domingo, 14 de março de 2021

[SNES/MD] BEAVIS AND BUTT-HEAD (Novembro de 1994) [#651 #652]


Ah, anos 90, anos 90, o que eu faço com você? Porque não, sério, eu tento de verdade ser compreensivo, eu tento me colocar nos seus sapatos, mas puta que me pariu, cê não se ajuda né? Tem dias que eu vejo essas coisas que rolavam nos anos 90 e a única coisa que consegue passar pela minha cabeça é:


sábado, 13 de março de 2021

[MEGA DRIVE] PULSEMAN (Julho de 1994) [#650]



Uma coisa que provavelmente você não sabe é que a mitocôndria, a parte da celula que converte oxigênio em energia, já foi um ser vivo independente que um dia (a bilhões de anos atrás) foi engolida por uma célula maior e acabou sobrevivendo ali ao ponto que ao longo de gerações e gerações se fundiu com a celula maior. Estando assimilada a tanto tempo, hoje ninguém mais lembra que as mitocondrias já foram um ser independente - nem mesmo ela própria.

E isso explica muito bem o que é a Game Freak. Hoje todo mundo conhece a Game Freak como "aquele estúdio dentro da Nintendo que faz os jogos Pokémon", mas é fácil esquecer que um dia a Game Freak já teve vida própria antes de ser assimilada pela Nintendo.

E que empresa a Game Freak é enquanto produtora independente? Uma bem esquisita.

sexta-feira, 12 de março de 2021

[SUPER NINTENDO] MICHAEL JORDAN: Chaos in the Wind City (Novembro de 1994) [#649]



Sabe, eu gosto de pensar em mim mesmo como um gamemaníaco de mente aberta. Eu costumo achar que eu tendo a deixar todos meus preconceitos de lado e realmente tentar julgar o jogo pelo que ele se propõe a fazer. O que eu ainda acho que faço melhor do que a maioria, mas então de vez em quando vem um jogo desses que me ensina a novamente calçar as sandálias da humildade.

O exemplo em caso de hoje é, acredite ou não, Caos da Cidade do Vento do Miguel Jordão. Esse é um jogo que eu tenho ciencia da existencia dele desde minha tenra idade, e desde então tive tanto interesse por ele quanto tenho por decorar todos os 15 primeiros números decimais do Pi.

Michael Jordan é conhecido por frequentemente fazer movimentos que parecem cena de anime, como essa enterrada pulando quase de fora da area.

quinta-feira, 11 de março de 2021

[SUPER NINTENDO] INDIANA JONES GREATEST ADVENTURES (Outubro de 1994)[#648]



Existem vários conceitos que eu gosto de verdade em Star Wars, assim vários personagens desse universo ao longo de decadas, desde o Luke até o baby Yoda. Entretanto um personagem que eu nunca fui paaaaaarticularmente fã foi o Han Solo, mesmo que seja adorado pelo fandom.

Han Solo é um personagem do Harrison Ford, o que meio que já é uma descrição em si própria porque Harrison Ford é um daqueles atores que sempre interpreta o mesmo personagem não importa em que filme ele esteja. Ele sempre interpreta o cafageste meio indiferente e meio sem saco pra essa merda seja em Star Wars, seja no futurista ano de 2019 de Blade Runner. 

Tanto que existe uma teoria na internet que Indiana Jones é apenas um sonho do Han Solo enquanto ele esteve congelado na carbonita - o que é criativo, eu dou isso a eles, mas a realidade é que o mesmo personagem mais porque o Harrison Ford é um ator limitado e o George Lucas também não é um escritor muito melhor não.


quarta-feira, 10 de março de 2021

[MEGA DRIVE] CONTRA: Hard Corps (Agosto de 1994)[#647]


Dificuldade em videojogos é uma coisa tricky, embora não é algo que eu sou idealmente contra. Um jogo ser dificil pode ser uma escolha de design, e em vários jogos de sucesso é como o Ninja Gaiden do Xbox ou Cuphead (eu ia chamar de "recente" mas já fazem 4 anos, carai o tempo passa mesmo). E claro, não tem como não lembrar do jogo mais influente da década passada que fez praticamente todos os jogos de ação pegarem elementos do seu gameplay (até mesmo God of War): Dark Souls.

