domingo, 14 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 017] THE TERMINATOR (Mega Drive, 1992) [#247]



Isso mesmo, esse jogo é uma adaptação para videogame do primeiro filme do Exterminador do Futuro. Eu suponho que não tenho que explicar o Exterminador para você, certo? Ciborgue assassino viaja do futuro para matar uma mulher antes que ela possa dar à luz o futuro salvador da raça humana, Michael Biehn também viaja de volta no tempo para protegê-la, Arnold Schwarzenegger se torna uma das maiores estrelas dos anos oitenta e eventualmente ele será presidente, provando que o filme do Stalonne estava certo.Tenho que aprender a usar logo as três conchas.



Naturalmente você joga como Kyle Reese, o tenente mais confiável de John Connor e o homem selecionado para viajar no tempo e incidentalmente se tornar pai do próprio John Connor. De repente todas aquelas perguntas sobre o histórico do tamanho do penis na família Reese por parte de Connor parecem um pouco menos creeps, mas não muito

Antes que você possa fazer isso, no entanto, você deve atravessar o deserto devastado que agora é a superfície da Terra, lutando contra os robôs da SkyNet ao longo do caminho. 


Aqui está um agora, um tanque Hunter-Killer que Kyle deve destruir antes que ele possa progredir. Claro, Kyle não embarcou em sua missão sem se armar, oh não - ele tem um suprimento ilimitado de ... granadas de mão? É, isso mesmo, granadas de mão. Elas são meio lentas para usar e fazem um arco meio impratico, mas elas servirão para destruir a máquina de batalha. Quem teria pensado que ser um bom jogador de críquete se tornaria a habilidade de sobrevivência número um da humanidade no futuro pós-apocalíptico?

Quer dizer, exceto os ingleses. Maldita seja BBC, você realmente está preparada para tudo!



O HK aereo pode parecer tão perigoso quanto seu companheiro de terra devido a quantidade de bombas que solta, mas basta ir devagar, e você encontrará um caminho, porque mesmo que ele tenha uma rede de supercomputadores operando seu cerebro, o HK não é muito bom em mirar.


Mas bem, Kyle Reese desde para o subterraneo e é aqui que o gameplay padrão do jogo se desenrola, o que é uma pena, porque é um lixo. O jogo basicamente é sobre atirar em enxames de Exterminadores - sem camisa, tipo Rambo - que patrulham os corredores com armas muito grandes.

O jogo é um run'n gun, ou deveria ser já que ele estar mais para um "dois passos'n gun", já que Kyle tem que avançar através de hordas de inimigos que demoram para morrer e consegue fazer isso com toda a urgência de um aposentado alimentando pombas na praça.

O pior é que não tem NADA que você possa fazer para evitar os disparos dos inimigos. Você não pode pular, não pode matar eles antes que eles atirem, se retroceder para tirar eles da tela quando voltar meia duzia terão ocupado seu lugar.

Há tantos inimigos nesse jogo, e demoram tanto para matar, que evitar o dano é impossível e o jogo se transforma em uma batalha frustrante em que seu sucesso é determinado quase que totalmente pela sorte. Se os inimigos derrubarem uma quantidade decente de itens de energia, você tem uma chance. Se os deuses numéricos aleatórios estiverem contra você, eles não droparão vida e é Game Over, porque nesse jogo você só tem uma vida.

Ah, e tem certas paredes que devem ser destruídas com bombas cronometradas, das quais você tem uma quantidade muito limitada, então, se você acidentalmente usar uma delas no lugar errado, é perfeitamente possível se ferrar.



Então, de repente, tudo muda. Depois de explodir um pequeno tanque de robô, Kyle encontra uma arma. Com esta única mudança, o primeiro estágio do The Terminator imediatamente muda de um tedioso pântano de dor para um passeio no parque onde nenhum desafio existe.

A arma permite que você ataque cerca de 500% e seus projéteis viajam por toda a tela, permitindo que você simplesmente caminhe para a frente e varra os Terminadores em seu caminho antes que você sequer perceba que eles estavam lá. Eu não posso enfatizar o quão grande é a diferença entre as granadas e o rifle de assalto. A arma é tão boa que suspeito que foi incluída como propaganda pela NRA.

Terminando a primeira fase, nosso herói entra na máquina do tempo. Nossa recompensa por completar o nível? Uma imagem digitalizada do Michael Biehn peladão.
 
 
Meh, já vi piores.


Obviamente, a primeira tarefa de Kyle é encontrar Sarah Connor para que ele possa protegê-la. Ele tenta fazer isso procurando-a na lista telefônica, que é a parte do Exterminador do Futuro que o mais deixa datado. Eu ainda não vi o último Terminator, será que eles acham a Sarah Connor procurando por sua conta no Instagram?


Ah, então você encontrou uma arma, hein? Isso foi rápido, mas suponho que o jogo se passa nos Estados Unidos, armas devem ser vendidas em máquinas de refrigerantes até onde eu sei. E de posse de sua nova arma, o que você faz, Kyle? Isso, você atira no saco de um policial. Bom trabalho, em não chamar, Kyle.

