sexta-feira, 18 de outubro de 2024

[#1321][Set/98] POP'N MUSIC

Mesmo com quase oito anos nesse projeto, a grande graça disso é que eu estou sempre encontrando situações, jogos, generos novos. E alguns são particularmente recentes para mim ao ponto que eu não tenho realmente certeza de como vou abordar isso, como os jogos de ritmo musical. Tendo jogado apenas seis desses até agora em 1320 reviews, eu realmente não tenho muita certeza a respeito de como proceder a respeito disso.

Quer dizer, vamos ser bem honestos aqui: eu tenho o senso musical de uma tapioca e a cordenação de uma orquídea paquistanesa. Isso significa que eu mal consigo jogar esses jogos, então como exatamente eu posso avaliar eles? Como eu vou poder dizer se um jogo de ritmo musical é realmente ruim?

Essa era uma duvida e preocupação genuína que eu tinha para com esse genero... até jogar esse jogo. Porque, você sabe, a coisa de um jogo ruim, de um jogo safado, de um jogo cretinaço mesmo é que quando você joga ele nunca fica a dúvida "será que ele é ruim?". Não, uma safadeza em forma de videojogo, uma traulitada impressa em um CD simplesmente em cada citoblasto do seu corpo que essa bomba é, de fato, uma grande tolice. E agora eu vou explicar como esse jogo me fez sentir isso.

Vamos lá, inicialmente Pop'n Music não parece tão ruim assim. Tem um estilo visual único, os botões para apertar na tela são simples o suficiente... qual é o problema aqui realmente? Bem, vamos a isso então... 

Pra começar, PnM não tem nada de realmente especial. Quer dizer, os botões aparecem na tela, você aperta, fim da história. Isso não é um defeito per se, meio que apertar os botões que aparecem na tela é meio que é sobre o que esse genero é realmente. Seria maneiro ter algo a mais, mas okay, não é isso que vai me matar.

O que vai me matar, entretanto, é que esse jogo tem um fodendo total de 12 músicas...

AH NEM É UM NÚMERO TÃO BAIXO ASSIM, VAI. NÃO É MUITO, MAS NÃO É POUCO REALMENTE. 

... em que cada música tem aproximadamente um minuto e meio a dois minutos. O que significa que em menos de 20 minutos você já viu todas as músicas desse jogo. Mas tá, vá lá, eu poderia aceitar isso se as músicas fossem realmente boas, mas então as músicas desse jogo são vagamente mais do que trilha sonora de elevador e eu não estou de sacanagem!


Hã, tá... essa salsinha em particular is kinda cool... mas foi só sorte, deixa eu pegar outra musica pra mostrar o quanto esse jogo sucks e...


... tá, essa surf music com uma vibe de cena de ação de filme de espionagem é meio legal também... tá, eu concedo que esse jogo tem de fato musicas maneiras...

Mas e esses botões? Quer dizer, qual é o ponto ridículo de colocar NOVE botões para apertar no controle? Como alguém pode possívelmente esperar decorar todos estes botões no controle!

Bem, exceto... exceto que esse jogo não foi feito para ser jogado com o controle realmente. Originalmente esse é um jogo lançado para arcade, e um arcade com botões grandes e vistosos feitos para serem satisfatórios de serem apertados.


E mesmo nas versões domésticas para Dreamcast e PS1 o jogo vinha com um controle customizado para apertar botões satisfatoriamente. Pq ao invés de tentar emular algum instrumento ou algo, toda a coisa de Pop'n Music é que eles te dão esses botões grandes e vistosos para apertar e você aperta eles, simples assim!


Então... tá, eu concedo que Pop'n Music não tem realmente muito conteúdo, mas as músicas são maneirinhas e apertar os botões é satisfatório. Mesmo eu não sendo o maior connoisseur de música do mundo eu reconheço um jogo ruim quando vejo ele e pop'n music pode fazer pouco, mas o pouco que ele faz é okayzinho.

Até porque essa franquia continuou existindo e teve 30 arcades, 22 versões domésticas... alguma coisa certa eles fizeram aqui para o publico desse tipo de jogo continuar colocando dinheiro nisso. E se o publico alvo aprova, quem sou eu pra dizer que não...

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 140 (Junho de 1999)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
EDIÇÃO 062 (Maio de 1999)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 039 (Março de 1999)