quarta-feira, 24 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 017] CHUCK ROCK (Mega Drive, 1992) [#257]



Após o sucesso inicial avassalador de Mario, sedimentado pelo não menos maior sucesso de Sonic, o mercado de 16 bits foi inundado com jogos de plataforma de todas as cores, tipos e tamanhos. Assim sendo, as desenvolvedoras saiam no tapa por ideias originais que chamariam a atenção dos jogadores e que preenchessem o vazio de "já terminei Sonic 187 vezes, o que eu devo jogar agora?".

Por alguma razão, no início dos anos noventa várias empresas acharam que jogos com heróis dos tempos das cavernas seriam a resposta: Juju, Joe & Mac, Bonk ' s Adventure, The Humans e é claro, Chuck Rock.

Chuck Rock foi um jogo para AMIGA criado por uma empresa britanica chamada Core Design, que até aquele ponto da história não havia emplacado nenhum graaaaaande sucesso. Mal sabiam eles que exatamente cinco anos após a criação de Chuck Rock, eles emplacariam um sucesso que não foi apenas um dos maiores da década, como um dos maiores de todos os tempos:



Sim, um dos jogos da santíssima trindade que todo dono de PS1 era contratualmente obrigado a ter (Tomb Raider, Resident Evil e Final Fantasy 7) foi criado pelos caras que acharam que ter um homem das cavernas barrigudo dando pançadas seria uma boa ideia para um jogo de plataforma. Mas isso é depois e agora é agora, então vamos ver como é esse tal de Chuck Rocha, sim?

Bem, o jogo não tem uma introdução na versão de Mega Drive - sendo toda história contada apenas no manual. Me pergunto o porque... hm, vamos ver então a intro do Amiga, certo?


Nas grandes palavras do pensador moderno Steve Rogers: "Oh god". Isso é tão errado... tão errado em tantos níveis diferentes que eu entendo porque até a SEGA - que não é conhecida lá pelo seu bom senso - achou melhor não colocar isso em seus cartuchos... oh deus, medo do que a Ação Games vai contar dessa história...


A tela de Press Start tem uma banda tocando porque é uma banda de "rock", entenderam? Da esquerda para a direita temos um dinossauro de peruca que não tem nada haver com o jogo, um baterista com o logotipo da Virgin em seu kit, (porque a Virgin publicou esta versão do jogo,) Chuck Rock em pessoa (que também está de peruca) e a... esposa ... de Chuck, Ophelia.

Mas bem, voltando ao jogo, vamos colocar assim: a palavra "unremarkable" é muitas vezes, incorretamente, atribuída a coisas ruins. Eu não concordo tanto assim, acho que se aplica mais a coisas medíocres no sentido literal da palavra: algo que é genérico, não particularmente interessante e certamente não original.

"Chuck rock" é um jogo normal. Não é ruim, não é feio e nem é chato. O problema é que não é realmente muito bom, atraente ou envolvente também. Enquanto eu me arrependo a meia hora gasta terminando-o, eu também não ficarei triste se nunca puder joga-lo novamente.

Na época, porém, as reviews não compartilharam minha opinião sobre 'Chuck rock' e as revistas intenacionais da época elogiaram o quanto CR era inovador, criativo e divertido. Embora eu não veja da onde eles possivelmente tiraram isso (a menos que nunca tenham jogado nada que saiu antes dele), eu entendo um pouco da admiração com o jogo.



Chuck Rock é um jogo de plataforma que não se leva muito a sério - e em uma época que o objetivo máximo dos jogos (principalmente dos da Sega) era ser o mais "adulto" e badass possível, isso é algo realmente diferente. CR é, como eu já disse, um homem das cavernas barrigudo de cerveja que usa sua pança como arma e usa uma saia de folhas porque sua esposa foi sequestrada enquanto lavava roupa e... bem, essa roupa não vai se lavar sozinha, né?

... deus, esse é o mesmo estúdio que criou um dos maiores ícones feminos dos games de todos os tempos...


O jogo é repleto de conceitos bobos assim, como por exemplo quando o personagem é atingido ele dá um grito que parece saído do Tom e Jerry, O inimigo final do jogo, por exemplo, não é Garry Griter que sequestrou sua empreg... digo, esposa, e sim um dinossauro lutador de boxe.


Tá, mas o que isso tem haver com qualquer coisa?


Ora, porque o dinossauro derrotado cai em cima de Gary Gritter! Alias, o nome dele é baseado no sex symbol dos anos 70 Gary Glitter...


... que cinco anos depois do lançamento desse jogo foi preso por pedofilia, tendo a policia britânica encontrado mais de 4000 imagens e videos em seu computador. Isso vai te fazer você se sentir melhor sobre ele ter sido esmagado por um tiranossauro, eu espero.

De qualquer maneira, meu ponto sendo, essas piadas são realmente algo refrescante para a época... mas são tão poucas e tão raras que não são realmente um fator de venda para o jogo. Chamar Chuck Rock de "um jogo de plataforma de comédia" é um exagero que não o justifica, já que você consegue contar nos dedos da mão do Lula os momentos engraçados em um jogo que na maior parte do tempo é apenas igual a todos os outros.

O gimmick do jogo, sua mecanica diferenciadora é que Chuck pode pegar e arremessar pedras do cenário para usar como arma. O que é legal é que você também pode subir em cima das pedras, então isso vai ser usado criativamente como elemento de puzzle para avançar no jogo de plataforma, certo? Bem, não. Apenas dois ou três momentos isso é usado como um puzzle que tem que fazer pensar e ser criativo, em 97% do jogo é apenas uma arma que você arremesa igual a qualquer outro jogo mesmo.


Então seu desafio é apenas ir da esquerda para a direita, e como o jogo é abarrotado de itens de power up para carregar energia, nem tanto desafio é também. Os chefes do final de cada uma das cinco fases são grandes e bem desenhados, mas possuem padrões de ataque previsiveis e repetitivos também.


Para mim 'Chuck rock' é a personificação da mediocridade. Enquanto há vislumbres de criatividade ao usar os puzzles de rocha, eles são poucos e raros no jogo que em sua maior parte é apenas fases genéricas de seguir em frente. Não é ruim, mas também não é nada de especial.

O sprite do protagonista também é muito bem animado, o que é "compensado" pelos cenários maçantes e fases obvias como a famosa fase no gelo e é claro que tem que ter uma fase embaixo dagua.Chuck rock é um jogo distintamente mediano, não o pior no Mega Drive, mas bem longe de ser o melhor.

Uma coisa curiosa a respeito desse jogo é que eu sempre tive curiosidade de jogar ele, porque o Chuck era o logotipo da locadora que eu alugava jogos por uma boa parte da minha infancia e - por algum motivo - eu sempre achei que fosse exclusivo de Mega Drive. Não é, ele foi portado para o SNES também. Agora que eu finalmente joguei esse jogo que eu tinha ouvido falar desde sempre, minha reação é apenas... "meh".

Nunca conheça seus idolos, suponho que essa é a lição a ser aprendida aqui.



EDIÇÃO 030
VERSÃO PARA SEGA CD


EDIÇÃO 026
VERSÃO PARA SNES