O ano é 1993 e você é um dos relativamente poucos, mas orgulhosos novos proprietários de um 3DO. A primeira coisa que você provavelmente vai querer fazer é encontrar alguns jogos para mostrar para todos os seus amigos. Infelizmente, estamos falando do 3DO e você está sem opções. Tem sempre o jogo de corrida que vem com o 3DO, Crash N ’Burn, com seus gráficos 3D e seus carros grandes na tela, certamente não é a pior opção, mas infelizmente é um jogo single player. Talvez você esteja procurando por algo mais adequado para exibir os recursos do sistema. Talvez você até prefira que seus amigos joguem com você. Uma tarefa difícil, mas você não tem mais muitas opções.
Como eu vou ter que lembrar mais uma vez, mas meio que não tem como não fazer isso, o 3DO foi um console bolado pela Eletronic Arts que queria uma plataforma para lançar os seus jogos mais baratos do que custava lançar pelos sistemas da Sega e da Nintendo. Varias empresas adquiriam a licença para manufaturar os consoles 3DO (sendo as mais conhecidas a Panasonic, Sanyo e Goldstar) e isso era isso.
O que levou a dois problemas bem sérios: primeiro que nenhuma dessas empresas realmente tinha alguma experiencia com videogames, segundo que o que é de todo mundo não é de ninguém. Sem um "dono" de verdade puxando o console com lançamentos, negociando exclusivos e bancando estúdios para lançar jogos sob encomenda, o 3DO foi lançado com muitos problemas mas especialmente o alto preço e ausencia de jogos.
Isso obrigou a 3DO Company (o consórcio "dono" do 3DO e qual a Eletronic Arts fazia parte) a meter a mão na carteira e pagar para quem pudesse lançar um jogo o mais rápido possível apenas para fazer volume na prateleira. O que resulta que todos os jogos do 3DO dessa fase nada mais são que uma coleção de minigames bem básicos, alguns até mesmo são jogos de Atari como em JURASSIC PARK INTERACTIVE. Eu digo "essa fase", mas não sei realmente se haverá uma outra - isso é algo que permanece para ser visto.
Seja como for, estamos na era que jogos de 3DO são uma coletanea de minigames bocós e esse aqui não é exceção a isso: Twisted é um conjunto de minigames, porém esse é um conjunto de minigames diferente, um que aplica uma camada de tinta Sega: se o seu jogo não puder ser bom, faça ele parecer cool e badass que as crianças americanas jamais vão saber a diferença.
Quer dizer, se a Sega conseguiu empurrar um jogo de plataforma ruim como SONIC THE HEDGEHOG como algo superdinamico e maneiro usando apenas marketing, qualquer um pode fazer isso, certo? Bem, foi o que a Eletronic Arts pensou.
E quer saber? Eles não erraram na parte da atitude realmente.
Twisted: The Game Show é um game show ambientado no mundo da televisão. Não é um jogo sobre um estúdio de televisão, ou as pessoas que trabalham para ele, para ser claro; o jogo se passa em um pequeno mundo dentro da TV chamado de Palíndromo, do qual os seis personagens jogáveis estão competindo para escapar, provavelmente porque o lugar parece uma espécie de cruza surreal entre a Sala Vermelha de Twin Peaks e um comercial da MTV do início dos anos 90. Também presentes, mas não jogáveis, estão Twink Fizzdale, o anfitrião do jogo, e sua assistente Hannah, que não faz muito além de fazer gestos malucos com as mãos conforme vários eventos ocorrem no jogo (e que eu não realmente tenho certeza que não é o apresentador de peruca) .
Mas não se sinta mal pelas pessoas abduzidas e forçadas a parcipar desse jogo, já que os "convidados a participar" são os piores tipos que alguém poderia encontrar na televisão diurna dos anos 90. Tem o pastor ganancioso Humble Howard, a apresentadora de programa de fitness militar Major Steel, a médium do telefone 0900 Elaine e o cara cool de seriado dos anos dos anos 50, Johnny Pow. Tem também o vendedor de carros usados Wormington (a quem se junta um cachorrinho preto com um suéter chamado Otis, o que o torna o melhor personagem). Finalmente, há inexplicavelmente um porta-balas de CGI usando um fez e com um sotaque estereotipado, porque nenhum programa de TV que se prese está completo sem a sua Towlie, eu suponho.