O meu problema não é com a dificuldade per se e sim que nos anos 90 mais frequentemente sim do que não ela não era usada como uma escolha deliberada de gameplay e sim como uma ferramenta barata para tornar o jogo artificialmente mais longo. Eu posso pensar aqui em vários exemplos de jogos que seriam jogos perfeitamente bons, até mesmo clássicos atemporais mas que foram cagados porque ou os produtores ou a publisher meteu a mão no jogo para fazer ele "render mais". 

terça-feira, 9 de março de 2021

[SUPER NINTENDO] ILUSION OF GAIA (ou ILUSION OF TIME na Europa) [Setembro de 1994] [#646]



 Então, Ilusão da Gaia né? Eis um jogo que é bastante complicado de falar a respeito e eu passei um bom tempo procurando um angulo adequado para aborda-lo porque esse é um jogo bastante, bastante pecúliar: ele é um jogo muito bom (de fato, praticamente todas as melhores listas de RPG invariavelmente do SNES citam ele) mas ao mesmo tempo ele é um jogo muito, muito ruim ao passo que se o programador tivesse substituido partes dele por apenas dar cabeçadas no teclado o resultado seria o mesmo.

O que eu seriamente desconfio que aconteceu em partes desse jogo.

domingo, 7 de março de 2021

[SUPER NINTENDO] SUPER STAR WARS: The Return of the Jedi (Outubro de 1994)[#645]

A capa ocidental do jogo não tem nada de errado com ela, mas por algum motivo eu prefiro a capa japonesa...

Oh well, então Super Star Wars, né? Por muito tempo eu evitei falar sobre os jogos dessa série aqui, mas como esse é o final da trilogia suponho que seja necessário. Veja, a coisa com os jogos SSW é que eles são, hmm como posso colocar de uma forma que me faça entender... ah, já sei: INJOGÁVEL. Sim, sasporratudo são completamente injogaveis.

De fato, são jogos muito bonitos para um jogo de SNES, a trilha sonora é bastante fiel aos filmes (já que o Super Nintendo não soa como um gato com laringite como o Mega Drive), e os jogos reproduzem as cenas mais iconicas de cada filme de uma forma criativa. É tudo que você poderia esperar de uma boa adaptação de filme para videgoame, exceto que essas merdas são tão dificeis, tão dificeis mas tão dificeis que até hoje eu não vi UMA lista de jogos mais dificeis do SNES sem citar esses jogos.

sábado, 6 de março de 2021

[32X] COSMIC CARNAGE (ou "Cyber Brawl" no Japão) (Novembro 1994)[#644]



No final de 1994, a Sega estava em guerra declarada. O que, você pode pensar, era algo apenas esperado. Afinal eles tinham o segundo lugar no mercado mais lucrativo do entretenimento e todos os peixes grandes agora queriam uma fatia desse mercado (gente como a Sony, a Panasonic e até mesmo a Microsoft estava começando a se interessar pelo assunto). Não bastasse tentar lutar para tentar tirar o primeiro lugar da Nintendo, eles tinham uma luta dia e noite para apenas manter o segundo lugar.

Então, sim, claro que a Sega vivia dia de guerra...


... exceto que a guerra da Sega não era contra a Nintendo, contra a Sony, a Panasonic ou mesmo a Atari. O inimigo que a Sega saiu de casa armada até os dentes para matar e não descansaria até faze-lo era... a própria Sega.

sexta-feira, 5 de março de 2021

[SNES/MD] BOOGERMAN: A Pick and Flick Adventure (Novembro de 1994)[#643]

Imagine, por um momento, que estamos na reta final de 1994. E imagine, apenas pelo esporte disso, que você é o público alvo pretendido pela indústria de videogames: um pré-adolescente repleto de atitude contra o "sistema" desses coroas, saca cara?

Apenas imagine isso.

quinta-feira, 4 de março de 2021

[MEGA DRIVE] ZERO TOLERANCE (Setembro de 1994) [#642]


Recentemente foi chamado a minha atenção que a forma que eu escrevo meus textos passam a impressão que minha analise pode parecer um pouco tendenciosa contra a Sega e em favor da Nintendo. Enquanto é verdade que eu fui abençoado crescendo com os consoles da Nintendo e não suas contrapartes miseráveis de dor e sofrimento da Sega (dado que minha família me amava), ainda mais verdade é que eu prezo pela isenção e imparcialidade nas analises puramente técnicas que eu faço dos videojogos.

VOCÊ REALMENTE NÃO PERCEBE A IRONIA NO QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO, NÉ?

Não faço ideia de que contradição seria essa, mas prosseguindo o ponto é que o meu objetivo aqui é fazer uma analise tecnica, isenta das discussões nostalgicas que eclipsam tudo que se fala a respeito de jogos antigos. Não, este blogo é sobre objetividade, fatos e analises cientificas!

NÃO ACHO QUE VOCÊ FAZ IDEIA DO QUE ESSES ADJETIVOS SIGNIFICAM.

Apenas marginalmente. De qualquer forma o que eu quero dizer é que para provar que não tenho nenhum preconceito para com os jogos da Sega e nada melhor que um jogo exclusivo do Mega Drive que leva o console a limites inimaginaveis. Então é hora de positividade sobre o Mega Drive para calar os criticos!

DE ALGUMA FORMA, EU REALMENTE DUVIDO DISSO...