segunda-feira, 5 de setembro de 2022

[#967][Set/96] THREE DIRTY DWARVES

Este blog não é apenas diversão, é também muita informação e por isso mesmo hoje nós vamos desmistificar um conceito equivocado que muitas pessoas tem a respeito dos videogames: Three Dirty Dwarves não é, eu repito, NÃO É a continuação ou o sucessor espiritual de THE LOST VIKINGS. Sim, eu sei que é uma ideia muito comum, mas apenas não está correta.

O QUE? ABSOLUTAMENTE NINGUÉM ALÉM DE VC PENSAVA ISSO!

Hã... bem, pode ser, mas isso é meio que tudo que eu lembrava desse jogo, que eu achava que era algum tipo de spin-off de THE LOST VIKINGS. Acontece que não é, não tem nada haver nem é minimamente relacionado. Isso sendo esclarecido para todo mundo que tinha essa ideia errada...

OU SEJA, APENAS VC

... isso sendo esclarecido para mim, vamos ver que tipo de jogo os três anões sujos são.

domingo, 4 de setembro de 2022

[#966][Out/96] POWERSLAVE (ou "Exhumed" na Europa)


1996 foi um ano complicado para se lançar um FPS. Isso porque, pra começar, QUAKE chegou chutando o pau da barraca e reformulou a forma como se pensava o próprio genero. A formula de não apenas o jogo ser inteiramente 3D, mas usar o teclado para andar e o mouse para mirar passou a ser o novo padrão a ser seguido.

Claro, tem que ser considerado que a ID Software tinha acabado de inventar o estilo e ia levar um tempo para outras empresas aprenderem a emula-lo, porém não muda o fato que poucas coisas podiam competir pela atenção dos jogadores com QUAKE. Uma delas era tentar a sorte com o bom e velho estilo de faux-3D de DOOM, porém nesse nicho também era muito dificil competir com a atitude incrivelmente noventista de DUKE NUKEM 3D.

Então sanduichados entre QUAKE e DUKE NUKEM 3D, não se sinta particularmente culpado se você não conhecer vários outros lançamentos do genero FPS nessa época. O que inclui nunca ter ouvido falar nesse Escravo Poderoso, já que mesmo na época ninguém estava prestando muita atenção. Mas isso sendo dito, que espécie de jogo esse é então?

sábado, 3 de setembro de 2022

[#965][Ago/96] OVERBLOOD


Em 1996, quando RESIDENT EVIL saiu para o PS1 e se tornou uma dos maiores sucessos pangalacticos globaliticos, tão grande que dura a até os dias de hoje, muitas pessoas perderam a bacurinha. Não apenas os jogadores da época, maravilhados pela experiencia de terror de sobrevivencia com pitadas de ação, puzzle e filme B, mas também os desenvolvedores de jogos que pensaram "hã, essa formula é o segredo do sucesso para fazeres muitos dinheires!".

Então, obviamente, muitas desenvolvedoras começaram uma corrida do ouro para fazer um RESIDENT EVIL para chamar de seu. O problema, no entanto, é que se fosse fácil fazer um RESIDENT EVIL, então qualquer um teria feito um RESIDENT EVIL, dã. O que tivemos no lugar foi uma leva de tentativas de clones de RESIDENT EVIL que são francamente HEDIONDOS. Como por exemplo, eu já falei aqui de FADE TO BLACK, que é uma tentativa de emular RESIDENT EVIL... só que uma tentativa muito, muito, muito ruim. Oh Deus, como é ruim. Na verdade teria que melhorar muito para ser "apenas" ruim... bem, voce pegou a ideia. 

De qualquer forma, entra no jogo de emplacar o seu RE a Riverhill Soft, uma empresa japonesa conhecida por... bem, nada realmente. Fazer ports de jogos para o PC Engine e FM Towns (como o port de PRINCE OF PERSIA ou FACEBALL 2000). Os seus jogos próprios mesmo não eram nada realmente para se escrever para casa a respeito, como HYPER 3D TAISEN: Gebockers. Vish, temos um ambiente propicio a grandes coisas aqui ou o que?

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

[#964][Set/96] PROJECT OVERKILL


Tem uns jogos que eu jogo, aí eu olho pra ele, aí eu jogo mais um pouco, então eu olho pra ele, reflito um pouco sobre o que eu acabei de ver, reflito sobre como minha vida acabou parando nessa situação, amaldiçoo a primeira criatura devoniana que saiu do oceano para a terra firme, e então por fim olho para o jogo novamente. Após tudo isso feito, me cabe apenas bradar em alto e bom som: ESSES DESGRAÇADOS FUMARAM SABONETE PHEBO ANTES DE FAZER ESSA PORCARIA, É A ÚNICA EXPLICAÇÃO!

