quinta-feira, 4 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 051] BEETHOVEN: THE ULTIMATE CANINE CAPER! (SNES, 1994) [#391]





Hoje, crianças, não é um dia comum. Ouso dizer, inclusive, que dia algum será um “dia comum” novamente tão cedo, quiça jamais. Quando os epidemiologistas dizem que o mundo de antigamente não existe mais, eles não sabem o quanto estão certos. Não por causa de qualquer vírus, mas pelo que aconteceu hoje. Hoje, saibam vocês, foi o dia que eu transcendi a humanidade



quarta-feira, 3 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 034] HEY PUNK! ARE YOU TUFF E NUFF? MASTER THE MOVES TO MASTER ME! (ou apenas Dead Dance no Japão) [#390]



Meu.. deus...

My fucking fricking fraking god...

O que, eu rogo, é o nome desse jogo? Quem, eu pergunto, apenas QUEM foi o filho de uma chocadeira alérgica tendo um AVC que decidiu o nome desse jogo? COMO isso aconteceu? POR QUE isso aconteceu?!

Não, sério, apenas imagine por um segundo, um segundo apenas, você chegar na locadora sabado de manhã (pq vc é um loser, os garotos legais alugavam jogos sexta de tarde) e pedir para a tiazinha do balcão: "Tia, tem  Hey Punk! Are You Tuff E Nuff? Master The Moves To Master Me!?"
Em que realidade isso realmente aconteceu?

terça-feira, 2 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 051] CLIFFHANGER (SNES, Sega CD, Nintendinho, 1994) [#389]




Se eu te pedisse para, nesse exato momento, fechar os olhos e descrever um filme dos anos 90 você provavelmente descreveria Cliffhanger mesmo sem nunca ter visto o filme. Um astro de ação da decada famoso por ser machão pra caralho, ação ridicula de tão over the top, vilões maus como pica paus, tantos dialogos bregas que você até acha que está assistindo uma paródia, todos os dramas executados da forma mais cafona que você pode imaginar... ou seja, boa diversão.

Pra ter uma ideia do quão tacky é a coisa, aqui Stalonne trabalha numa equipe de resgate nas montanhas e logo na primeira cena do filme ele perde alguém que ele deveria resgatar (com direito a mulher caindo no penhasco em camera lenta e tudo)... que por acaso era a noiva do seu melhor amigo. 

ADRIAAAAAANNNNNN NOOOOOOOOOOO!!!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 034] THE TERMINATOR (SNES, 1993) [#388]



Existe um efeito muito poderoso nas três batidas de tambor ao som de trombone criadas por Brad Fiedel para o filme de James Cameron de 1984, "The Terminator"


Ao ouvir este som ominoso, você é automaticamente transportado a alguns sentimentos. Sentimentos sobre um futuro sombrio no qual a humanidade luta uma guerra que não pode vencer contra um inimigo invencível, implacavel, um caçador sem fraquezas. Um inimigo que não pode ser corrompido e que não se cansa. Um inimigo criado pela própria ignorancia humana. O apolicapse inevitavel. Este é o som da rebelião das máquinas.

Ou que você está prestes a jogar um videogame pavorosamente ruim. Porque puta que pariu em chamas holisticas e flamejantes, como é dificil fazer um jogo de um cara tentando sobreviver a um androide indestrutível! Sério, como pode ser tão dificil isso?!

Meu deus, não pode ser tão dificil quanto eles fazem parecer!

domingo, 31 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 050] TURMA DA MONICA em O RESGATE (ou Wonder Boy III: The Dragon's Trap no original) [MASTER SYSTEM, 1993][#387]




Se você acompanha esse blog, existem duas coisas que você pode supor sobre mim. A primeira, e mais obvia, é que eu não tenho nenhum amor pela Sega e chamo o Master System pelo que ele realmente era: um premio de consolação se os seus pais não podiam lhe comprar um videogame melhor ou eles apenas não se importavam com você. No seu caso, provavelmente é o segundo. 

