sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] CRUE BALL (Mega Drive, 1992) [#322[

 


A NuFX nunca foi a maior das desenvolvedoras de jogos de todos os tempos - fato este confirmado pelo fato que você nunca ouviu falar neles. Seu maior feito, até aquele ponto da história, é um jogo altamente questionável do Taz para o Mega Drive.

Porém, eles tinham um plano para sair deste desconhecimento e galgar os degraus da calçada de onde quer que os desenvolvedores de jogos se sintam prestigiados. Esta saída seria fazer um pinball baseado em uma banda famosa - o que meio que explica como você nunca ouviu falar deles. O problema é que eles não tinham muito dinheiro para isso também,  então não poderia ser uma banda TÃO famosa assim também né.

Sua primeira ideia era fazer um pinball do Twisted Syster, ao que eles vieram com o inspirado nome de "Twisted Flipper". Pouco surpreendentemente, o Twisted Syster disse "No, we ain't gonna take it" e o jogo não saiu do papel. 

 



Mas tudo bem, a NuFX tinha um plano B, nada de pânico. Nos anos 90 a MTV tinha como um de seus mais populares shows o programa  "Headbangers Ball". Nesse caso nem era necessário fazer um trocadilho já que era pra ser um pinball, então o Ball no nome do programa serviria perfeitamente. Pinball e rock'n roll finalmente unidos...


... só que não. A MTV tinha ficou nada satisfeita com o jogo bem pouco inspirado que a NuFX havia feito do seu Beavis and Butt-head, e se sentiu pouco inspirada a confiar o nome do seu maior programa de rock na época que o rock era a o grande produto da emissora na mão desses caras.

Ok, nessa hora talvez a NuFX devesse começar a ficar preocupada - eles nunca teriam imaginado que fazer um simples pinball de rock'n roll pudesse ser tão complicado. Mas certo, certo, hora de colocar a bunda na cadeira e fazer isso funcionar ou seu nome não seria NuFX!



... o que não é um nome tão grande assim também, né? Mas enfim. O plano C dos caras era fazer a porcaria do pinball do Mötley Crüe. Agora, o Motlhey Crue pode não ser a maior banda de rock de todos os tempos (eles foram a TERCEIRA opção da NuFX), mas...



... hm, não, meio que é isso. Eu não sei absolutamente nada a respeito da banda e não me sinto tentado a aprender agora. Que foi, eu não sou obrigado a saber tudo sobre todas as coisas, ainda mais sobre algo que me interessa tão pouco quanto música. Dito isso, vamos ver a respeito do peboloso em si.

... que também não tem muito a falar sobre ele, realmente. Como colocado, esse jogo rodou mais na fase de desenvolvimento do que o pião da casa própria depois de uma noite de tequila. Não apenas o jogo não tem muita coisa do Motley Crue, ele não tem muita coisa de nada realmente.

Crüe Ball usa uma mesa no sentido vertical dela, como muitos outros títulos de pinball de videogame, mas as mesas são estereis de coisas interessantes acontecendo ou para se fazer. Embora a mesa ocupe três telas, praticamente toda a ação acontece na tela do meio já que a tela inferior é dedicada unicamente a desencadear a fase de bônus e a tela de topo sendo a sala fechada para avançar para o próximo nível. Os jogadores gastam a maior parte do jogo no centro, fazendo a mesma rotina para ativar a próxima rodada até que a sala do topo seja desbloqueada. .



Também seria bom se "blast processing" pudesse pelo menos manter a já limitada fisica do jogo sob controle. O quão dificil pode ser emular a fisica de uma bolinha em um pinball? Bem, a julgar por Crue Ball, bastante. É impressionante o quanto esse jogo tem uma detecção de colisão ruim e mais frequentemente sim do que não você tem a sensação que a bola não reage as suas raquetinhas da forma que seria intuitivo esperar. Eu não sei exatamente quais pixels dos seus flipper fazem o que quando batem na bola, e isso é um problema bem sério quando rebater com os flippers é TODO o seu gameplay

Crue Ball poderia se passar por um pinball aceitável não fosse que o Mega Drive já tinha pinbais bem melhores como Devil's Crush de 1990 ou Dino Land de 1991; nem estou comparando com so jogos lançados depois. Os gráficos do Crüe Ball são quase feios. A mesa carece de detalhes e polimento, e há pouca coisa para se fazer em cada mesa.



Os inimigos servem apenas como bumpers móveis e não tem têm qualquer traço para distingui-los uns dos outros além da aparência. Não tem nada digno de nota sobre o jogo além da licença, e mesmo isso é mal implementado no jogo (além de ser uma banda com a qual eu me importo pouco, como já dito anteriormente).