segunda-feira, 11 de julho de 2022

[#921][SAT] PUZZLE & ACTION: 2-do Arukoto wa Sand-R [Out/95]


É isso galera, a Sega finalmente desvendou o segredo! Agora eles colocaram as mãos na formula mágica para o sucesso e nem Deus para a máquina sedenta por vitórias seguista! Que formula é essa, você pergunta? Ora, pegue um personagem semi-popular e coloque ele como protagonista de uma série de minigames japonesamente bizarros! Com essa formula não tem como a Sega perder mais!

VOCÊ QUER DIZER FAZER ALGO TIPO WARIOWARE?

Tipo isso, mas feito primeiro. E no lugar do Wario, temos uma serie de minigames protagonizados por Robo e Mobo!

... A MÃE DE QUEM?

Robo e Mobo, você sabe, os protagonistas de BONANZA BROTHERS! ... não? É, não te culpo, apenas eu e mais três tamagochis lembram de BONANZA BROTHERS... seja como for, esse é mais um jogo japones que a Gamers desencavou dos cafundós das lojinhas de 1 yen e 99 do bairro da Liberdade (ao contrário da Super Game Power que escrevia sobre jogos  japoneses mas com algum critério de renome ou qualidade, vide DRAGON QUEST 6: Realms of Revelation ou BAHAMUT LAGOON), então vamo que vamo e vamo quicando.


Como eu disse, esse jogo é apenas uma série de minigames e quando eu digo "mini" são realmente mini: cada joguinho dura aproximadamente 6-10 segundos, tempo durante o qual vc tem que descobrir o que fazer e vencer. O baratavoa causado pela coisa de não saber exatamente o que fazer dá um burst de adrenalina que aliado a recompensa rápida é de fato uma formula de sucesso que deu origem a 9 jogos e sem sinal de desacelerar.

O que quer dizer que ao que se propoe a fazer, a série Puzzle & Action (ou "Treasure Hunt") não é ruim. Especialmente no coop, dá pra dar umas risadas e tal. Não é algo que se diga "minha nossa é um Mario Party", mas serve pra o que ele tenta.

Isso sendo dito, vamos dar uma olhada nos minigames que eu achei mais legais desse jogo, sim?


Vamos começar com um dos meus favoritos: videogames são ferramentas maravilhosas para vivenciarmos experiencias que de outra forma jamais nos ocorreriam. Como por exemplo, de que outra forma você seria um empurrador de pessoas no metro de Toquio?


Ser empurrador de pessoas é um emprego real pq o subway de Toquio é hardcore desse jeito e isso é uma coisa real ainda hoje em dia, porque claramente Deus nos abandonou ou apenas não se importa. Seja como for, se você é uma pessoa mentalmente saudável e sempre desejou ser um empurrador japonês, esse é o seu jogo.


Bruce Lee acabou de sair do banho, você tem que seca-lo com uma toalha antes que ele pegue um resfriado. Porque essa cena não está em DRAGON: THE BRUCE LEE STORY é algo que jamais saberemos, mas não pode mais ser dito que não existe um jogo de... secar as costas molhadas do Bruce Lee... sim, acontece.


Cura para Calvice - The Game? Temos. Eu nunca entendi qual é a lógica desse minigame, mas você deixa de ser careca e ganha cocotinhas. Essa é a verdadeira lição para a vida aqui, crianças.


Se os beat'm ups fossem compostos por punks como esse que claramente passaram mais vezes do que deveriam na fila buffet, a história dos videogames teria sido completamente diferente...


Eu não sei dizer o que eu gosto mais desse final: o final a lá Seu Madruga esmagado pelo Senhor Barriga, ou que os refens apenas simplesmente levantam e vão embora a hora que eles querem, porque foda-se você.


Um dos puzzles que melhor exemplificam toda estranheza da criatividade jaopnesa... são dois leões bombados se sunginha brigando por um bife e você tem que cortar ele ao meio... para alegria dos seus Jojolions, mas não o tipo legal de Jojolion...


Voltando ao programa...


Eu não faço ideia da logica por trás desse puzzle, mas holy shit, peixes com jetpack usando capacetes de astronauta? E nem é pq eles estão respirando agua la dentro como o Bob Esponja faz em alguns episódios quando ele vai na terra, é pq eles estão em outro planeta mesmo! E um peixe tem uma cicatriz no olho! Pq tem um peixe astronauta com a cara rasgada, o que aconteceu aqui? Tantas perguntas!


Agora sim estamos falando! Pra encerrar, voltaos ao ponto inicial quando eu disse que videogames são sobre fantasias de poder de coisas que jamais conseguiriamos realizar na vida real! Bem, taí! Abridor de Tampa Simulator! Não tem como ficar mais fantasioso que isso!

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 029 (Agosto de 1996)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 009 (Julho de 1996)