[#1320][Jun/98] PSYCHIC FORCE 2012 (ou "PSYCHIC FORCE 2" no PS1)
Em 1996, os executivos da Taito estavam no alto da sua sala na torre de Tóquio, contemplando sua coleção de calcinhas de colegiais roubadas de varais quando um deles pensou:
"Dragon Ball Z acabou de acabar. As crianças ainda estão emocionadas com isso, logo é uma oportunidade de ganhar dinheiro em cima dos otarinhos. A gente totalmente devia lançar um jogo de Dragon Ball Z."
O que fazia sentido. O problema é que a Taito não tinha os direitos para fazer os jogos de Dragon Ball Z, isso na época cabia a Bandai - e não é como se uma empresa nem tão relevante no cenário assim iria conseguir tirar a licença mais popular do momento das garras da maior fabricante de brinquedos do Japão. É como pedir para tirar as caudas felpudas com cheiro de baunilha das mãos de um furry, simplesmente não ia acontecer.
A Taito então pensou, pensou, pensou, jogou bastante DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN (que era a série licenciada de DBZ afinal) e no fim, após uma longa noite regada a saquê e calamaris, disse: "hmm, e se eu lançasse esse jogo de Dragon Ball Z, sem Dragon Ball Z?". Nascia assim, Psychic Force.
Então, vamos recapitular um pouco: no que consiste a série DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN? Bem, ele é um tentativa da Bandai de mecanicamente emular a coisa dos caras lutarem no ar, sendo que o jogo tanto se foca em um maluco disparando magia no outro, quanto é possivel ir pra cima se soquear sem razão nenhuma no melhor estilo dragonboliano.
Então, de forma bem resumida, Psychic Force é essencialmente DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN só que melhor em todos os sentidos. Por exemplo, DBZ:SB é baseado em um anime. PF é todo baseado na estética de anime, só que melhor animado, mais bonito e com personagens mais visualmente interessantes.
Com efeito, a animação desses jogos (e seu anime adaptado) são feitos pela Triangle Staff, mais conhecida pelos clássicos cult Serial Experiment Lain e Macross Plus.
Assim como nos jogos de Dragon Ball, seu spersonagens avuam aere-style (caralho que referencia de gente velha), só que ao invés de ir apenas para frente e para trás, você voa nas oito direções da tela.
Outra coisa que esse jogo faz parecido, mas melhor: as magias não são apenas agora aquela única magia genérica que existe em DBZ para todos os personagens, sendo que agora os haduki são extremamente mais visualmente espetaculosas!
E ainda sim, se você quiser ir pra cima no pof-soc-tum, o jogo tambem permite isso. Verdade que essa parte as iterações mais recentes da série de DBZ faz bem (especialmente em DRAGON BALL Z: Hyper Dimension), mas a porradaria comboleica aqui pode não ser "minha nossa, é um MARVEL VS CAPCOM: Clash of Superheroes", mas não dá pra dizer que sentar a piaba é ruim.
Mais uma similaridade, a barra de mana gasta para usar os ataques especiais e vc precisa segurar o botão para fazer "AAAAAAAAAAHHHHHHHHHH", só que tem um truque aqui: a vida e a mana compartilham a mesma barra, o que quer dizer que quanto mais você apanha mais sua vida esvazia, o que significa que sobra mais espaço para estocar mais mana.
Os ataques especiais mais fortes de cada personagem precisam que vc já tenha perco um bocado de vida para ter espaço na barra para vc ter mana o suficiente pra pagar por eles, de modo que eu considero um sistema bem elegante de ataques super-especiais!
Defensivamente, o jogo tambem tem alguma variedade: vc tem dois tipos de defesa principais, a Barrier Guard bloqueia magias ao custo de mana, a Retreat Barrier para dar aquele empurrão psiquico classico de anime e gasta mana para empurrar o inimigo para longe.
E se parece muito complicado ter dois tipos de defesas diferentes com comandos diferentes e saber quando usar qual, nada tema, o jogo oferece um easy mode para que o jogo escolha por você. Claro que não é perfeito e se vc quer otimização pro-player, bem, aí vc tem que aprender a jogar como um pro-player mesmo.
Isso quer dizer que Psychic Force 2012 definitivamente não é um jogo de entrada no campo de jogos de luta, tornando-o meio espinhoso para começar já a mecânica de atacar, usar vários tipos de bloqueios, correr pela arena procurando o ponto ideal, gerenciar a mana e empurrar os oponentes contra as paredes pode levar algum tempo para se acostumar
Sabe, não tenho ideia de por que Psychic Force não foi uma franquia de sucesso. No final dos anos 90 animes já eram uma coisa consolidada nos EUA, os fãs estavam procurando um jogo que emulasse a experiência de lutar com personagens de anime - especialmente em uma época onde os jogos de DBZ estavam terríveis, vide DRAGON BALL Z: Ultimate Battle 22 e DRAGON BALL GT: Final Bout.
Psychic Force foi uma espécie de resposta a essa necessidade, pq é um jogo de luta que envolvia pessoas voando no ar lançando ataques de energia umas nas outras, e apresentava personagens de anime coloridos, o que parece ser anime de cima a baixo se eu sei alguma coisa sobre isso.
Exceto que a continuação Psychic Force 2012 para o Dreamcast foi o último jogo da franquia, o que é uma pena. Não é que eu tenha achado jogo fantástico ou que fosse top tier dos jogos de luta, mas Psychic Force 2012 é divertido de jogar ao que ele se propõe a fazer. Mas especialmente, depois de 200 jogos jogos de luta nesse blog, esse definitivamente é diferente de tudo que eu já vi.
Talvez o motivo do fracasso comercial desse jogo é que a menos que você tenha tirado tempo para dominar seus sistemas de defesa, a uma vista leiga Psychic Force 2012 parece mais atitude do que um jogo de verdade onde a execução é bem sem graça apesar da alta energia. As lutas podem acabar em questão de segundos, o escalonamento de dano e o equilíbrio estão por todo lugar, a defesa é inconsistente e a história é desinteressante.
Na melhor das hipóteses, para o grande publico essa foi uma ideia muito ambiciosa que acabou parecendo medíocre. Eu realmente gostaria de ver uma versão desse jogo melhor polida, com mais cenas de anime, com mais focos nos combos e magias ainda mais espetaculosas... o que nunca vai acontecer, dado que essa franquia termina aqui. Bem, como eu disse, ao menos ser único depois de 200 jogos de luta nesse blogo certamente é alguma coisa!