domingo, 10 de janeiro de 2021

[SUPER NINTENDO] THE UNTOUCHABLES (Agosto de 1994) [#611]



Pois bem amigos do C de Super Ação Gamers Power, com esse texto chegamos a marca impressionante de 600 jogos analisados! Seis centos, o que faz de mim o maior blog sobre retrogames em lingua portuguesa do universo segundo números que eu inventei da minha própria cabeça.

E milestones especiais assim exigem jogos especiais, por isso que nós vamos falar hoje sobre o jogo bastante único que é uma gamebiografia do rapper Mc Hammer: "The Untouchables"! Tum dum dum dum, can't touch this!

... hã? Como é que, produção? Na verdade esse jogo não é sobre um cara que usa uma calça que cabem três familias inteiras e sim sobre o filme de 1987 de Brian de Palma? Mas espera, se esse é um jogo baseado em um filme... isso só pode significar uma coisa e apenas uma... oh, não, isso não, tudo menos isso, não as cinco letras do terror ... não não não naaaaaaaaaaoooooooooo!!!

sábado, 9 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] DYNAMITE HEADDY (Agosto de 1994)[#610]



Não tendo crescido com um Mega Drive (a.k.a. “tive pais que me amavam”), eu não realmente tinha ouvido falar da Treasure até recentemente. E, bem, a julgar pelo que se lê na Internet eles são meio que a cruza de Jesus com Keanu Reeves com puppies e que todas as coisas boas da face da Terra passam pelos jogos dos jogos da Treasure exclusivos para Mega Drive. Mas isso tem algum fundamento?

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

[SEGA CD] HEART OF THE ALIEN: Out of This World Parts 1 and 2 [#609]


Neste jogo seu protagonista é o Darkseid com uma bunda na cabeça. 10/10 GOTY

Eric Chahi é um sujeito realmente fora da curva. Trabalhando praticamente sozinho em um projeto de fazer um jogo tipo DRAGON'S LAIR para Amiga... as coisas não saíram como esperado e ao invés disso ele acabou ao invés disso criado um novo genero que hoje é conhecido como "Puzzle Pltaformer".  Essas coisas acontecem, eu suponho...

Enfim, Puzzle Plataformers são jogos de plataforma, frequentemente com controles não muito bons, mas que isso não é um problema porque eles não se focam na ação e sim na resolução de puzzles para avançar. Mais ou menos como um point'n click, só que com controles de jogo de plataforma.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

[NEO GEO] TOP HUNTER: Roddy & Cathy (Junho de 1994)[#608]


Uma coisa que eu digo frequentemente aqui é que um jogo deve ser analisado dentro do que ele se propõe a fazer, no que ele se propõe a fazer. Por exemplo, eu não sou exatamente o maior fã de jogos com fases labirinticas só que se um jogo tem isso, eu não posso julgar pelo meu gosto pessoal e sim pelo que o jogo se dispõe a fazer. O jogo te dá orientações para onde ir? Referencias visuais? Como é o limite de tempo? Como é navegar pela fase? Essas são as coisas que eu analiso dentro da proposta do jogo, eu gostar ou não desse tipo de level design é irrelevante.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

[SNES/MEGA DRIVE] BALLZ 3D: Fighting at its Ballziest (Setembro de 1994)[#607]


Embora VIRTUA FIGHTER nunca tenha sido um grande sucesso de público devido ao seu gameplay único que exige tempo para se aprender, definitivamente causou um grande impacto no mundo ao ser o primeiro grande jogo rodando satisfatoriamente em 3D. Impressionou tanto que foi a grande inspiração para a Sony perceber que a tecnologia estava pronta para isso e fazer do 3D o cavalo de batalha com o qual eles tomariam o mundo dos videogames de assalto. 

Se mais nada, havia uma grande curiosidade sobre o jogo nos arcades e todo mundo queria conferir essa coisa nova. Houveram reportagens na TV, filas nos arcades, a porra toda. Claro, como eu disse, depois que todo mundo conferiu a novidade o pessoal não ficou tão interessado porque Virtua Fighter é um jogo de luta complicadinho, mas a curiosidade inicial estava lá.

Foi aí que a PF Magic pensou: "espera, se eu conseguir fazer isso em um console de 16 bits, vai dar bom pra mim!". E de fato, alguma atenção chamaria... teoricamente.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

[SNES/MEGA DRIVE] VIRTUAL BART (Setembro de 1994)[#606]


No ponto em que estamos agora das revistas, setembro de 1994, é basicamente impossível passar pelo menos duas edições - frequentemente nem uma - sem vermos alguma coisa sobre Street Fighter 2 (qualquer uma das suas 58 versões) ou Mortal Kombat 2. Quando eles esgotavam de falar sobre o lançamento do arcade, saiam então as versões domésticas e todo ciclo de loucura recomeçava. Todo ano de 1994 é basicamente isso nas revistas, mas... você lembra de como as coisas eram antes disso?

Antes do frenesi dos jogos de luta (ou de achar o "próximo" grande jogo de luta), havia uma marca que tinha um efeito similar na Ação Games, uma franquia que dificilmente você passaria uma edição sem ve-la nas revistas e quando o lançamento passava, então recomeçava com os ports para os outros consoles. Não é algo que é facilmente lembrado agora, mas já houveram dias em que a grande coisa dos videogames eram... OS SIMPSONS.

