sábado, 15 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] ROAD RIOT 4WD (SNES, 1992) [#318]


 

Agora, das coisas que a THQ pode ser acusada na vida, de não ter boas ideias não é uma delas. Veja, eles pegaram o melhor jogo de corrida de Super Nintendo (Top Gear, obviamente) e pensaram "hmm, como podemos deixar isso mais irado e maneiro ainda?". Hmm, se bem que essa parece uma coisa que a Sega tentaria, estou em duvida se esse é o caminho a se seguir...

Road Riot 4WD parece se inspirar muito no clássico da Kemco, porem adiciona algumas ideias proprias suas para deixar o jogo MAIS LEGAL, MAIS MANEIRO, MAIS MAIS!




Uma tela dividida em dois com pistas de muito relevo e até o mesmo tipo de asfalto desenhado é legal, claro, mas não seria MAIS legal se os carros de Top Gear tivessem armas? Bem, se você respondeu que não ... o FBI está monitorando sua internet e você está eternamente reprovado para a prova de cidadania americana. Mas se você respondeu que sim... o FBI está monitorando sua internet e em breve você estará preso por suspeita de terrorismo.

Seja como for, a THQ colocou armas nos carrinhos because pew pew pew, motherfucker!

Ah, e sabe o que tornaria Top Gear mais MAIS legal ainda? Bem, você não acha chato como os carros tem essa tediosa tendencia de sempre andar no chão? Não seria mais MANEIRO se eles pulassem na tela como uma pipoca doida de crack?

E vocês não querem um carro que pula E tem armas? Heim? Heim?


Não é isso que todos vocês jovens ultradinamicos querem nos dias de hoje? Carros que pula e atiram ao mesmo tempo? Não é?


Bem, se é isso que vocês queriam... vão preocurar em outro lugar, porque esse jogo consegue a inenarravel estrombólica façanha de fazer TUDO errado. Mas puta que pariu pela amor da cara feia do Butters, mas é tudo MESMO!

Em primeiro lugar, esse jogo tem os piores controles que eu já vi em um jogo de corrida. Hands down, chuchuco mobrau. Mas o que faz dos controles desse jogo tão ruins, você perguntaria?

O QUE FAZ OS CONTROLES DESSE JOGO TÃO RUINS?

Obrigado, Jorge. Então, sabe em um jogo de corrida quando você aperta para a direita e seu carro vai para a direita, e quando você aperta para a esquerda o carro vai para a esquerda? Esse revolucionario sistema de controle? Então, RR4WD decidiu que isso era muito mainstream para si e tentou outra coisa.

Aqui cada toque no direcional muda o angulo que o seu carro está virado. Tipo dar um toquinho para a direita faz ele virar uns 15 graus para a direita. Não é muito diferente de como controlar seus carros em Rock'n Roll Racing funciona, só que lá você está jogando com visão isométrica e isso faz todo sentido do mundo. Aqui você só quer deixar seu carro no centro da tela por 15 picossegundos, porém isso é mais dificil do que limpar a bunda com confete. Na maior parte do tempo você só vai estar zuretando da direita para a esquerda porque foda-se, that's why.

Se bem que, em defesa do jogo, isso não é o maior problema já que devido ao relevo das pistas seu carro vai estar voando a maior parte do tempo e o que você aperta no controle importa pouco. Oh, não, espere, isso não defende o jogo!


Seus buggys voadores quicam por todo cenário, ou pelo menos fazem isso até bater em alguma coisa - o que é mais provavel, porque tem mais obstaculos nesse jogo do que atomos de hidrogenio na troposfera. Sem mentira, em boa parte do tempo é melhor ir por fora da pista porque o interior é atulhado de muita porcaria!



Porque é claro que minhas maiores preocupações quando estou não controlando meu carro voador quicante seria bater em um taxi ou uma cratera de lama. É obvio que é, onde eu estava com a cabeça?

Provavelmente não será surpresa para você saber que o Road Riot 4WD não possui a melhor detecção de colisão jamais codificada na história dos games, e quando você combina isso com a tendência de seu buggy de deslizar como uma truta com manteiga em um piso recém encerado, sua melhor ferramenta para passar por esses táxis sem explodir é rezar para um deus menor e torcer.

Sinceramente, eu preferia correr com uma das vacas que você encontra em abundancia na beira da pista nesse jogo. Elas são absolutamente indstrutíveis, sequer piscando quando uma massa de metal se joga contra ela para explodir em uma bola de chamas. A vaca esta bem, contudo.

Adicionalmente, não é como se pilotar vacas fosse um downgrade tão grande assim para os carros. Quer dizer, o jogo roda a estonteantes 5 quadros por segundo, não é como se os carros parecessem muito mais rapidos do que vacas, afinal.

Enfim, agora reunica todas essas estonteantes qualidades em um Megazord Voltronico de dor e o resultado que nós temos é...


Mas, hey, você pode lembrar que eu disse que esse jogo tinha tiros, certo? Um jogo com tiros não tem como ser ruim, certo? Bem, então, a respeito disso...

... como eu posso colocar isso? Embora seu carro efetivamente dispare balas de paintball, eu não fui capaz de identificar nenhum efeito que elas causem. No máximo elas podem fazer o outro jogador parar o que está fazendo, olhar para você e dizer "dude, really?". Considerando como esse jogo funciona, não olhar para a pista pode até dar resultados melhores a ele, entretanto.

Porque você se dá ao trabalho de programar tiros no seu jogo se eles não vão ter efeito nenhum é algo que apenas o taoísmo poderá responder.



A pergunta que realmente me intriga é: esse é o pior jogo de corrida do Super Nintendo de todos os tempos? Não acho que seja o caso, Race Drivin ainda consegue ser um caso pior do que esse - porém ter chego tão perto não é algo do que você deveria se orgulhar.

Porém, sabe o que realmente me impressiona nisso tudo? É que RR 4WD deveria ser o port de um arcade que, julgando pelas imagens, parece bastante divertido e gostoso de se jogar. Então eis o que eu vou fazer: colocarei lado a lado as imagens do arcade e dessa desgraça catarrenta para o SNES e vocês me dizem o que acham (figurativamente falando, não falem comigo, nunca)


Enfim, você joga esse jogo horrível correndo em pistas em "lugares exóticos" contra pilotos nativos tão estereotipados que Punch-Out se sentiria constrangido, pare terminar com essa bela imagem do seu piloto vestindo um macacão de aluminio sendo premiado por uma mulher com a pior roupa de academia que eu já vi na vida. Parece justo.