quinta-feira, 11 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] BLACKHOLE ASSAULT [Heavy Nova 2] (Sega CD, 1992) [#246]


Estou sentindo, solta pelo ar, uma energia que quer me dominar... É uma coisa boa que vem na minha direção que me contagia e até dispara o coração. Eu acho que já sei de onde vem essa força que me deixa assim...


Olá abiguinhus, vocês estão bão? Eu sei que eu estou, porque hoje é um dia muito especial! E que dia seria esse, você pergunta? Ora, que dia senão o dia de falar dos meus dois temas favoritos: a história dos videogames e falar mal da Sega! Se bem que isso são meio que sinonimos, mas enfim...

Em 1992 a Sega teve a brilhante ideia de lançar um acessório para colocar o Mega Drive de volta na luta contra o Super Nintendo. O que era realmente necessário, já que o seu console foi lançado dois anos antes do da Nintendo - o que quer dizer que estava dois anos defasado tecnologicamente. Um acessório para equilibrar as coisas parece uma boa ideia... mas então a Sega decidiu que seria uma boa ideia também cobrar (o que hoje seria equivalente a) SETECENTOS DOLARES por esse acessório. Com dinheiro que hoje você poderia comprar 2 PS4, em 1992 você poderia comprar um acessório para o seu Mega Drive. Genius move Sega, pure genius.

Esse é o Sega CD.



Mas ok, você tem lá seu acessório de SETECENTOS DOLARES porque sim. Agora o que você precisa fazer é convencer as pessoas a comprarem seu acessório de SETECENTOS DOLARES. E como a Sega fez isso? Ora, só tem uma maneira de vender qualquer videogame a qualquer preço em qualquer momento da história: jogos. Lance bons jogos e os gamemaníacos virão.

Então, como não poderia deixar de ser, a Sega lançou jogos para o Sega CD. Show de bola. Só que aí eles pensaram: hey, já que a gente tem esse jogo pronto, porque não ganhar um extra com eles? Ok, ganhar dinheiro extra sempre é uma coisa boa, certo?

Quando eu fiz a review de Heavy Nova, achei que os videogames tinham chegado ao fundo do poço.
Oh, doce criança do verão...



A questão é COMO você faz esse dinheiro. A Sega achou que era uma boa ideia fazer dinheiro lançando os mesmos jogos para o Mega Drive de cartuchos. Porque absolutamente NINGUÉM na Sega teve a brilhante ideia de se colocar no lugar do seu publico e fazer a pergunta que qualquer consumidor faria: "Por que eu vou comprar um acessório de SETECENTOS DOLARES se o mesmo jogo vai sair em cartucho também?". É uma pergunta totalmente obvia que ninguém na Sega se fez.

Isso quer dizer que o Sega CD não tinha jogos exclusivos então? Bem, na verdade até tinha. Só que isso nos leva a perolas do quilate de Heavy Nova 2!!!!!!!!!!!!!11111111111111!!!1onze!!!111



Porque, né, que forma melhor de convencer uma criança a gastar SETECENTOS DOLARES do que lançar como exclusivo a continuação de um dos piores jogos de todos os tempos?

Com efeito, Heavy Nova é tão ruim, mas tão ruim, mas TÃO ruim que a Sega decidiu mudar o nome do jogo e não chama-lo de Heavy Nova 2 para as pessoas não associarem com aquela catastrofe nuclear que foi o primeiro jogo. Ideia genial, alguém avisa pro Tommy Wiseau que ele pode lançar um "The Room 2" e chamar de, sei lá, "The Hallway" que ninguém vai notar.

Mas enfim, surge assim Black Hole Assault. Prossigamos.

Então como, exatamente, você tenta consertar a hemorroida hemofilica que foi Heavy Nova? Meu conselho pessoal seria deletar todo código-fonte do jogo, atear fogo no computador só por garantia. Era o que eu faria, já a desenvolvedora Bignet achou que seria uma boa ideia tirar a parte de plataforma do jogo e deixar Heavy Nova como apenas um jogo de luta.

