quarta-feira, 25 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] A NIGHTMARE ON ELM STREET (A Hora do Pesadelo) [Nintendinho, 1990] [#082]



Quando os primeiros videogames foram criados, seus criadores não tinham em mente que estavam trazendo ao mundo uma ferramenta capaz de dar à humanidade a chance de realizar os seus sonhos mais loucos. Como entrar na pele de um pedófilo que foi queimado vivo e agora assombra os pesadelos de adolescentes. Pensando bem, eu acho que realmente eles não tinham ideia do que estavam criando…

terça-feira, 24 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] THE IMMORTAL (Nintendinho, 1991) [#081]



A primeira reação que eu tive ao ver “The Immortal” no Nintendinho em 2017 foi “Holy Macaronnes, tinha um Diablo para o NES esse tempo todo, e ninguém nunca me avisou disso?!?”. Visualmente o jogo parece muito o que teria sido uma tentativa da Blizzard para a plataforma de 8 bits da Nintendo.

Ao jogar o jogo, no entanto, você descobre que o que é imortal
não morre no finalestá mais para Dragon’s Lair do que Diablo, realmente. Mas vamos começar nossa história do começo, porque The Immortal tem um making of muito interessante.

sábado, 21 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] SUPER CASTLEVANIA 4 [#076]



A indústria dos games não é vergonhosamente tacanha às vezes? Quer dizer, além de malditas microtransações e DLCs, um dos seus esportes favoritos é pegar jogos que foram sucesso em uma geração… e lançá-los de novo, assim que um novo console sai! Puta merda, cara, quantas vezes vocês esperam que nós compremos o mesmo jogo? Nós parecemos tão idiotas assim para vocês?


Mas o que você talvez não saiba é que essa moda de relançar os mesmos jogos, apenas com gráficos melhores, não é nova. Na verdade é quase tão antiga quanto os videogames em si. E para provar meu ponto, vou falar de um dos remakes mais famosos da história do Super Nintendo. Que dê a primeira chicotada em uma vela quem nunca passou tardes jogando…

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 008] ALEX KIDD IN HIGH TECH WORLD [#080]




Por mais que se ame a Sega, não tem como não admitir que mais sim do que não eles fazem umas jogadas que você se admira como eles conseguem piscar e respirar ao mesmo tempo sem ter um enfizema cerebral. Estamos falando de uma empresa que "surpreendeu" os varejistas do país ao lançar seu console Saturno seis meses antes e apenas para algumas poucas lojas. Estamos falando de uma empresa que não só lançou o Sega CD, mas também o Sega 32X. Uma empresa que consegue tornar dificil algo tão fácil como tornar o Sonic em um personagem decente. Essa é a SEGA, uma empresa que parece eternamente determinada a dar um tiro no pé a cada dois passos.

E se você foi criança nos anos 80/90, poucas memórias são mais dolorosas do que o Garoto Alex no Mundo da Alta Tecnologia. Ora, considerando que um dos maiores sucessos do Master System é o clássico "Alex Kidd in Miracle World", o que você possivelmente poderia esperar de um jogo chamado "Alex Kidd in High Tech World"?

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

[AÇÃO GAMES 008] ULTRAMAN: TOWARD THE FUTURE (SNES) [#079]

Sou tão sexy que me colocaram na capa duas vezes!
 
Um homem de colant contra monstros gigantes. Tipo Street Fighter, mas com monstros! Como isso poderia não se traduzir em um grande jogo? De muitas maneiras, eu diria Bem, eu joguei ele - isso é algo a se dizer. E ele é ruim. Puta merda, como esse jogo é ruim. Puta merda como é ruim!

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

[AÇÃO GAMES 009] ROAD RASH (Mega Drive, 1991) [#078]



Certamente você já ouviu falar de um dos jogos de corrida quintessenciais dos anos 90: Road Rash. Quer dizer, quem não, né?

Hoje parece impensável, pornográfico até, um mundo em que esse jogo simplesmente não exista. Afinal a ideia de pegar uma moto e sair descendo o cacete em outros motoqueiros em corridas ilegais é uma ideia com "videogame" estampado na cara, não? Quer dizer, hoje nós temos séries de "corridas underground" como Burnout, Need for Speed e Velozes e Furiosos (como assim Velozes e Furiosos não é um spin off de Need for Speed? No meu coração sempre será)

Bem, para sua grande surpresa...não. Road Rash tem uma história de desenvolvimento bastante complicada e por muito pouco toda essa gama de jogos (e o The Rock passando o rodo com uma minigun) nunca realmente existiu. Para saber mais sobre essa história, vem comigo!

quarta-feira, 19 de julho de 2017

[AÇÃO GAMES 008] THE LITTLE MERMAID (NES) [#077]



Seguindo o projeto MESTRE SUPREMO DOS GAMES, o jogo de hoje seria A Pequena Sereia para o Nintendinho. Que honestamente é um bom jogo, um dos mais decentes de toda a biblioteca do console, te dou isso. Por muitos meses A Pequena Sereia encabeçou a lista de melhores jogos do NES na época do seu lançamento, e fazer isso sendo um jogo "de menina" (anos 90 as pessoas diziam isso sem sentir vergonha, vá entender) é um testemunho da sua qualidade.