Na verdade, mesmo o desenho dos Simpsons (que ainda existe hoje) perdeu completamente a relevancia porque ... porra, é um desenho de 1989, não tem como você continuar sendo interessante após 32 anos ininterruptos...

CAHAM...


Hã... tá, okay, não é possível manter uma série interessante após tanto tanto sem modificações consideraveis no elenco e mesmo tom narrativo da série ...

VOCÊ DIZIA MESMO QUE?


Tá bom, tá bom, você não consegue ficar relevante por tanto tempo sem continuar atual e fazendo questões relevantes e colocando o dedo na ferida que pouca gente (ou mesmo ninguém) tem coragem de fazer... tá feliz agora?

E QUANTO A...

Olha, Jorge, just get off my back on this one, okay? Bom. Então, jogos dos Simpsons, que no começo dos tempos eram a grande mina de ouro dos videogames e foram soterrados pela popularidade dos jogos de luta... que fim levaram, afinal?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

[PC] BENEATH A STEEL SKY (Março de 1994)[#605]



Toda nova mídia que nasce sofre um grande período de preconceito do público já acostumado com como as coisas eram antigamente, dado que o ser humano detesta mudanças (o que evolutivamente faz sentido, na natureza qualquer coisa diferente que acontece provavelmente é só uma nova forma de te matar). Hoje é relativamente aceito que os videogames são capazes de contar grandes histórias quando se propõe a isso, mas durante muito tempo essa ideia pareceu absurda (ainda parece se você for um colunista da Folha de São Paulo). Antes dele o cinema enfrentou o mesmo preconceito por ser uma "bobajada para os burrões que tinham preguiça de ler, a verdadeira cultura" e algum dia até mesmo escrever coisas no papel deve ter sido visto atravessado porque "todo mundo sabia" que contar histórias de verdade era apenas tradição oral. Alias pensando bem, em algum ponto até mesmo falar deve ter sido mal visto porque é assim que o ser humano rola.

Isso é verdade para todas as formas de mídia, e definitivamente para os quadrinhos não foi exceção. Nos anos 80 quadrinhos eram apenas uma bobagenzinha para preencher tirinhas de jornal de domingo ou para tirar dinheiro de crianças (seres incapazes de apreciar cultura "de verdade"), "todo mundo sabia disso". Ainda mais porque durante os anos 60 e 70 o governo americano deu aquela boa e velha canetada de governo "para proteger as nossas crianças" e a censura comeu solta, fazendo com que os quadrinhos tivessem que ser mais... retardados. 

domingo, 3 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] TURMA DA MONICA NA TERRA DOS MONSTROS (ou Wonder Boy in Monster World, nos EUA e Wonderboy V no Japão) [Agosto de 1994][#604]


Em setembro de 1994 a quarta geração de consoles já havia passado da juventude e começava a sentir os primeiros sinais da idade chegando. Todos os amigos da faculdade tinham se mudado ou estavam ocupados demais com suas vidas, subir um lance de escadas tirava mais folego do que costumava tirar e os jovens de hoje em dia parecem cada dia mais barulhentos. E também algumas franquias que existem desde, bem, o inicio dos videogames modernos começaram a ter sua última edição, como é o caso de Wonder Boy.

Agora, Wonder Boy é um caso particularmente interessante porque é um jogo intimamente associado a própria essencia da Sega e reflete tudo que essa empresa foi - no seu melhor, e no seu pior. 

sábado, 2 de janeiro de 2021

[3DO] TWISTED: The Game Show (Dezembro de 1993)[#603]




O ano é 1993 e você é um dos relativamente poucos, mas orgulhosos novos proprietários de um 3DO. A primeira coisa que você provavelmente vai querer fazer é encontrar alguns jogos para mostrar para todos os seus amigos. Infelizmente, estamos falando do 3DO e você está sem opções. Tem sempre o jogo de corrida que vem com o 3DO, Crash N ’Burn, com seus gráficos 3D e seus carros grandes na tela, certamente não é a pior opção, mas infelizmente é um jogo single player. Talvez você esteja procurando por algo mais adequado para exibir os recursos do sistema. Talvez você até prefira que seus amigos joguem com você. Uma tarefa difícil, mas você não tem mais muitas opções.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] DUNE: Battle for Arrakis (Agosto de 1993)[#602]



"I must not fear. 
Fear is the mind-killer. 
Fear is the little-death that brings total obliteration. 
I will face my fear. 
I will permit it to pass over me and through me. 
And when it has gone past I will turn the inner eye to see its path. 
Where the fear has gone there will be nothing. 
Only I will remain."

Existem obras boas, existem obras que são as melhores de seu genero, existem obras que mudam o mundo para sempre... e então existe Duna. Duna não é apenas um livro espetacular, ou mesmo o melhor livro que eu já li. Não, Duna é... algo além disso, é algo especial que mesmo a visão interior não consegue enxergar claramente a explicação na neblina cinzenta das encruzilhadas do tempo. Duna é... algo mais.

Porque veja, existem livros que depois de lançados mudaram o cenário literario, mudaram as regras de como a literatura funciona. Duna é um desses livros, mas então existem outros livros que também mudaram a literatura em seu tempo como Senhor dos Anéis ou Harry Potter. Eu realmente acho Duna o melhor livro que eu já li na vida, mas essa é apenas a minha opinião e como tal é subjetiva.