Sim. É. Isso mesmo.



Se alguma coisa, as sessões de plataforma de Heavy Nova eram retardadas e uma ofensa a qualquer um que já tenha segurado um controle sob o Sol, mas ao menos eram... funcionais. As sessões de luta contra os chefes nem isso eram! Então, claro, vamos tirar no que já era ruim mas pelo menos funcionava para se focar no que nem ao menos funciona! Isso! Gênio! Barbitúrico! Enfisemico!

Onde está o responsável por essa atrocidade que eu quero pessoalmente começar uma revolução para faze-lo presidente do mundo! Porque é claro que uma pessoa que faz uma coisa dessas vê coisas que nós mortais não conseguimos ver, é claro!




Esse é o tipo do jogo que faz você perceber que o poder de super-herói que você quer realmente é ser o Homem-Formiga para entrar no saco do pai do criador dessa monstruosidade e socar cada um dos espermatozoide dele na cara apenas por garantia!

MAS ESPERMATOZOIDES NÃO TEM...

Aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!eodfjkçjweUJHUJHNJUJHTFG (sim, eu literalmente dei cabeçadas no teclado)



HÃ, NADA... EU NÃO DISSE NADA...


Eu realmente tenho dificuldade em transmitir com precisão o quão ruim esse jogo é, mas me permita tentar. A Mega era uma revista do Reino Unido dedicada exclusivamente a Mega Drive, feita por pessoas que obviamente tinham sentimentos pelo console da Sega melhores do que eu e para um publico que queria sentir seus pais não lhes deram o console mais barato apenas porque eles não eram amados o suficiente. Pois bem, essa é a review de uma revista feita POR fãs de Mega Drive e PARA fãs de Mega Drive:

Em uma nota não relacionada, uau que revista boa. Diz tudo que você precisa saber sobre o jogo (controles, número de fases, número de jogadores, etc) com uma review bem concisa feita por gente que obviamente jogou o jogo
e não apenas está tentando fazer media com a locadora que anuncia na sua revista. Porque nós não podiamos ter um game jornalismo assim?
 

É além de toda e qualquer compreensão que Heavy Nova exista.
É um atentado contra a própria definição de lógica que a uma continuação de Heavy Nova exista.
É um milagre o tecido espaço-tempo não ter implodido sobre si mesmo que alguém decidiu remover as partes vagamente (enfase no vagamente) funcionais de Heavy Nova e ter se focado apenas no seu pior.

Sério, é até dificil descrever esse jogo. A colisão de detecção em Heavy Nova era ruim (na época eu disse que era como jogar Street Fighter e o jogo jogar uma moeda para cima para decidir se um golpe acertou ou não), mas aqui é embasbacante que isso exista. Quer dizer, eu não acho que seja possível intensionalmente programar algo tão ruim assim. Perto disso, o primeiro jogo é uma obra prima. Comparado com o quão pouco sentido faz se um golpe acertou ou não aqui, Karateca é o The Last of Us dos anos 80.

A jogabilidade de Heavy Nova era abissalmente ruim, mas nada e eu digo NADA te prepara o quão pouco controle você tem sobre seu robo aqui. Deixa eu dar um exemplo: sabe em um jogo de luta onde você pode apertar diagonal para pular para frente?




Então, Black Hole Assault não sabe. Seu robô não pula para frente, apenas para cima parado no lugar. A forma de pular para frente é que você tem que correr para frente e só então apertar para cima. Agora pergunte o quão prático isso parece em um jogo de luta? EM. UM. JOGO. DE. LUTA.!!!!

Meu deus, pelo amor de Frost Kibatodos, como diabos vocês conseguiram a FAÇANHA de piorar Heavy Nova? Não, apenas sério, como, de que forma, como caralhos vocês pegaram um dos piores jogos de todos os tempos e deixaram ele PIOR! 

