quinta-feira, 11 de março de 2021

[SUPER NINTENDO] INDIANA JONES GREATEST ADVENTURES (Outubro de 1994)[#648]



Existem vários conceitos que eu gosto de verdade em Star Wars, assim vários personagens desse universo ao longo de decadas, desde o Luke até o baby Yoda. Entretanto um personagem que eu nunca fui paaaaaarticularmente fã foi o Han Solo, mesmo que seja adorado pelo fandom.

Han Solo é um personagem do Harrison Ford, o que meio que já é uma descrição em si própria porque Harrison Ford é um daqueles atores que sempre interpreta o mesmo personagem não importa em que filme ele esteja. Ele sempre interpreta o cafageste meio indiferente e meio sem saco pra essa merda seja em Star Wars, seja no futurista ano de 2019 de Blade Runner. 

Tanto que existe uma teoria na internet que Indiana Jones é apenas um sonho do Han Solo enquanto ele esteve congelado na carbonita - o que é criativo, eu dou isso a eles, mas a realidade é que o mesmo personagem mais porque o Harrison Ford é um ator limitado e o George Lucas também não é um escritor muito melhor não.


Harrisson Ford é um dos últimos legados da escola de atuação canastrona dos anos 50 que foi imortalizada por Clark Gable e sua entonação cantada que provavelmente diria algo como "eu te amo... boneca!" que na época parecia muito foda.

Meeeh, definitivamente não é a minha coisa tenho que dizer. De modo que eu acho o Han Solo okayish em Star Wars mas de longe é uma das coisas menos importantes do filme pra mim.


Ainda sim, Han Solo e seu jeitão "i dont care, kid" era extremamente popular na época e George Lucas percebeu que esse afã de popularidade era exatamente o que ele precisava para tirar da gaveta um antigo projeto pessoal seu. 

Em 1973, George Lucas tinha escrito "As Aventuras de Indiana Smith", que assim como Star Wars era uma homenagem a literatura pulp que ele consumia quando criança. Só que ao invés de viagens espaciais novelescas, esse projeto era uma homenagem aquelas aventuras exóticas no coração da Amazonia ou algum lugar assim que para um cidadão de classe média do hemisfério norte era tão próximo da sua realidade quanto Marte.

Curiosamente, Indiana Jones não faz diferença para o seu próprio filme. No fim os nazistas abrem a Arca da Aliança e são derretidos pelo poder de Deus, o que teria acontecido mesmo que Indy não existisse. Na verdade eles teriam levado para Hitler abrir a arca (e ter sua cara derretida), eles só não fazem isso porque são "enganados" pelo Indy a abrir a arca antes. Obrigado por impedir que a guerra não terminasse dez anos antes, seu mangolão!

Assim ele aproveitou a popularidade indescritível que ele obteve com Star Wars e que faria todos os produtores do mundo implorarem para lhe dar dinheiro para sua próxima grande coisa para fazer esse projeto ir pra frente com Harrisson Ford como protagonista. 

Essas ideias já estavam mais ou menos arrumadas quando em maio de 1977, Lucas estava em Maui de férias aproveitando o enorme sucesso de Star Wars e encontrou seu antigo amigo e colega Steven Spielberg, que também estava de férias após Contatos Imediatos do Terceiro Grau. 


Spielberg disse a Lucas que estava interessado em fazer um filme do James Bond, mas Lucas lhe contou que tinha uma ideia "melhor do que James Bond", descrevendo suas ideias para uma aventura pulp contra nazistas nos anos 30. Spielberg adorou a ideia e ficou acertado que George Lucas escreveria o argumento do filme (que é a ideia geral do filme antes dele ser adaptado para o formato de roteiro) e Spielberg dirigiria.

Adicione a isso a parceria do velho amigo de ambos John Williams fazendo a trilha sonora e o resultado foi isso:



"Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" foi a maior bilheteria de 1981 e uma referencia que moldou a cultura pop até os dias de hoje já que ainda vemos várias obras inspiradas nesse filme como A Múmia, Tomb Raider ou Uncharted. O que resultou em filmes okays, "Han Solo em um aventura na selva" não é a pior ideia do mundo para um filme... embora não seja nem de perto tão sagrado quanto os fãs enchem o saco - esse filme tem o mesmo problema que Ghostbusters que é um filme okay mas não é a ascenção mágica dos puppies poneys que os fãs alegam ser.

E curiosamente não é apenas o filme que é "As Loucas Aventuras de Han Solo", porque o jogo do Indiana Jones para Super Nintendo é literalmente SUPER STAR WARS com novas fases. A Lucas Arts pegou o mesmo jogou que saiu logo antes e basicamente mudou o sprite dos personagens. 

Inclusive as "fases de veículos" de Star Wars que ganharam um reskin

Esse jogo do Indiana Jones é tudo que eu disse sobre SUPER STAR WARS: The Return of the Jedi, só que sem a dificuldade insana e com Indy usando um chicote ao invés de um blaster ou um lightsaber. O que é bom. A parte ruim é que tiraram tudo que faz aquele jogo único: os personagens variados com habilidades diferentes, não tem upgrade de armas, nao tem Force Powers, é só Indy com seu chicote, as vezes uma pistola e ocasionalmente uma granada. Então ele é mais ... meh.

Porém se você sempre quis jogar um mod de SUPER STAR WARS só que com o Indiana Jones, bem, é exatamente isso que esse jogo é! A maior diferença desse jogo para Star Wars é que ele usa bastante a mecanica de se pendurar com o chicote ao invés de ter pulo duplo (Jones não está muito conectado com a Força, eu suponho) e que esse único jogo cobre os três filmes ao invés de ter um jogo para cada filme (suponho que Indiana Jones não é popular o suficiente pra isso).


Com efeito esse jogo é tão um mod de Star Wars que eu não tenho muito a dizer sobre ele que eu já nõa tenha dito no texto que eu escrevi essa semana ainda ao passo que e eu considerei bastante nem fazer um post só sobre ele e sim incluí-lo como um adendo ao post de Star Wars. O que no fim eu decidi não fazer porque ia ficar muito bagunçado a parte das revistas e esse blog é todo sobre organização, afinal

AHAHAHAHAHAHA CLARO QUE É!!!

Obrigado pelo seu input valioso, Jorge. Bem, então para encerrar farei como a Ação Games e dizer "Indiana Jones é isso aí, quem viver ... verá!"

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 074


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 007


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 002