sábado, 29 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 027] SKULJAGGER: REVOLT OF THE WESTICANS (SNES, 1993) [#326]

 

Se Skuljagger: A Revolta dos Westicanos fosse uma refeição, seria um jantar completo de chuchu com água. Honestamente é um jogo bem estranho para se escrever sobre ele e eu seriamente considerei pular escrever sobre esse jogo (como é meu direito sagrado uma vez por Ação Games, concedido por mim), mas então decidi faze-lo apenas para poder usar como referencia e parecer cool citando um jogo obscuro. Ainda sim, eu joguei por uma hora e é dificil pensar em um jogo mais esquecível do que esse, jogar esse jogo é o equivalente intelectual ficar olhando grama crescer ou ouvir a Nilce Moretto pagando de "formadora de opinião".

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

[AÇAO GAMES 027] Q*BERT 3 (SNES, 1993) [#325]

Tendo sido um nerd que sofreu todo tipo de bullying conhecido pelo homem quando da minha idade formadora, é bastante tentador pensar que esse tratamento pode ter sido injusto e desnecessário. O que totalmente foi. Mas então, de tempos em tempos, eu encontro um jogo como esse que parece ter escrito na capa "Quer saber? Vocês mereceram!". Esse é o caso de Q*Bert 3



Este é Q*Bert 3 para o Super Nintendo. Continuação direta de Q*Ber do arcade. Sim, NÃO EXISTE UM Q*BERT 2! Aparentemente em 1992 era uma moda do pessoal do marketing achar que "3" era um número descolado e que significava que a franquia tinha dado certo ao mesmo tempo que já podia se permitir algumas inovações.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: THE HYPERSTONE HEIST (Mega Drive, 1992) [#324]

 

No final de 1992, uma coisa realmente boa aconteceu para os donos de Mega Drive. Não, eles não foram adotados por uma família que realmente os amava a ponto de lhes dar um videogame decente, mas dentro do que era possível acontecer foi tão bom quanto: o contrato de exclusividade da Konami com a Nintendo terminou, e a casa de Contra finalmente poderia lançar seus jogos para o16 bits mais barato.

Essa é a notícia boa, a notícia ruim é que a Konami não fazia muita ideia do que exatamente era um Mega Drive e, mais importante que isso, não se importava. No que eu totalmente posso respeitar a Konami, vendo o que a empresa se tornou hoje é até dificil imaginar dizer isso, não?

Enfim, se era para fazer um jogo das tartarugas Ninja para esse tal de Mega Duraivu, os japoneses da Konami reuniram sua equipe de desenvolvimento mais jovem e lhes deram os assets produzidos para os outros jogos da série e era isso. Tartarugas Ninja para o Mega Drive tem uma fase nova, sendo as demais apenas reaproveitadas do arcade ou do jogo para SNES.

Então, se TMNT é nada senão um triste episódio de recaptulação da franquia, acho que nada mais justo do que comparar a versão do SNES e do Mega Drive, não?

domingo, 23 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] X-MEN (Arcade, 1992) [#323]



Em 1989 a Marvel estava numa pindaíba tão grande que eles estavam comendo cereal de garfo para economizar no leite. A situação estava tão no vermelho que para fazer o episódio piloto do desenho dos X-Men, eles tiveram que deixar pra lá o último episódio o desenho do Robocop - não que houvesse algum tipo de conclusão de qualquer jeito, ou que alguém minimamente se importasse com aquele desenho porque, claro, pegar um dos filmes mais violentos dos anos 80 e transforma-lo em um cartoon onde ninguém se machuca só podia dar super certo.

Quer dizer, depois disso eles iam fazer o que? Um desenho do Highlander onde ele não ganha poderes cortando a cabeça de outros imortais e sim eles são doados amigavelmente?

... vocês realmente mereciam estar falindo, vão se foderem...


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] CRUE BALL (Mega Drive, 1992) [#322[

 


A NuFX nunca foi a maior das desenvolvedoras de jogos de todos os tempos - fato este confirmado pelo fato que você nunca ouviu falar neles. Seu maior feito, até aquele ponto da história, é um jogo altamente questionável do Taz para o Mega Drive.