Ok, estou sendo injusto: assim que cheguei no começo da fase, todos os policiais da cidade foram dominados pela sede de sangue e se dedicaram inteiramente ao assassinato de Kyle Reese. A policia de Los Angeles leva muito a sério suas leis contra nudez em público. As coisas também ficam um pouco meta com o enorme cartaz do Terminator adornando este edifício. Talvez tudo faça parte do plano de Kyle: se ele viajar para um ponto no tempo em que puder assistir ao primeiro filme do Exterminador, ele poderá voltar no tempo novamente e saber exatamente o que o Exterminador fará em seguida.


Então, de qualquer maneira, o jogo daqui pra frente é apenas correr pelos estágios como um pervertido de sobretudo branco (você está cada segundo mais furtivo, Reese) atirando para frente com a escopeta-metralhadora e eliminando tudo que existe antes que eles possam ser uma ameaça a você.

Imagine uma fase do Mario sem inimigos e sem buracos. Pois é, essa é a sensação de jogar Terminator no Mega Drive, o único desafio do jogo é seguir em linha reta tempo suficiente para concluir a fase. Isso quer dizer que você consegue terminar o jogo todo em aproximadamente dez minutos. Sem exagero!

Não há muito o que explorar, honestamente. Você pode subir até os telhados e seguir por lá, mas você será atacado por um helicóptero da polícia. Ou você pode ir às ruas, onde terá que lidar com os punks que lançam molotov caso você os deixe vivos tempo suficiente para isso, bem como com os policiais. Tudo é sem graça e vazio, mas é bom ver que os policiais e os punks de rua deixaram suas diferenças de lado. É uma pena que a coisa que uniu esses grupos diferentes é  me querer ver morto, mas enfim.



No final da fase temos o clube Tech Noir do filme, e parece ótimo. Na verdade, praticamente todo esse jogo parece ótimo. Planos de fundo e sprites detalhados, com muita animação, florescem - apenas alguns deles tornam o jogo muito menos divertido de se jogar.

Hmm. Tech Noir, então. É onde o Exterminador do Futuro e Kyle conversam com Sarah Connor, tanto no filme quanto neste jogo, e como você pode ver, o Exterminador já chegou. É uma luta até a morte - não, uma luta pelo futuro da humanidade! Exceto que não é nada tão grande quanto isso implica, porque o Exterminador não lida bem com escadas. Ele está no topo, Kyle está embaixo, o que significa que todas as balas do Exterminador sobrevoam Kyle enquanto nosso herói atira nos joelhos da máquina de matar hiper-avançada com sua espingarda.

O Exterminador do Futuro tem arquivos detalhados sobre combate, mas aparentemente não sobre os efeitos negativos da manutenção do terreno elevado, parece.


Com o Terminator momentaneamente distraído por a) todos os disparos de espingarda que ele levou nos joelhos e b) procurar no eBay por joelhos de robôs substitutos, Kyle pode levar Sarah para um lugar seguro, enquanto explica que ela será a mãe do salvador da humanidade.

O jogo está fazendo um bom trabalho de manter o enredo do filme original, porém está fazendo um trabalho menos bom em renderizar o cabelo de Sarah Connor, que a faz parecer com a Signourne Weaver usando uma  peruca de Isaac Newton.


A próxima fase é a delegacia de polícia, que é como uma versão comprimida do estágio anterior. Sabe o que essa fase me lembra? Bonanza Bros. É uma combinação de salas pequenas e gráficos precisos e angulares, eu acho. Ah, e tem todos os policiais. Falando do Bonanza Bros., se eles são os irmãos Bonanza, isso significa que seu sobrenome é "Bonanza", certo? E seus primeiros nomes são Robo e Mobo. Portanto, submeto-lhe que os seus nomes completos são Robot Bonanza e Motherboard Bonanza. Faça com esta informação o que você quiser.


 Tendo encontrado Sarah na delegacia, a última fase (sim, já é a última) é sobre correr na siderurgica onde o exterminador será esmagado por uma prensa hidraulica. Oh, desculpe os spoilers de um filme de TRINTA E CINCO ANOS ATRÁS.


 Essa fase é repleta de coisas que parecem filhotes de Terminator se arrastando por aí, eles sequer atiram em você de volta - o que torna completar a fase mais rápido ainda, já que agora você pode apenas pular por cima deles.



De qualquer forma, menos de dois minutos depois um Terminator aleatório (igual a tantos outros na fase) entrar na prensa, ele é esmagado e morre. Fim. Yay.


 E esse foi Terminator para Mega Drive, um jogo feito sem NENHUM tesão pela Virgin (ironico) e que pode realmente ser terminado em dez minutos. Poderia ser menos se a primeira parte das granadas não fosse tão ruim, e isso não é uma coisa boa a se dizer sobre o seu jogo...



VERSÃO PARA SEGA CD
EDIÇÃO 054