Yeah yeah yeah, tudo muito bom, tudo muito bonito, mas sabe, honestamente, não é disso que eu quero falar hoje. Eu quero falar é um dos filmes mais FODIDOS DA CABEÇA que a Disney já bolou. Sim, vamos falar sobre um filme que tem tanta coisa errada com ele que... que a Força seja um comigo... Eu achei que Aladdin que é basicamente um filme sobre Brasília, onde a "nobreza" tem um palacio de 500 metros de ouro puro enquanto as pessoas estão passando fome do lado de lá do portão e tá tudo certo teria me preparado para isso. Mas não, nada no mundo pode te preparar para assistir A Pequena Sereia.

Eu sei que comercialmente foi um filme muito importante para a Disney, porque até então os anos 80 não vinham sendo nada generosos com as animações da Casa do Mickey e nenhum realmente emplacava o que nós conhecemos como "Padrão Disney de Qualidade". Afinal, quem não lembra dos clássicos "O Caldeirão Mágico" ou "Oliver e sua Turma", não é mesmo?

Acho que ninguém.

A série de grandes animações da Disney que fazem nós pensarmos na Disney como sendo "A" Disney começou em 1989 com a Pequena Sereia e dali pra frente a coisa só deslanchou: Aladdin, O Rei Leão, Mulan, Toy Story (na época a Pixar  não era uma empresa separada) e A Bela e a Fera (que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, não melhor animação, melhor FILME).

Então, sim, A Pequena Sereia é um filme muito importante. De verdade. O que não muda o quanto de coisas ERRADAS tem nele. Vamos a isso.

domingo, 9 de julho de 2017

[AÇÃO GAMES 008] VICE: PROJECT DOOM (ou Gun-Dec) [NES] [#075]

Pq nada vende mais o seu jogo que colocar o Patrick Swayze genérico na capa...


Dizem que imitação é forma mais sincera de lisonja. Talvez. O que é fato é que quase todos os jogos de hoje são baseados em melhorias de uma idéia anterior - salvo raras exceções (Katamari Damacy, oi!). Tecnicamente, cada FPS de hoje é tecnicamente uma versão muito mais evoluída do Wolfenstein 3D (ou Hovertank 3D, se você quiser ir mais para trás ainda). 

Na era dos gráficos de 8 bits e 16 bits, muitos jogos pegaram vários elementos de títulos já existentes e colocaram seu próprio twist na fórmula - como a legião de jogos de plataforma que, basicamente, poderiam ser consideradas como clones Mario e Sonic com alguns sendo mais flagrante melhores do que outros. Os designers inescrupulosos pensaram que poderiam ser notáveis ​​ao plagiar o estilo de um jogo maior, sem se preocupar em realmente fazer o seu próprio jogo também, e esse excesso de produtos de "acompanhamento" de baixa qualidade poderia tornar complicado distinguir o ruim do bem.

... sendo que a capa japonesa era muito mais maneira

Assim, ninguém pode ser criticado por jogar rapidamente Vice: Project Doom e descartá-lo como um ripoff de Ninja Gaiden, com segmentos que também roubaram do Spy Hunter e Operation Wolf . Mas quando você consegue fazer direito, isso é realmente um defeito?

Vice: Project Doom (Gun-Dec no Japão) é basicamente Ninja Gaiden, só que ao invés de um ninja que gruda em paredes e tem um milhão de cutscenes, é baseado em Blade Runner e tem um milhão de cutscenes. Espera, o que?

sábado, 8 de julho de 2017

[AÇÃO GAMES 008] SILKWORM (NES) [#074]



Duas perguntas que você deve se perguntar ao iniciar um shoot-em-up (o popular "jogo de navinha"): 

1) apresenta um conceito único / interessante que melhora a natureza repetitiva do gênero? 
2) estimula o bullying para com seu colega de jogo de formas novas e criativas? 

Se a resposta a ambas as perguntas for "sim", há uma chance de noventa por cento de que o shmup que você está jogando será satisfatório. Silkworm é bem sucedido em ambos os aspectos.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

[AÇÃO GAMES 008] POWER BLADE (NES) [#073]



Quase três décadas atrás na sede da Taito, eu gosto de imaginar, os desenvolvedores tiveram oito horas de reunião afim de criar uma trama brilhante que resultaria no melhor jogo de plataforma de todos os tempos: Power Blade. 

A fim de inventar uma obra-prima, eles precisavam saber o que fazia o gênero funcionar. Eles, portanto, examinaram os jogos contemporâneos, dando especial atenção aos seus pontos fortes e deficiências. Após uma consideração cuidadosa, eles selecionaram elementos premium do gênero e os uniram em uma amalgama de grandeza - ao mesmo tempo que apagaram os problemas que esses jogos tinham. Eles esperavam que seu trabalho produziria o rei dos jogos de plataforma.
Pela frequência com que o título é citado entre os maiores clássicos do Nintendinho, você já pode imaginar como essa história termina.