quarta-feira, 22 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 015] WWF WRESTLEFEST (Arcade, 1991) [#225]




Existe algo intrinsecamente complicado em fazer um jogo de wrestling. Porque wrestling não é o mesmo que uma luta de verdade e não deveria passar a sensação de ser apenas um jogo de luta como qualquer outro. Então como, exatamente, você faz um jogo de luta que passa a sensação de fingir ser uma luta?

Essa é uma pergunta dificil, e não acho que exista uma resposta simples para isso. Tanto que até hoje eu não consigo jogar os jogos da série WWE 2kxx, por mais que eu gostaria. Porém os jogos dessa série são de um arcanismo todo próprio, e você não consegue jogar se já não for um iniciado no genero. Aprender a jogar WWE 2k não é como jogar Street Fighter, que é só pegar o controle e sair tocando terror, você precisa literalmente aprender um genero de jogo inteiramente novo e que só se aplica a esta franquia em particular.

Agora, a coisa interessante, é que jogos de wrestling meio que sempre foram desse jeito e embora WWF Wrestlefest seja exponencialmente mais simples que seus descendentes modernos (tem apenas dois botões, afinal), muito engana-se quem acha que vai ser um passeio no parque com um clone de Final Fight dentro de um ringue.

Mas vamos começar do começo.




Os jogos de arcade sempre ostentaram gráficos incríveis para suas respectivas épocas, e esse título não é exceção. Os sprites são altamente detalhados, brilhantes e de uma qualidade muito alta para esse período de tempo. Todos os lutadores, como o Homem de Um Milhão de Dolares ao Ultimate Warrior parecem incríveis, e não tem chance de você não saber quem é quem.

Um dos aspectos mais impressionantes dos gráficos é o fato de que você pode ter 6 jogadores na tela ao mesmo tempo. Smackdown! 2 de alguns anos depois só consegue mostrar 4 wrestlers de cada vez! Adicione a esses fatos vozes digitalizadas com os bordões dos wrestlers da época e você está olhando para um jogo tecnicamente espetacular em sua época.

Mesmo hoje não há problemas com a aparência do jogo, já que você não terá problemas para ver o que está acontecendo, embora isso não seja o mesmo que dizer que seja fácil entender o que está acontecendo na tela. O principal problema desse jogo é que se trata de um jogo de até seis personagens simultaneos, sendo 4 possiveis jogadores humanos... e não há um marcador de qual personagem é o seu. Sabe aquela setinha camarada indicando 1P, 2P, etc?


Então, Wrestlefest não faz nada disso. E com até seis homenzões enormes na tela, é fácil perder o controle de quem é você ou onde seu personagem está, principalmente quando muitos dos golpes envolvem fazer uma grande pilha de caras grandes.


Os controles são outro problema. Como o jogo tem apenas dois botões, ele confia bastante em você estar no lugar certo na hora certa para performar certos movimentos... e não é sempre que você como jogador tem muita ideia de quais são ou quando. Alguns desses movimentos são, inclusive, cruciais para a sobrevivencia na luta como fazer tag ou voltar para o ringue, são coisas que se você não fazer na hora certa você perde e... boa sorte descobrindo como.

Tal qual os jogos modernos de wrestling, a sensação que passa é que esse é um arcanismo reservado apenas aos previamente iniciados.

Isso diminui a diversão de um jogo que, de outra forma, se esforça bastante para fazer todas as coisas certas. A luta é "narrada" pelos comentaristas da época (eu realmente adoraria ver uma versão moderna desse jogo com o Booker T e o Corey Graves se estranhando nos comentários durante a luta), as entradas dos lutadores estão todas lá (embora sem as musicas tema por questões de direitos) assim como os signature moves clássicos de cada wrestler







Eu apenas posso imaginar o quão radicalmente irado era ver esses golpes em um jogo da época, em um paralelo moderno eu totalmente perderia a minha merda ao ver um jogo com o Five Knuckle Shuffle do John Cena ou o Armbar Lock da Ronda Rousey.

Fora do ringue também é possível encontrar cadeiras, escadas ou mesmo usar os degraus como arma, dependendo do cenário que você estiver lutando (existem alguns tipos diferentes de cenário, até mesmo uma cage match). Então, é, todos os detalhes que podiam estar lá... estão de fato lá. Kudos a Technos por isso.

A vitima leva uma degrauzada nas costas, esta noite no RAW



O jogo ainda tem dois modos de jogo.

O primeiro modo de jogo é o Royal Rumble, que é onde seis caboclos lutam ao mesmo até todos os outros serem eliminados (seja serem jogados por cima da corda ou por pin, que naquela época era usado em Royal Rumble) e só restar um. Este modo conta apenas com uma partida, mas é uma partida longa (se você durar ou tiver fichas o bastante, isso é).

O outro modo de jogo é o Tag-team Championship, que é o modo "campanha" do jogo (algo não tão comum assim em um arcade de esportes da época), onde você monta uma dupla e vai lutando contra outras duplas até enfrentar os campeões de Tag Team da época, a Legion of Doom (que não são personagens selecionaveis)




Em 1991, Wrestlefest era o melhor que dava para fazer em um arcade de wrestling. Tinha tudo o que você poderia querer de um jogo do genero e mais um pouco. Se Wrestlefest tivesse sido lançado para os consoles domésticos, dando tempo ao jogador de aprender o jogo, ele teria sido lembrado para sempre como um clássico de todos os tempos. No entanto, sendo um jogo de fliperama onde uma ficha não é suficiente para entender o que está acontecendo, diminui muito dos bons momentos que você poderia ter na máquina.