Como isso aconteceu?! Como a Sega pagou por isso?! Como, apenas... como?!?!

O maior problema é que como você não pode pular em direção ao seu oponente (quer dizer, até pode mas "pegando impulso" EM UM MALDITO LAZARENTO ASQUEROSO JOGO DE LUTA!!!!), sua opção mais realista é caminhar até ele para ataca-lo. Só que o ataque dos inimigos sempre tem alcance maior do que o seu. Não é preciso ser um gênio da matemática para calcular que isso não dá certo e que você apenas apanha sem conseguir revidar.

Parabens a todos os envolvidos, muitos parabens.

Se você entendeu essa pagina do manual explicando como usa o DIRECIONAL, parabens. Você é uma pessoa melhor que eu.


Mas calma que piora, porque é claro que piora! Porque, justamente, você poderia se perguntar se a solução não seria então usar ataques a distancia. Não, não seria. Em primeiro lugar, porque você não deveria estar jogando esse jogo. Mas em segundo lugar, porque a forma que os ataques a distancia funcionam é bizarra (e muito, muito errada).




Está vendo esse 99.9 embaixo da barra de vida do personagem? Isso não é a estação do rádio que está tocando no seu robô e sim que cada vez que você aperta o botão A estando a distancia, existe uma chance do seu soco dispara um míssil. Na foto, por exemplo, tem 99.9% de chance do seu ataque a distancia funcionar. Após você disparar o missil, a porcentagem vai a zero e começa a encher de novo.

É idiota, mas calma que piora.

Tentando simular os danos que o seu robô toma, quanto mais energia você perde mais devagar essa porcentagem vai enchendo, de modo que se você estiver com pouca vida vai demorar muito para você conseguir dar outro ataque a distancia.

Agora pare. Pare e reflita sobre isso. Se você é um dos criadores desse jogo, reflita sobre o que você está fazendo nessa vida, mas enfim. Esse é um jogo de luta que concede vantagem a quem já esta ganhando a luta. Repita essa frase em voz alta. Alguma coisa te soou errada aí? Pois é.

Os filhos da puta cangaceiros nepomucenos inventam SNOWBALLING EM UM JOGO DE LUTA! MAS PUTA MERDA! DESGRAÇA! GAFANHOTO! ARTRITE REUMATOSE!! NÃO TEM EXPLICAÇÃO UMA COISA DESSAS, NÃO DÁ PARA SEQUER CONCEBER O NÍVEL DE DESGRAÇA MENTAL, DIARREIA ENCEFÁLICA QUE ACOMETEU ESSAS PESSOAS!

NÃO DÁ, APENAS NÃO DÁ!



Pra mim chega! Parabens, Black Hole Assault! Eu te nomeio O PIOR JOGO DE TODOS OS TEMPOS. Karateka não tem nada contra você. Fred pintando a parede não serve nem para seu aprendiz. Cyber Shinobi é Nier Automata perante a sua defecatibilidade infinda. Eu me curvo perante a sua merdocracia, ó rei de todas as bostas, cagosidade suprema atemporal!

Até a músiquinha de abertura, que era a única coisa realmente BOA de Heavy Nova eles tiraram. Hitler não tem nada contra vocês em materia de odiar seres humanos, criadores deste jogo. Vocês são a inspiração das músicas do Radiohead, isso é claro agora.

Eu desisto. Não dá uma coisa dessas, apenas não dá... pra fechar com chave de ouro agora só falta a Ação Games elogiar essa desgraça, porque o mundo é um lugar horrível e não há esperança para a raça humana.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES

Edição 024

Honestamente, eu só não fico chateado com essa "matéria" da Ação Games porque ela claramente é apenas a transcrição de alguém que estava tendo um AVC.
Não há outra possibilidade.

MATÉRIA NA GAMERS

ANTIGA GAMERS EDIÇÃO 003