sexta-feira, 24 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 023] SIDE POCKET (SNES e Mega Drive, 1992) [#226]

 

Existe uma categoria muito especifica de videojogos que são o que eu costumo chamar de "jogos que o mundo inteiro caga para eles mas por algum motivo que ninguém sabe explicar direito foram insanamente populares no Brasil". Working title.

Este genero sendo melhor representado, obviamente, por Top Gear. Bem, perda deles porque Top Gear é de fato um baita jogo e tal (não melhor que Racing Drivin segundo a Ação Games). Certo, mas hoje eu quero falar de outro jogo dessa categoria que se você ler um review dele em qualquer lugar da internet vai ser descrito como um jogo bastante simplista ao ponto de ser sem graça, enquanto eu não conheci ninguém por aqui na época que não jogou este jogo e o adora. Seria Side Pocket outra perola injustiçada pela comunidade gamer internacional, ou estariam os brasileiros apenas bostejando? 

As respostas esta noite, no Globo Reporter.

Tem algo profundamente incomodo com essas pernas...


Side Pocket é uma série de jogos de bilhar que começou nos arcades em 1986, e que é um jogo que tem bastante inspiração na onda de videogames de golfe que foram lançados naquela época. Você mira com ajuda de uma linha pontilhada, você escolhe a força pressionando um botão para iniciar um medidor e pressiona o botão novamente para pará-lo no nível desejado, você pode aplicar spin, escolhendo onde você bateu na bola. É simples, intuitivo e rápido de pegar - muito importante para um jogo de arcade.

Claro, quando você pensa sobre isso o conceito é meio estranho: em 1986 os lugares que tinham arcades nos US and A não eram o que nós viemos a conhecer como fliperamas, e sim eram mais bares, lancherias e butecões da vida - lugares onde era mais facil você encontrar uma mesa de sinuca de verdade (que era mais barata que um arcade também), mas enfim.

Talvez ciente disso, a Data East decidiu que seu jogo precisava de uma vantagem sobre a sinuca da vida real e em 1987 eles lançaram uma versão atualizada do jogo: Pocket Gal. Qual a vantagem estratégica, você pergunta?


Tits, of course.


Glorious 8-bit tits.

O objetivo do Pocket GAL é marcar pontos suficientes para avançar em cada rodada, o que não é tão simples como apenas encaçapar todas as bolas. Encaçapar é uma palavra engraçada. Mas enfim, apenas botar as bolinhas nos buracos não vai te render uma pontuação alta o suficiente, então você tem que obter pontos extras por encaçapar bolas em sequencia, ou na ordem numérica, ou as colocando em buracos bônus especialmente marcados.


 Se você atingir a pontuação, você passa para a próxima fase, mas não antes que a menina que você acabou de vencer tire todas as suas roupas em uma exibição de pixels que tem todo o erotismo selvagem de um sanduíche de salada de ovo.


Embora ver tetas em arcades não é algo que acontece todo dia, são suas expressões que realmente me intrigam. Francamente, este é um grande avançado do tipico olhar de "por favor, não olhe para mim" que os japoneses colocam em situações como esta, e é bastante animador ver as meninas nuas que não estão fazendo isso contra a vontade.  "Yep, eu perdi esse jogo de sinuca. Bem, hora de tirar a roupa" seus rostos parecem dizer, e elas parecem bem ok com isso. Hm, reparei que estou gastando muito tempo refletindo sobre consentimento de pornografia pixelada de 1987, talvez seja meu melhor interesse seguir em frente

Enfim, eventualmente a série Side Pocket saiu dos arcades e migrou para os consoles domésticos. Pouco surpreendentemente, as tetas digitalizadas não seguiram com ela. 


Saem tetas de 8 bits, entra esse cara contemplando estilosamente o horizonte da cidade antes de entrar em seu carro e fugir sem olhar para trás das suas dividas de jogo com a máfia russa. A versão de SNES e Mega Drive de Side Pocket é o mesmo jogo que o original, apenas com gráficos muito melhores e nenhum traço de nudez. Aonde o original também oferecia poucas opções sobre onde bater na bola, agora você pode fazer alguns truques bem interessantes batendo em lugares diferentes da bola branca para dar efeitos diferentes a sua tacada.


E aqui está a coisa realmente sobre Side Pocket: ele não é exatamente um jogo de sinuca no sentido convencional da palavra já que o jogo ofecere poucos modos de jogo e o single player apenas um. Realmente neste sentido ele não é tão incrivel. No que ele compensa, no entanto, é em ser um puzzle de sinuca...

... taí algo que eu nunca achei que diria, mas enfim...



Após atingir a pontuação minima em cada fase, você só avança para a próxima se tiver sucesso em um minigame que envolve dar tacadas mirabolantes para encaçapar todas as bolas sem quebrar as taças. Dada a quantidade de opções que você tem para dar efeito na bola, o desafio é descobrir o angulo, a força e o efeito certo para cada puzzle.

Oh noes, como resolver isso com uma única tacada?
E mesmo fora dos puzzles, quando você está jogando a partida normal o jogo conta bastante que você dê tacadas ninjisticas para encaçapar as bolas em sequencia não importa a situação na mesa para atingir a pontuação minima.


Como jogo de sinuca Side Pocket realmente não faz nada de muito especial - até porque é um fucking jogo de bilhar, não tem muito onde você pode ir longe com isso, afinal. Em compensação, como puzzle de bilhar ele é ... bastente único, eu diria. Certamente não é um conceito que você verá repetido a exaustão por aí, isso eu posso te dizer.

Então os brasileiros estão certos em adorar Side Pocket quando ninguém mais dá a minima para ele? Eu diria que parcialmente. Existem jogos de sinuca com mais modos de jogo por aí, mas não existe nenhum que se foque em ser um puzzle game. Meio a meio.

Estaria totalmente certo com mais da boa e velha nudez feminina voluntária dos arcades originais, mas eu suponho que não se pode ter tudo...


VERSÃO PARA SNES
EDIÇÃO 052