você anda com todas essas pessoas dentro de você como se fosse um jRPG? Não é muito o clima do jogo ter essas abstrações, mas okay... eu acho...


Uma das pessoas que você fala te passa uma main quest, entretanto: encontrar a resistencia a Hand of God. Você fala com um monte de gente (cada dialogo leva 10-15 minutos, sem brincadeira). Ao fazer isso você descobre que eles tem um plano para colocar uma bomba no carro da líder da Hand - ao que o seu personagem diz que isso não vai funcionar pq é claro que o carro da chefe tem tanta segurança quanto a própria e eles vão scannear até o toba antes que um atentado a bomba funcione.

Seja como for, a resistencia diz que essa é a exigencia para te ajudar com o seu problema e então você faz, usa os NPCs que adquiriu, fala com muita gente (com mais dialogos de 10-15 minutos por pessoa) e consegue acesso para colocar a bomba no carro. Esse processo todo leva aproximadamente umas TRÊS HORAS de jogo, e quando você consegue sabe o que acontece?



A tentativa de assassinato a bomba não funciona pelo motivo que o seu personagem disse que não funcionaria, a bomba foi descoberta. Mas pelo menos a resistencia aceita que vc fez a sua parte e eles te passam as informações que você precisa para ir até o próximo passo da narrativa, falar com o Sr. Bonitão.

E pq eu estou contando tudo isso, tirando o fato que o processo todo levou umas três horas? PQ ISSO É O FUCKING JOGO INTEIRO! TODA E CADA CONVERSA NO JOGO ACONTECE EXATAMENTE DESSA MANEIRA:

- Oh, vc pode nos ajudar a descobrir pq eles armaram pra gente?
- Oh, eu não sei se posso confiar em você
- Oh, eu acho que realmente vc não tem como saber se pode confiar em mim ou não
- Oh, bem, eu preciso desse item de um cara e se você conseguir eu posso te conseguir mais informação!
*três horas depois*
- Oh, aqui está o que você queria.
- Oh, era bem o que eu queria, agora eu vou te passar o contato desse outro cara que também precisa de alguma coisa para você conseguir o contato de outra pessoa que pode ou não saber te responder pq armaram pra vcs!

E isso se repete infinitamente POR MAIS DE QUINZE HORAS! Eu não estou brincando, não é exagero, é esse ciclo sem fim de INSANIDADE por mais de uma dezena de horas! E esse padrão repete e repete e repete e repete infinitamente até que não reste nada da sua sanidade!

Isso não é um nitpick aleatório, cada conversa nesse jogo leva uns 15 minutos e nada interessante ou novo nunca é discutido. Pior ainda, TODA E CADA conversa é dolorsamente arrastada e lenta! A pessoa que vc fala mostra que é meio cuzona, você resmunga sobre como sua situação está dificil, então ela te passa uma quest pra vc ganhar  a confiança dela e isso SE ARRASTA! Acho que se tirar a encheção de linguiça esse jogo daria pra ser contado em 30 minutos, mas ele dura MAIS DE QUINZE HORAS! Mano, fucking QUINZE HORAS de dialogos arrastados e que nem os caras que escreveram eles leram! E eu posso provar!


Nessa cena, sua personagem Rachel está falando com uma pessoa morta através de um computador (a pessoa criou uma IA baseada nas memórias dela antes de morrer). Então Raquelzinha diz a seguinte coisa:

"Isso é estranho, falar com uma pessoa morta"

MAVAPAPUTAQUEOPAREO! Sabe o que tem de tão errado nessa fala? Pq a essa altura faz DEZ HORA, eu não to exagerando, DEZ HORAS QUE TU TÁ FALANDO COM PESSOAS MORTAS, SUA COMEDORA DE QUICHE DE MERDA! Quer dizer, Rachel literalmente já foi até o inferno e falou com uma caralhada de gente morta sendo torturada lá, tu falou com almas literalmente e um dos membros da party que você recruta pra usar como item é literalmente um holograma da personalidade de alguém que fez a mesma coisa! Rachel tu literalmente tem uma pessoa morta no teu bolso nesse exato momento e fala com ela regularmente! METADE DO TEMPO TU ESTÁ FALANDO COM GENTE MORTA! 

Cynna Stone é a holograma de uma pessoa morta que faz parte da sua party desde o começo, e ela é interpretada pela supermodelo Stephanie Seymour (que é digitalizada ao invés de ser CG, mas só ela é assim). Seu papel, como especialista em bombas, também é bastante bobo no jogo. É como se os criadores de Hell aproveitaram a oportunidade de escalar uma supermodelo para seu jogo, mas não tiveram ideia de como encaixá-la


Compreendem agora o quão foda-se foi metido na escrita desse jogo? Pq não tem palavras pra descrever uma atrocidade dessas! E o jogo é todo assim, todas as QUINZE horas dele, consegue compreender o quão chata é a tarefa de "jogar" essa atrocidade?

E já que estamos nisso, sabe como o jogo termina? Claro que você não sabe, pq nenhum SER HUMANO consegue conceber um plot twist desses. Preparados? Bem, vai lá: O INFERNO NÃO É REAL, É UMA REALIDADE VIRTUAL CRIADA PELO ESTADO PARA MANIPULAR AS PESSOAS! 



Que?! Apenas... que?!? Cara, eu entendo a desculpa que quando vc usa o equipamento "de ir pro inferno" na verdade está entrando numa VR... não fosse o fato que tem literalmente demonios andando nas ruas, eles interagem com o mundo, eles abrem portais pro inferno diante dos seus olhos sem equipamento nenhum! Esses desgraçados não leram a porcaria do jogo que eles mesmo escreveram, que cacete de agulha!

E já que estamos nisso, eu vou te mostrar como é a batalha final contra a chefe da Hand of God. Eu juro que as imagens a seguir não são editadas, alguém colocou isso no jogo, olhou e disse "hmm, tá massa, pode imprimir que vai ficar show". Sério, é ASSIM que o jogo termina:


É inacreditável. Simplesmente inacreditável. A parte de point'n click sequer é funcional, achar no que clicar é sofrimento e dor. A parte visual novel consegue ser pior porque o texto desse jogo quando não apenas não faz sentido nenhum, é ABISSALMENTE CHATO!

E por chato eu quero dizer QUINZE HORAS CHATO! QUIZE. HORAS. Alias falando em horas, eu já te disse que esse jogo tem um limite de tempo? Você realmente tem que completar o Inferno em uma certa quantidade de "dias de jogo". Um limite de tempo em um jogo em que você passa muito tempo conversando com as pessoas e resolvendo mistérios é uma ideia ruim em um jogo feito por nada senão ideias ruins! PARABENS A TODOS OS ENVOLVIDOS! 

E eu não vou nem começar a falar das musicas de 6 acordes tocando agudamente no seu ouvido enquanto os dialogos CHATOS E ARRASTADOS DE QUINZE MINUTOS tocam, não tem nem a opção de baixar o som pq versão de 3DO é dublada sem legenda e tu precisa ouvir o remédio contra a insonia que são os papos desse jogo!


Pra ser jogavel esse jogo teria que tirar esse limite de tempo e cortar pelo menos 3/4 do conteúdo. Eu não estou exagerando, esse jogo precisaria cortar TRES QUARTOS DELE para ser jogavel. Então parabens a todos os envolvidos, de verdade, porque vocês conseguiram fazer o pior jogo do pior console de todos os tempos. Eu nem sei como alguém consegue isso sem estar lutando por isso, mas vocês conseguiram. Meus mais sinceros parabéns.

Quinze horas, man, quinze horas... Inacreditável.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 017