terça-feira, 22 de outubro de 2024

[#1326][Jul/98] KULA WORLD (ou "Roll Away" nos USA e "Kula Quest" no Japão)

Não é muito segredo, ao longo dos vários anos que já compõe esse blog, que eu tenho um... problema... com jogos europeus. Claro, hoje temos grande desenvolvedoras europeias de grandississimo gabarito como a CD Projekt Red ou a Arkane Game Studios, mas isso é hoje. 

Nos anos 90,  MEUA MIGO... nos anos 90 o bicho pegava. Lar das duas maiores abominações que me assombrarão até hoje (jogos de plataforma do AMIGA portados para o Mega Drive e jogos licenciados da Ocean, a LJN europeia), quando eu vejo que um jogo é original europeu eu até já sinto minha alma tentando deixar meu corpo.

E aí Kula World abre dizendo que foi desenvolvido pela Game Design Sweden AB. Que na verdade era um site que fazia joguinhos em flash no final dos anos 90. Suponho que vc consiga ouvir meu estomago afundar nesse momento.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

[#1325][Dez/98] TETRIS 4D




Para o jogo de hoje, eu vou fazer uma coisa diferente. Ao invés de apenas contar como foi o meu dia, vou fazer melhor que isso: vou MOSTRAR exatamente o que aconteceu comigo quando eu abri o próximo jogo das revistas a ser jogado:

Porque minha nossa senhora do passaquatro molhado, eu não acredito que a BPS voltou!

domingo, 20 de outubro de 2024

[#1324][Set/98] THE GAME OF LIFE



Normalmente quando eu conto a história de algo no qual um jogo baseado - seja um livro, um filme ou mesmo um brinquedo - eu costumo voltar bastante no tempo. Porém nunca em mais de 167 reviews de outras midias, nunca mesmo, eu voltei tanto no tempo. Isso pq a nossa história começa em 1860, cento e sessenta e quatro anos atrás e isso é tempo para uma senhora de um membro fálico avantajado.

sábado, 19 de outubro de 2024

[#1322][Out/98] GOIKEN MUYOU 2

Okay, eu vou abrir a review de hoje com um comentário técnico. Normalmente eu dou uma contextualizada, conto um pouco de história no começo, mas hoje não, é preemente que eu abra expondo um ponto muito técnico, quase cientifico: PUTA QUE O PAREIO AÇÃO GAMES VÃO SE FODEREM NO MERTIOLATE MOLHADO! QUAL É A PORRA DA DESGRAÇA DO PROBLEMA DE VOCÊS, CARAS?!? VOCÊS CAIRAM DE CABEÇA DO BERÇO QUANDO ERAM CRIANÇAS, REPETIDAS VEZES?

REALMENTE, MUITO TÉCNICA ESSA SUA ABERTURA...

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

[#1321][Set/98] POP'N MUSIC

Mesmo com quase oito anos nesse projeto, a grande graça disso é que eu estou sempre encontrando situações, jogos, generos novos. E alguns são particularmente recentes para mim ao ponto que eu não tenho realmente certeza de como vou abordar isso, como os jogos de ritmo musical. Tendo jogado apenas seis desses até agora em 1320 reviews, eu realmente não tenho muita certeza a respeito de como proceder a respeito disso.

Quer dizer, vamos ser bem honestos aqui: eu tenho o senso musical de uma tapioca e a cordenação de uma orquídea paquistanesa. Isso significa que eu mal consigo jogar esses jogos, então como exatamente eu posso avaliar eles? Como eu vou poder dizer se um jogo de ritmo musical é realmente ruim?

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

[#1323][Out/98] RUGRATS: Search for Reptar

Em 1987, o produtor britanico Allan McKeown teve a ideia de trazer o formato de programas de esquetes humoristicas bem popular na terra da rainha para os US and A - você sabe, shows como Monthy Python e Mr. Bean, coisas assim só que na televisão americana. E para aproveitar e matar dois coelhos com uma caixa d'água só, ele ainda aproveitou para usar sua esposa que era comediante para isso. Nasceu assim o Tracey Ullman Show, um programa protagonizado pela comediante do título que era uma coleção de esquetes, o tal formato popular na televisão inglesa.

HÃ, OI? O QUE É QUE ISSO TEM HAVER COM O JOGO DE HOJE? COMO UM PROGRAMA DE ESQUETES DOS ANOS 80 SE RELACIONA COM RUGRATS?

Calma, Jorge-san, calma, a gente chega lá. Então, além das esquetes protagonizadas pela própria Tracey Ullman, tambem passavam esquetes na forma de curtas de animação. A ideia era fazer uma versão animada das tirinhas "Life in Hell", do cartunista Matt Groening e que estavam bem populares na época.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

[#1320][Jun/98] PSYCHIC FORCE 2012 (ou "PSYCHIC FORCE 2" no PS1)

Em 1996, os executivos da Taito estavam no alto da sua sala na torre de Tóquio, contemplando sua coleção de calcinhas de colegiais roubadas de varais quando um deles pensou:

"Dragon Ball Z acabou de acabar. As crianças ainda estão emocionadas com isso, logo é uma oportunidade de ganhar dinheiro em cima dos otarinhos. A gente totalmente devia lançar um jogo de Dragon Ball Z."

O que fazia sentido. O problema é que a Taito não tinha os direitos para fazer os jogos de Dragon Ball Z, isso na época cabia a Bandai - e não é como se uma empresa nem tão relevante no cenário assim iria conseguir tirar a licença mais popular do momento das garras da maior fabricante de brinquedos do Japão. É como pedir para tirar as caudas felpudas com cheiro de baunilha das mãos de um furry, simplesmente não ia acontecer.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

[#1319][Fev/1999] POWER STONE

Para nosso jogo de luta numero 200 neste blog, e parece que foi ontem que eu ainda não sabia se teria algo para falar sobre tantos jogos de luta e se no fim do dia não seria tudo igual, bem, temos algo que - se mais nada - pelo menos é particularmente curioso.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

[#1318][Mar/1999] BLUE STINGER


Existe um certo charme único, um je ne sais quoi nos filmes ruins que me fascinam e entretem imensamente. Só que, claro, não é qualquer filme ruim que serve para essa conta. É necessário, em primeiro lugar que um filme seja divertido ao ser ruim. Por exemplo, Batman V Superman (2016) é um calvário de quase três horas, enquanto BATMAN AND ROBIN (1997) é hilário por todos os motivos errados. Eu posso apreciar o George Clooney sacando um batcard dos seus batmamilos muito mais do que aguentar o Zack Snyder tentando retratar o Superman como Jesus em camera lenta por três horas. 

domingo, 13 de outubro de 2024

[#1317][Mar/1999] ARMY MEN 3D

Por volta de 1999 com o catastrófico fracasso do 3DO, a 3DO Company já havia seguido o caminho das produtoras de videogames que tomaram uma dura dose de realidade que videogames não são para abilolados que fazem as coisas na moda louca because pareceu uma boa ideia na hora. Hmm, me pergunto que outras empresas biruleibe das ideias aprenderão esta dura lição...


... hã, onde eu estava mesmo?

DE ALGUMA FORMA METENDO A SEGA QUE TÁ QUIETA NO CANTO DELA NO ASSUNTO, ESSA SUA OBSESSÃO PRECISA SER TRATADA...