A coisa a respeito dos jogos de luta de Dragon Ball Z para Super Nintendo é que, bem, é dificil realmente falar sobre eles dado que a série Super Butouden é essencialmente composta por patchs de atualização. O que quer dizer que cada jogo é levemente melhor que o anterior, mas não chega a ser um jogo novo realmente.
DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN 2 é melhor que DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN, e por sua vez DRAGON BALL Z: Super Butouden 3 é melhor que os dois anteriores. Por isso mesmo nesses textos usualmente eu falo sobre outras coisas do universo de Dragon Ball, e como a franquia mais popular da história dos animes não é como se faltasse assunto.
Mah vah benne, estamos aqui para falar de outro jogo de Dragon Ball Z para SNES e quanto a isso eu tenho uma noticia e uma noticia ruim. A noticia boa é que esse jogo é radicalmente diferente, ao ponto que vale a pena diferente. A notícia ruim é que esse jogo é radicalmente diferente de um jogo de Dragon Ball Z.
E pq isso é uma coisa ruim? É sobre o que vamos falar hoje.
Você vê, a coisa a respeito desse jogo é que ele tenta muito ser parecido com os jogos de luta ultradinamicos e populares da época, como THE KING OF FIGHTERS 95 ou MARVEL SUPER HEROES. O que torna essa ideia menos do que ideal é que... bem, a Bandai não é realmente muito boa nisso, né?
Quer dizer, os jogos de luta da Bandai nunca foram grande coisa (e ainda hoje não são, só ver os jogos do Naruto que se tirar o uso da licença são beeeeeeeeem qualquer nota), e o que tornava os jogos de DBZ diferentes era que eles tinham uma mecanica exclusiva (a coisa de voar e separar as telas, alem de ter um medidor de ki) que remetia ao estilo da luta nos animes.
Sem isso temos apenas um jogo de luta mediocre baseado nos golpes de DBZ... que praticamente inexistem, já que os ataques nessa série são essencialmente disparar energia generica. Não é muito para se chamar atenção, né?
Isso não quer dizer que o jogo é ruim, longe disso, apenas ele é... desinteressante. Verdade, é fato que graficamente este jogo é o melhor do Super Nintendo, isso sequer pode ser discutido. Absolutamente todos os personagens são desenhados de forma muito fiel aos seus originais no melhor que o Super Nintendo é capaz de fazer e os backgrounds são incrivelmente detalhados - para um jogo de Super Nintendo, é especialmente interessante como os backgrounds são bonitos, em especial o Planet Namek e a Destroyed Satan City.
Pra não dizer que o jogo não faz nada NADA de novo, seu ki e sua barra de HP foram fundidas em uma só. O que quer dizer que lançar magias gasta seu HP... o que não soa a coisa mais quente do mercado, e o fato dessa mecanica nunca mais ter sido usada em um jogo de DBZ (ou qualquer jogo de luta, até onde eu lembre) diz muita coisa.
Mas a parte de luta, luta mesmo, é como eu disse, Hyper Dimension é o mais próximo que um jogo de Dragon Ball Z já chegou de ser um clone direto de Street Fighter. Ele tem 10 personagens jogáveis, todos com golpes muito familiares aos jogos de luta. O Kamehameha, por exemplo, é feito com o comando do Hadouken, o Majin Boo tem uma bundada com os comandos do E. Honda... vc pegou a ideia
Cada personagem também tem ataques especiais de desespero que você pode realizar com uma combinação complexa de botões quando seu HP estiver acabando e eu tenho que dizer que todos são bastante legais, de longe são a coisa mais legal do jogo e discutivelmente a única que realmente tem um feeling de DBZ já que são ataques bem iconicos ao estilo da série.
O vôo, a outra caracteristica assinatura de DBZ, foi tratado de uma maneira bem diferente neste jogo. Ele funciona essencialmente como MORTAL KOMBAT 3, em que você pode mudar o background jogando ele pra cima ou pros lados. Tipo vc está no torneio de luta e aí pode dar um uppercut em um oponente que o joga pra cima, o que faz a transição da arena de batalha do chão para o céu. Ou o contrário, vc pegou a ideia.
Embora isso seja legal na teoria, na pratica entretanto quer dizer que o jogo tem apenas três sets de cenários para escolher... o que é menos legal.
DBZHD é um jogo de luta decente feito para quem quer um jogo de luta decente do seu anime favorito, e eu reconheço que depois de três jogos a Bandai tinha que tentar algo diferente. A unica coisa que pega é que o "diferente" deles... é ser comum. Lembra muito os jogos de luta de Ranma como RANMA 1/2: HARD BATTLE (Bakuretsu Rantou-Hen) e isso não é necessariamente um elogio, apenas... é, esse é um jogo que foi lançado, definitivamente.