terça-feira, 2 de novembro de 2021

[32X] KNUCKLES CHAOTIX (Abril de 1995) [#929]


A review de hoje vai ser bem simples e isso porque nunca, mas nunca mesmo antes na história desse blog eu pude resumir um jogo tão perfeitamente em apenas um gif. Então senhoras e senhores, sem mais delongas a minha review de Knuckles Chaotix:

Sério, Sega, o que é que eu vou dizer? O que possivelmente eu posso dizer de ti depois tu me aprontar essa? Eu tenho até dificuldade de escolher por onde começar, mas vamos lá...

Em primeiro lugar, não é grande segredo o que eu penso dos jogos do Sonic:

Eu já falei o bastante sobre esses jogos de design falho, e quando eu digo que falei não é brincadeira: SONIC THE HEDGEHOGSONIC 2SONIC THE HEDGEHOG CHAOSSONIC CDSONIC 3SONIC & KNUCKLES. São SEIS, eu disse SEIS jogos e a Sega persistiu batendo na mesma tecla again e again: os jogos do Sonic são jogos de plataforma ruins. 

O principal problema do jogo é a fisica do protagonista: o Sonic é muito pesado e tem muita inércia para ser satisfatório jogar. Depois que embala na corrida o jogo flui... mas isso basicamente acontece apenas na Green Hill Zone e esporadicamente aqui e ali. 


Não é coincidencia que quando os fãs de Sonic defendem como o jogo é e a coisa do "gottagofast" eles estão especificamente falando da Green Hill Zone, fora disso o jogo é uma sequencia de arranca e para que ou te faz se sentir frustrado ou tu não tem a mais remota de ideia de onde esta indo. Então você tem uma jogabilidade troncha com level design terrível e isso é um jogo do Sonic, todos os seis dele. Volta e meia algum ou outro tenta um gimmick novo (como a coisa da viagem no tempo em SONIC CD) que nunca dá muita coisa.

E agora que eu resumi a ideia da coisa, então o uqe Knuckles Chaotix trás para a mesa? Bem, é aqui que eu realmente preciso repetir minha review sucinta do jogo:

Então, qual é a parada aqui? Ora, acontece que a Sega desenvolveu uma mecanica de tether para esse jogo: dois personagens são ligados por uma corda de borracha e um é limitado pelo peso do outro. Okay, mecanicamente tem seus méritos o esforço que eles fizeram para emular uma fisica de peso em um jogo 2D, mas o problema é como isso interage com o jogo.

Porque olha só, pensa comigo, o problema dos jogos do Sonic é justamente o peso e inércia do personagem que torna a experiencia toda frustrante e cansativa. Aí o que os JENUIDZES da Sega me fazem? Adicionam uma mecanica de contrapeso para o seu personagem ficar ainda MAIS pesado e com mais inércia para arrancar em velocidade. 


Caso não tenha ficado claro o suficiente, vou explicar mais claramente ainda: eles pegaram o pior defeito dos jogos do Sonic, que já não são bons, e não apenas exponenciaram isso como basearam o jogo inteiro nisso! GENTE, MAS QUE? COMO? O QUE DIABOS VOCÊS ESTÃO PENSANDO?! PORRA SEGA, QUAL É A MERDA DO TEU PROBLEMA?!?

Para um jogo de plataforma, a física do elástico que é terrível, falha, imprevisível e não confiável. Em algumas situações intensas, você é estilingado pela tela de forma incontrolável. Cada um dos diferentes personagens jogáveis têm suas próprias mecânicas, o que é ótimo, mas o problema é que você controla um personagem e o outro é apenas contrapeso. Então se você quiser utilizar as habilidades de um personagem, não irá longe devido ao outro personagem estar ali apenas como peso morto. Eu não tenho palavras para descrever o quão frustrante isso tudo é.


Em adição a esse festival de merda, o level design é horrível, é muito espaçoso e há falta de inimigos, não tem buracos, quase não há nenhum desafio além de achar onde fica a saída... o que é mais frustrante ainda. Então imagine ficar quicando pra lá e pra cá arrastando um peso morto com nenhum desafio senão encontrar a saída naqueles level design medonhos dos jogos do Sonic. Que pesadelo, véi...

O design dos níveis é tão ruim e tão parecido que não tem como você ter referencia ou mesmo noção de pra onde está indo. Eventualmente você chega ao objetivo, mas não sem dor, sofrimento e lágrimas. Eu acho que eles queriam fazer um Sonic CD e "recompensar" você por explorar, mas 

1. Os níveis não são interessantes o suficiente para explorar e;
2. VOCÊ TEM UM LIMITE DE TEMPO, você realmente acha que tenho tempo para explorar quando você me dá um limite de tempo, especialmente quando tenho 10 minutos para terminar um nível, ESPECIALMENTE quando tenho que encontrar a saída em primeiro lugar !?!


Ah sim, o jogo tem itens também, as mesmas caixas de itens de outros jogos do Sonic, mas também tem novos itens obtemos novos e ... esses são inúteis, como a troca de parceiro que muda seu parceiro para outra pessoa, possivelmente para refrescar a experiência... mas eu não controlo o contrapeso, que diferença faz?!?

Tem outro também que você troca o personagem controlado pelo contrapeso por 30 segundos. Tá, assim... pra que? Que diferença faz FUCKING 30 SEGUNDOS!? Esse jogo tem escolhas que não são compreensíveis a qualquer ser humano, mesmo para os padrões já abissalmente baixos da Sega!

Ah, e tem as caixas Reduzir/Aumentar, que farão com que um de vocês encolha ou cresça dependendo da caixa que você escolheu. Agora, para ser honesto, crescer não é tão ruim, mas é encolher que realmente é o problema, você encolhe e não consegue pular, isso realmente mata o ritmo do jogo, é um desperdício da existência e estão lá apenas para atrapalhar você, sério, porque vocês se esforçam tanto para me fazer ficar frustrado nesse jogo?


No geral, Knuckles Chaotix é um combo de diversas formas de frustrar o jogador. Consegue a façanha de ser o pior jogo do Sonic já feito até então, e isso é dizer algo de uma série essencialmente problemática. A única diversão que se pode ter nesse jogo é a admiração do quão sem noção as escolhas feitas nele são. Parabéns a todos os envolvidos.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 076


Edição 084


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 011


Edição 014


Edição 015


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 003