Para o jogo de hoje, eu vou fazer uma coisa diferente. Ao invés de apenas contar como foi o meu dia, vou fazer melhor que isso: vou MOSTRAR exatamente o que aconteceu comigo quando eu abri o próximo jogo das revistas a ser jogado:
Porque minha nossa senhora do passaquatro molhado, eu não acredito que a BPS voltou!
Bem, para vocês chegando de paraquedas agora, eis um breve resumo da situação: a Bulletproof Software (BPS para os intimos) foi uma desenvolvedora de jogos dos anos 90 com uma missão e uma missão apenas: sobreviver relançando Tetris o maior numero de vezes possível para o maior número de consoles possíveis. Sério, os caras viviam de só relançar Tetris!
As vezes eles adicionavam um modo novo de jogo, as vezes não. Mas era Tetris no café da manhã, Tetris no almoço, Tetris na janta, Tetris escovando os dentes, Tetris ir dar aquela saidinha discreta pra peidar, Tetris e Tetris e Tetris!
Sério, só nesse blog eu já joguei TETRIS 2, TETRIS 2 + BOMBLISS, TETRIS BATTLE GAIDEN, SUPER TETRIS 3, TETRIS X, New Tetris... G-ZuZ, chega de Tetris caraio! Porra, é um puzzle muito legal e tal, mas é um jogo de 1984, chega de relançar essa coisa! Mas não, os caras são uma máquina, os caras são uma besta enjaulada com ódio, eles relançam e relançam e relançam Tetris até você começar a ter flashbacks do Vietnã ao ver uma peça com quatro lados!
Aff... mas tá, então vamos lá... Tetris 4D... esse jogo pelo menos trás algo de novo para a franquia ou é apenas o relançamento 897 de Tetris que a BPS faz? Bem, suponho que a essa altura a resposta já seja bem óbvia para você.
O primeiro jogo Tetris a aparecer no Dreamcast (mas obviamente não o último), Tetris 4D é um exclusivo japonês que teve notas bastante baixas na época do seu lançamento devido à pobreza de conteúdo. Desenvolvido e publicado pela Bullet Proof Software, o que Tetris 4D faz de "diferente" é optar por uma estética de cenário industrial futurista.
Os modos de jogo são - como mencionado anteriormente - um pouco limitados, o que significa que você realmente só tem um modo de jogo como um único jogador: Tetris básico Obviamente, não há nada de errado com isso em si - Tetris é Tetris, mas então a essa altura você já deve ter jogado até no chaveiro da sua vó Gumercinda.
Tá, pra não dizer que esse jogo não faz nada NADA de diferente, tem uma coisa nova aqui sim: se uma peça tocar na lateral do campo de jogo, ela não pode ser girada. Isso pode não parecer muito, mas na prática complica sua vida completamente. Até hoje os jogos de Tetris nunca tiveram problema em deixar você clipar (ou seja, passar por dentro) a parede para girar a peça, mas aqui não.
Eu não sei se isso é um erro de programação ou uma decisão deliberada que limites são limites e as paredes não seriam mais desrespeitadas, mas na prática você tem que mover sua peça para longe da parede para girá-lo e como você pode imaginar, isso é uma merda se vc estiver sem espaço na tela... o que você sempre vai estar, é Tetris afinal...
Mas bem, pelo menos o jogo tem suporte para 4 jogadores. Não dá pra mandar combinhos contra os coleguinhas nem nada, cada um só joga a sua partida individual e espera os outros morrerem... ou dá um cutucão no controle do colega ao lado no sofá para agilizar as coisas, o que pode desencadear uma batalha campal de crianças na sala e isso é a coisa mais diferente que podemos esperar desse jogo.
Enfim, como lançamento de Tetris numero 8729 da BPS, esse primeiro Tetris para Dreamcast é provavelmente o mais preguiçoso de todos eles, consegue ter menos coisas diferentes do que até TETRIS X e olha que essa barra já tava filhadaputamete baixa... mas vá lá, Tetris 4D é Tetris basicão sem nada de adicional. Podia até ter sido lançado apenas como um minigame para o VMU mesmo, nem precisava do jogo principal... mas bem, suponho que o 4D do título se refere a dimensão do tempo - o tempo que eu passei jogando o mesmo jogo lançado de novo e de novo pela BPS em todos os sistemas possíveis...