A segunda coisa que você já deve saber sobre mim, é que eu não sou exatamente um grande fã do nacionalismo. De qualquer nacionalismo, não apenas o brasileiro. Nações podem ou não ser necessidades técnicas para a vida diaria funcionar, mas dificilmente são algo do qual qualquer um deveria se orgulhar. Se alguma coisa, meu personagem histórico da história brasileira favorito é a Carlota Joaquina.

"Desta tierra non quiero nem el pó!"
O jogo de hoje abordará os dois temas: um jogo brasileiro no Master System.

sábado, 30 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 034] ULTRA SEVEN (SNES, 1993) [#386]




Eiji Tsuburaya é um dos nomes mais importantes do Tokusatsu, mesmo que não seja tão famoso no ocidente quanto seria de se esperar. O que ele fez de tão importante assim, você pergunta?

TA BOM, VAI, O QUE ELE FEZ DE TÃO IMPORTANTE ASSIM?

Bem, ele basicamente inventou o Tokusatsu, foi apenas isso que ele fez.

UAU, ISSO FOI IMPORTANTE!

Não disse?

sexta-feira, 29 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 050] MEGA MAN 6 (Nintendinho, 1994) [#385]





E então esse dia chegou, e chegou mais cedo do que eu achava que viria: o último jogo do Mega Man no console da Nintendo.

Mega Man 3 é o jogo de Nintendinho que eu mais aluguei quando criança, e naturalmente o meu favorito. Claro, podia ser que eu odiasse esse jogo e alugasse ele porque meu ódio por Mega Homens é apenas menor que o ódio por mim mesmo, mas garanto que não é esse o caso. Posso garantir também que sou um recuperado de ouvir Radiohead. Mas sim, chegou o fim de uma era.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 033] EX-MUTANTS (Mega Drive, 1993) [#384]




A primeira coisa que me passou pela cabeça quando vi esse jogo foi: "Tudo bem, eu preciso imediatamente jogar no Ex-Mutants no Google e ler sobre quem tomou processinho tentando fazer uma paródia de X-Me" só de zoeira, apenas para descobrir que, de fato, Ex-Mutants é uma paródia de X-Men de verdade. Mais ou menos.

Mais precisamente, esse jogo é baseado em quadrinhos reais que tentaram surfar na onda dos filhos do átomo ao mesmo tempo que fazer piada com a situação. Eu nunca tinha ouvido de Ex-Mutants antes de pegar essa Ação Games, mas definitivamente foi algo que existiu.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 047] GUNSTAR HEROES (Mega Drive, 1993) [#383]




Essa semana mesmo eu joguei Dinosaurs for Hire e comentei que era um run’n gun que pega uma ideia interessante (DINOSSEROS merceários - ou mafioso, para a Ação Games é a mesma coisa) e consegue transformar isso na coisa menos criativa e mais genérica ever. E nem é um genérico decente, é um genérico com uma pilha de problemas. Pois bem, não é que hoje eu vou falar de um jogo que faz justamente o contrário? Pega uma ideia absolutamente genérica e faz o melhor que pode para ser criativa com ela?

Por isso, vamos começar do começo.

terça-feira, 26 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 033] COOL WORLD (SNES, 1993) [#382]

 

Em 1988, a Disney abalou a boca do balão com seu uber sucesso "Uma Cilada para Roger Rabbit". Embora não fosse a primeira vez que um filme de live action contracenasse com personagens de cartoon (a própria Disney já tinha feito isso quarenta anos antes em "A Canção do Sul", um filme que hoje eles tem vergonha e tentam varrer para debaixo do tapete pq... bem, é um filme dos anos 40 sobre negros, eu preciso te pedir pra imaginar como isso pode ter saído errado?), era a primeira vez que alguém colocava um orçamento de peso para fazer um filme assim funcionar.