quarta-feira, 31 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 017] NCAA BASKETBALL (SNES, 1992) [#260]



NCAA Basketball é um jogo de basquete não sobre as grandes estrelas da NBA, saiba você, e sim sobre a liga universitária de basquete dos Estados Unidos. Para quem não entende de basquete pode parecer algo idiota fazer um jogo sobre um campeonato amador, mas a coisa não é bem assim.

Acontece que no basquete americano não existe "categorias de base" como no futebol, onde o menino vai lá aos 8 anos de idade e é treinado até ser aproveitado no time profissional (ou não, o que é a maior parte dos casos). O que eles fazem é que você joga basquete pelo time da sua universidade na NCAA (a liga universitária) e esses jogadores universitários são rankeados e então distribuidos na NBA (a liga profissional mesmo).

domingo, 28 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 017] SPLATTERHOUSE 2 (Mega Drive, 1992) [#259]



Como fazer o seu jogo que não tem nenhuma mecanica espetacular e variedade quase nenhuma no seu gameplay se destacar? Muitos desenvolvedores até hoje matariam pela resposta a essa pergunta, praticamente o El Dorado do game design, mas a grande verdade é que em 1988 a Namco havia naileado essa questão com a fúria de mil Pinkie Pies.

Como fazer seu jogo ultra simplezão ser descolado? Simples: faça-o parecer descolado, faça-o soar descolado e ele será descolado. E foi o que eles fizeram, tornando Splatterhouse de um jogo que você basicamente segue em linha reta em um corredor com apenas um botão de ataque e um pulo (tecnicamente, um Karateca da vida) em algo muito maneiro. Ou radical, como se dizia na época.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] ART OF FIGHTING (Arcade/Neo Geo, 1992) [#258]

 


Existe uma coisa no futebol que é conhecida como "Lei do ex", algo que é bem conhecido de quem joga cartola: quando um jogador enfrenta o seu ex-clube, é normal ele jogar o que nunca jogou na  vida para mostrar para aqueles piltres que não souberam lhe dar valor.

O que pouco se sabe é que isso se aplica a empresas de videogame também. E essa é a história de Hiroshi Matsumoto e o universo gamematografico da SNK.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 017] CHUCK ROCK (Mega Drive, 1992) [#257]



Após o sucesso inicial avassalador de Mario, sedimentado pelo não menos maior sucesso de Sonic, o mercado de 16 bits foi inundado com jogos de plataforma de todas as cores, tipos e tamanhos. Assim sendo, as desenvolvedoras saiam no tapa por ideias originais que chamariam a atenção dos jogadores e que preenchessem o vazio de "já terminei Sonic 187 vezes, o que eu devo jogar agora?".

Por alguma razão, no início dos anos noventa várias empresas acharam que jogos com heróis dos tempos das cavernas seriam a resposta: Juju, Joe & Mac, Bonk ' s Adventure, The Humans e é claro, Chuck Rock.

Chuck Rock foi um jogo para AMIGA criado por uma empresa britanica chamada Core Design, que até aquele ponto da história não havia emplacado nenhum graaaaaande sucesso. Mal sabiam eles que exatamente cinco anos após a criação de Chuck Rock, eles emplacariam um sucesso que não foi apenas um dos maiores da década, como um dos maiores de todos os tempos:

segunda-feira, 22 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 025] POWER MOVES (SNES, 1992) ou DEADLY MOVES (Mega Drive, 1992) [#256]

 

Tendo atingido a estarrecedora e arrebadora-de-calcinhas marca de 300 jogos da Ação Games, eu sinto como se tivesse autoridade para dar alguns conselhos aqueles que querem criar seu próprio jogo caça-níquel baseado em um jogo de sucesso. Se você discorda, bem, tomar no seu cu. De nada.

sábado, 20 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] TOM & JERRY: The Movie (Master System, 1992) [#250]

 

Sega, querida Sega. Querida e amada Sega, preciosidade do meu coração. Amados e estimados amigos da Sega, eu tenho uma pergunta e uma pergunta apenas a faze-los, do fundo do meu coração:



Porque sério, a NASA tem que estudar esses caras da Sega, não pode ser real uma coisa dessas!

Mas bem, suponho que eu deva explicar o que aconteceu, então vamos lá...

quinta-feira, 18 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] STANLEY: The Search for Dr. Livingston (NES, 1992) [#249]

 

Taí um jogo que não se ouve falar todo dia. Eu quero dizer, literalmente: eu nunca tinha sequer ouvido falar dele até ver este jogo na Ação Games. Isso é raro, e normalmente não é um bom sinal já que jogos esquecidos pelo tempo tendem a ser esquecidos por um motivo. Não neste caso, felizmente.

terça-feira, 16 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] DEATH DUEL (Mega Drive, 1992) [#248]



Uma expressão que eu gosto bastante é: "se anda como um pato, nada como um pato e voa como um pato... talvez seja um pedófilo extremamente criativo tentando atrair crianças no parque, mas mais provável que seja um pato". Ok, o ditado não é bem esse, mas eu gosto mais da minha versão.

De qualquer forma, o meu ponto é que se um jogo parece histórico de bosta, tem apresentação de bosta e joga como bosta... talvez seja uma pérola incompreendida do seu tempo, mas muito provavelmente é uma bosta mesmo.

Estudo de caso do dia: Death Duel, para Mega Drive.

domingo, 14 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 017] THE TERMINATOR (Mega Drive, 1992) [#247]



Isso mesmo, esse jogo é uma adaptação para videogame do primeiro filme do Exterminador do Futuro. Eu suponho que não tenho que explicar o Exterminador para você, certo? Ciborgue assassino viaja do futuro para matar uma mulher antes que ela possa dar à luz o futuro salvador da raça humana, Michael Biehn também viaja de volta no tempo para protegê-la, Arnold Schwarzenegger se torna uma das maiores estrelas dos anos oitenta e eventualmente ele será presidente, provando que o filme do Stalonne estava certo.Tenho que aprender a usar logo as três conchas.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] BLACKHOLE ASSAULT [Heavy Nova 2] (Sega CD, 1992) [#246]


Estou sentindo, solta pelo ar, uma energia que quer me dominar... É uma coisa boa que vem na minha direção que me contagia e até dispara o coração. Eu acho que já sei de onde vem essa força que me deixa assim...