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

[#963][Ago/96] ALBERT ODYSSEY: Legend of Eldean (ou "Albert Odyssey Gaiden" no Japão)


Então finalmente chegamos ao dia tão aguardado de falar sobre uma das mais tradicionais franquias do RPG, a prosopopeica, a intrínseca, a ululante... ODISSEIA DO ALBERTO! E sobre ela eu tenho a dizer que... que... bem, eu não faço ideia do que é essa coisa realmente. Quer dizer, sério, eu não posso saber tudo sobre todas as coisas, e se tem uma franquia de RPGs que eu nunca tinha ouvido falar antes é essa.

A odisseia do Albertão da Massa é um RPG para Super Nintendo de 1993 e que teve uma continuação no final de 1994, ambas nunca lançadas no ocidente. A boa noticia é que não precisamos saber maiores detalhes sobre esses jogos pq essa é uma aventura Gaiden - um tipo de história que se passa no mesmo mundo, mas não tem relação nenhuma com a narrativa principal. Os japoneses gostam de fazer bastante esse tipo de coisa pq é uma forma simples de fazer uma grana sem esculhambar com o canon de uma franquia, e esse é o caso aqui.

Então essa é a uma hora tão boa para conhecer as albertices robertices quanto qualquer outra, certo? Hã, mais ou menos...

terça-feira, 30 de agosto de 2022

[#962][Set/96] MUPPET TREASURE ISLAND


Agora "The Muppets" é um caso curioso na minha vida: embora o programa nunca tenha passado em TV aberta, ainda sim é algo pelo qual eu tenho bastante carinho. Em primeiro lugar, eu conheci os Muppets pelo desenho animado spin-off "The Muppet Babies" que era uma versão dos personagens como bebês (o que era uma moda na época, vide Tom e Jerry Kids ou O Pequeno Scooby-Doo). Durante muitos anos eu nunca soube que Muppet Babies era um spin-off de outro programa, pra vc ver como a informação funcionava naquela época...

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

[#961][Dez/90] ACTRAISER


De todas as desenvolvedoras de jogos, é dificil encontrar uma empresa com uma linha editorial mais clara do que a Nintendo. Essencialmente eles são a Disney dos videogames: seu negócio são conteúdos family friendly em que o objetivo primário é não ofender ninguém da mínima forma possível.

Isso quer dizer que os jogos de Nintendinho, e posteriormente de Super Nintendo, passavam por uma censura pesada na mão da Big N antes de serem lançados pq não podia incomodar nenhuma vovó que estivesse passando pela sala. O que resultou em coisas bizarras, tipo MORTAL KOMBAT ter sido lançado no Super Nintendo com cortes family friendly. Porra véi, fucking MORTAL KOMBAT, um jogo de luta fraco cujo todo o ponto do jogo é apenas sua violencia!

Acima a versão "family friendly" do Super Nintendo, enquanto no original o Sub-Zero arranca a cabeça com coluna e tudo

Porém não é apenas violencia que a Nintendo censurava, mas qualquer tema minimamente controverso. Não que em 1990 os jogos fosse veículos de discussões sociais ou nada do tipo, porém a Nintendo não corria nenhum risco e por exemplo qualquer simbolo levemente religioso era censurado no ocidente. Serião:

domingo, 28 de agosto de 2022

[#960][Out/96] GRID RUNNER


Okay, eu tenho que começar dizendo o seguinte: eu realmente gostava da intro da Virgin na era dos 32 bits. É meio bobo, mas pra mim parecia tão maneiro, tão "é o futuro" e a sensação que eu realmente estava jogando um jogo do mais moderno que poderia existir... o que não estava errado, na época, pelo menos.


Eu apenas queria compartilhar isso, agora comecemos os trabalhos!

sábado, 27 de agosto de 2022

[#959][Mar/96] PUZZLE BOBBLE 2X (ou "Bust-A-Move 2: Arcade Edition" no ocidente)

 

Então, Puzzle Bobble 2... aquele famoso jogo dos dragãozinho que disparam bolotinhas para destruir cachos de uvas mutagenicas. Também conhecido como o jogo que você definitivamente teve instalado no celular em algum ponto da vida. Você sabe, os clássicos.


E ao ver a imagem acima, você meio que já sabe tudo que precisa saber sobre Puzzle Bobble. Como eu disse, os clássicos são clássicos por uma razão. Então a pergunta que realmente deve ser feita é: o que mudou nesse segundo jogo?

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

[#958][Mar/96] ROBO PIT


Eu estou seriamente pensando em começar uma nova sessão aqui, chamada "De Boas Intenções...". Pq se tem um jogo que é bem intencionado, definitivamente é o Poção dos Robos aqui. Mas vamos começar do começo: Poço dos Robos é uma história sobre o apocalipse das máquinas, porém um take mais leve nessa proposta.

MAIS LEVE COMO, EXATAMENTE?

Colocando olhinhos fofos neles, não tem como ficar chateado com as máquinas por terem substituido a raça humana se eles tem Googly Eyes, né?