FUN FACT: o ator de Johnny Pow, Tohuro Masamune, teve a carreira de ator mais prolífica depois deste jogo. Ele viria a ter várias vozes e papéis live action, o mais famoso como Shredder em Tartarugas Ninja do Micheal Bay.
A melhor coisa a respeito de Twisted definitivamente está nessa aura de "que porra que eu estou assistindo" que parece uma mistura de Twin Peaks com os quadros nonsense do Ra-Tim-Bum. Em especial tem que ser elogiado os comerciais que passam durante o programa, como o brinquedo invisivel para cachorro (cachorro não incluso) e o hibrido entre pasta de dente e graxa de sapato - você não sempre odiou ter que escolher entre um ou outro?
"Invisible Dog Toy" o que é? Absolutamente nada. Apenas agarre e jogue. Cachorro não incluso. |
Adicione a isso o apresentador que parece um primo surreal do Silvio Santos, os personagens com menos noção ainda e temos algo que parece um episódio particularmente estranho (mas bom) de Doctor Who. Quer dizer, olhe a reação do nosso vendedor de carros usados quando ele para no square da bomba (que faz você perder a rodada):
Corra, corra e se salve Otis... AWMYGAAADDDDDDD! |
Ah, não se preocupem, ele vai ficar bem. O apresentador nos garante que a bomba é meramente metafórica... seja lá o que isso signifique. Mas então, voltando ao ponto, Twisted é um jogo com uma boa atmosfera e um humor surreal que eu não posso deixar de apreciar.
E O JOGO?
Que jogo?
ISSO É UM VIDEOGAME, DEVE TER ALGUMA COISA PARA VOCÊ FAZER ALÉM DE ASSISTIR CUTSCENES.
O que? Aaaahh... o jogo... eu quase tinha esquecido. Então, a coisa de Twisted enquanto jogo é... que não tem quase nenhum realmente - como se tornou a marca registrada do 3DO, não existe muito "o jogo" e sim mais uma coleção de minigames bobinhos.
No começo do seu turno você joga um dado virtual que diz quantas casas você vai andar - o objetivo é chegar ao final das 90 casas do tabuleiro antes dos adversários. Como umm boardgame bem básico, existem casa de "jogue novamente", perdeu a rodada e o infame "wheel of torture" que é como a prisão no Banco Imobiliário e você fica preso perdendo rodadas lá até ter uma combinação três itens da mesma cor.
Mas essas são casas "especiais", a grande maioria delas é o "Pick your challenge" em que você enfrenta um de 8 minigames incrivelmente básicos, se tiver sucesso você continua jogando se falhar passa a vez.
E quando eu digo básicos, são básicos mesmo: existem dois jogos da memória (um com imagens, outro de sons), um whack-a-mole, um de responder quizz, algumas variações de "monte a imagem" e... é isso. 3DO fazendo o que faz de melhor, senhoras e senhores: um videogame que custava dez salarios minimos em 1994 para jogar minigames que você encontraria em minigame de banquinha de camelô.
Dois tipos de jogo da memória e um whack-a-mole, seu console de dez salários minimos in a nutshell |
A ideia de fazer um boardgame onde você interage e até mesmo pode sacanear outros jogadores não é ruim, tanto que anos depois a Nintendo fez isso funcionar com a série Mario Party, mas a verdade é que para ter um bom jogo sobre minigames... bem, você precisa ter bons minigames. Com o minimo de esforço humano, o que definitivamente não é o caso da biblioteca do 3DO que apenas vomitava minigames a toque de caixa apenas para fazer volume - e infelizmente Twisted é apenas mais um desses casos.
Como eu disse, o senso de humor e a apresentação de Twisted são realmente legais e vale a pena dar uma olhada uma vez se mais nada apenas para ver os videozinhos. Pena que faltou um jogo por baixo dessa apresentação.
Box publicado na SGP de agosto de 1994 |
Bem, pelo menos é um jogo exclusivo de 3DO que tem ALGUMA coisa que dá pra recomendar, olha só! Se isso não é evolução, eu não sei mais o que seria. Nesse ritmo, por volta de 2005 o 3DO vai estar voando!
... o que definitivamente não vai impedir seus amigos para quem você quis ostentar o 3DO no começo do texto de zoarem você até o fim dos tempos e depois irem para casa de alguém menos loser jogar SUPER MARIO KART.
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 005