Porém, eles tinham um plano para sair deste desconhecimento e galgar os degraus da calçada de onde quer que os desenvolvedores de jogos se sintam prestigiados. Esta saída seria fazer um pinball baseado em uma banda famosa - o que meio que explica como você nunca ouviu falar deles. O problema é que eles não tinham muito dinheiro para isso também,  então não poderia ser uma banda TÃO famosa assim também né.

Sua primeira ideia era fazer um pinball do Twisted Syster, ao que eles vieram com o inspirado nome de "Twisted Flipper". Pouco surpreendentemente, o Twisted Syster disse "No, we ain't gonna take it" e o jogo não saiu do papel. 

 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] CLUE (SNES, 1992) [#321]

 

 
Eu cresci jogando Banco Imobiliário sozinho, criando personagens para cada jogador e até roubando para as personas que eu gostava mais (sim, o retrato da solidão, eu sei), mas embora eu também tivesse Detetive esse foi um jogo que eu joguei muito menos na minha vida. O principal problema o jogo de tabuleiro era que o mesmo necessita de no minimo três jogadores para Detetive, ou seja, isso é dois amigos a mais do que eu tinha na época. Ou mesmo hoje. Mesmo com dois jogadores você ainda está vagando em salas e fazendo sugestões, mas como cada jogador aprende as mesmas pistas ao mesmo tempo, não há como jogar um jogador contra o outro. Você está apenas marcando as coisas na sua ficha e esperando que o mistério se desenrole.

A versões para videogame resolveria esse dilema ao adicionar um numero ilimitado (limitado a seis) de players controlados pelo computador. Agora, finalmente, eu poderia jogar Clue em toda sua honra e glória sem os meus amigos inexistentes.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] MONOPOLY (SNES, 1992) [#320]




Vurska vurska, meus camaradas bolsheviks! Como vocês estão? Bem, não realmente importa, afinal tudo que importa é a glória e felicidade dos políticos camarada Estado! Então hoje não é um dia glorioso para aprendermos mais sobre o maravilho mundo de dar todo dinheiro na mão dos políticos e deixar eles decidirem cada minimo aspecto sobre a sua vida bem estar social do socialismo?

Mas é claro que é, afinal hoje falaremos sobre a versão de Super Nintendo do maior bastião de dar dinheiro na mão dos politicos para eles mandarem em você socialista jamais criado! Monopoly, o nosso querido Banco Imobiliario, é claro!

Então solta o som, camarada DJ!


domingo, 16 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 040] CAPTAIN PLANET AND THE PLANETEERS (Mega Drive, 1993) [#319]


Durante os anos 80, o presidente amricano Ronald Reagan fez uma mudança radical na forma que desenhos animados eram pensados: a partir de então foi permitido que desenhos animados fossem veículo direto de propaganda de brinquedos - com a condição que os desenhos tivessem um conteúdo educativo.

Isso desencadeou a leva de comerciais de meia hora disfarçados de desenhos animados e que se tornaram a marca mais iconica da programação infantil daquela época. Cartoons como My Little Pony, Transformers, G.I. Joe, He-Man e por toda sorte de tralhas desse calibre. Porém, para atender a legislação e ter um conteúdo educativo, os desenhos tinham aquela famosa sessão de "lição de moral" no fim do episódio, alguns bastante... coloridos, por assim dizer...


sábado, 15 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] ROAD RIOT 4WD (SNES, 1992) [#318]


 

Agora, das coisas que a THQ pode ser acusada na vida, de não ter boas ideias não é uma delas. Veja, eles pegaram o melhor jogo de corrida de Super Nintendo (Top Gear, obviamente) e pensaram "hmm, como podemos deixar isso mais irado e maneiro ainda?". Hmm, se bem que essa parece uma coisa que a Sega tentaria, estou em duvida se esse é o caminho a se seguir...

Road Riot 4WD parece se inspirar muito no clássico da Kemco, porem adiciona algumas ideias proprias suas para deixar o jogo MAIS LEGAL, MAIS MANEIRO, MAIS MAIS!