quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

[#791][SNES] WONDER PROJECT J: The Machine-Boy Pino [Setembro de 1994]


Okay, esse daqui é um realmente estranho: Wonder Project J é um jogo nunca lançado fora do Japão que é indissociavelmente dependente de texto. Não é algo que você pode "dar um jeito" sem ler, então realmente cabe perguntar pq caralhas a Super Game Power fez uma matéria sobre esse jogo japonês. Não um preview, isso entenderia, mas uma matéria de duas páginas com notas e mostrando todos os capítulos. Pra que esse trabalho todo por um jogo que absolutamente ninguém no Brasil que não lesse kanji fluentemente (ou seja, uma parcela realmente pequena da população) é algo que só podemos nos perguntar o que diabos deu na cabeça do Chefe.

Mas quer saber? Eu realmente fico feliz que eles o tenham feito - então eis aqui minha pequena demonstração VINTE E SEIS ANOS DEPOIS de que nada nunca é realmente em vão. Exceto talvez a Formula de Bhaskara, ensinar isso não tem utilidade nenhuma.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

[#790][PC] BIOFORGE [Março de 1995]

A capa com uma mão de warforged radioativa é ultramaneira e chamativa de uma forma positiva, mas colocar na contracapa "o novo FILME INTERATIVO" não evoca bons pressentimentos

Antes de começar essa review, eu creio que seria justo primeiro tirar um momento para referenciar o trabalho dos caras da Origin Systems, já que não é uma empresa muito falada porém de grande, enorme contribuição para os videogames. Isso porque eles trabalhavam sempre com uma meta: "como podemos fazer os jogos irem além?".

Um jogo deles que eu já falei aqui foi ULTIMA IV, o primeiro jogo a não ser apenas um RPG de explorar dungeons e matar coisas, mas tentar ir além e implementar um sistema de moralidade e consequencias para suas ações. Claro que para um jogo de  1985 isso foi feito de forma bastante rudimentar, mas apenas o fato que eles tentaram já diz muito sobre eles.

sábado, 11 de dezembro de 2021

[#789][SNES] NINJA GAIDEN TRILOGY [Agosto de 1995]


Vivemos hoje uma era em que é fato bem sabido e documentado que poucas coias vendem mais seguramente do que nostalgia. Se algo fez sucesso no passado, apenas meta uma embalagem novas e venda de novo porque as pessoas vão pagar para reviver "os bons e velhos tempos" - que frequentemente não são nem remotamente nem tão bons ou sagrados como vc lembra. Não, sério, Ghostbusters e Indiana Jones não são tão incriveis quanto vc lembra que são - são legalzinhos e tá bom.

Agora, sabe qual é a primeira memória de alguém tentar algo desse tipo de fazer uma grana em remakes? Da Nintendo. Pois é, a Nintendo que nunca lança um jogo ruim (pelo menos até agora) decidiu "hm, vamos dar uma mão de tinta em jogos antigos e vender de novo pq foda-se!". E quer saber? Porque a Nintendo é a fucking Big N, acabou ficando muito legal. Não, sério, SUPER MARIO ALL-STARS ficou bem legal mesmo: pegaram os jogos do Mario do NES (os três dele) e refizeram os gráficos, trilha sonora e deram uma guaribada na jogabilidade para serem um jogo de SNES de 1993. Algumas edições ainda adicional Super Mario All-Stars, fazendo esse jogo uma escolha sólida para qualquer dono de SNES. Três bons jogos do Mario (as vezes 4) com gráficos, musica e controles dignos de SNES? Fuck Yeah! SUPER MARIO ALL-STARS é um excelente remake.

Mas aí é que as coisas ficaram loucas: em 1995 a Tecmo olhou isso e ficou pensando "hey, nós podemos fazer isso que a Nintendo fez. Quer dizer, pegar três jogos de NES e dar um tapa pra fazer eles parecerem jogos de SNES? Easy breezy, lemon squeeze!".

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

[#788][SNES] SWAT KATS: The Radical Squadron [Agosto de 1995]


Cara, cara, caaaaaaaaaaraaa... Swat Kats! Nossa, taí um desenho que eu não pensava nele a decadas mas que era um dos meus favoritos quando eu era criança. Quer dizer, o que há para não gostar nele?


quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

[#787][PS1/SAT/3DO] D [ou "D's DINNER" no Japão][Abril de 1995]


Okay, antes de começar eu quero dizer uma coisa, não, eu PRECISO dizer uma: meu mais sincero, honesto e verdadeiro VAI TOMAR NO CU SEU FILHO DA PUTA que decidiu chamar esse jogo de "D". Sério, vocês fazem idéia do quão dificil é pesquisar sobre um jogo chamado "D"? Vocês fazem ideia do quanto de outras coisas aparecem porque você digitou "D"? Não, é claro que não sabem.

Sabem quem eu gosto, de quem eu realmente gosto? Do cara que decidiu que o videogame que tinha o nome de projeto de "Revolution" se chamaria Wii. Sério, olha a diferença de pesquisar uma coisa pra outra... mas divago, de volta a 1995.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

[#786][SEGA CD] DUNGEON EXPLORER [Maio de 1995]

 Sabe qual é minha piada favorita do Pernalonga de todos os tempos? Essa:


Ele não apenas enrolou o cara pra vender o terreno do rei pra ele, como o cara passou meses construindo uma casa antes de se dar conta. Quando ele realiza o que estava fazendo, a expressão na cara ele é genial. Sério, essa tirada é muito boa.

E por que eu estou falando dessa cena em particular? Porque foi EXATAMENTE a reação que eu tive jogando esse jogo. Isso porque estava lá jogando feliz e contente... bem, não feliz e contente mas mais sobre isso daqui a pouco... e aproximadamente uma hora e meia depois eu parei igual o cara que foi trolado pelo Pernalonga... olhei ao redor bem lentamente... e então me dei conta: espera, eu já joguei esse jogo!!! 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

[#785][3DO/ARC] KINGDOM: The Far Reaches [Abril de 1984]


Talvez um dos mais antigos ditados da humanidade seja o mais verdadeiro para a industria dos videogames: "de boas intenções, o inferno está cheio" e dentre esses talvez nenhum exemplo seja maior do que esse Kingdom: The Far Reaches, que foi originalmente lançado nos arcades em 1984 com o nome de "Thayer's Quest".

Isso porque é um fato notorio e sabido que jogos de Full Motion Video - os famigerados FMV - não são jogos tanto quanto são filmes interativos criados para comer suas fichas enlouquecidamente se você não apertar o botão certo na hora certa. Verdade que para sua época, jogos como DRAGON'S LAIR e SPACE ACE chamavam muito atenção pelos seus gráficos de longa metragem de animação... mas é meio que tudo esses "jogos" tinham, na verdade, era inteiramente tudo que eles tinham.

domingo, 5 de dezembro de 2021

[#784][PC/PS1] DESCENT [Fevereiro de 1995]

A capa americana é estranhamente minimalista, algo que não é tão recorrente assim

O jogo de hoje, saibam vocês, não é um jogo ruim. Pelo contrário, eu diria que ele é bastante... decente. Humor y piadas, toda semana só aqui!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

[#783][SNES/MD] DRAGON: The Bruce Lee Story [Julho de 1995]

Existe um ditado muito famoso que diz "Da onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada". E se tem algo que eu definitivamente não espero nada é justamente de uma cinebiografia do Bruce Lee de 1993. Não que a história do artista marcial mais famoso de todos os tempos não seja interessante, mas um filme explorando a morte até hoje inexplicada dele não é minha noção de diversão.

Mas então algo realmente inesperado aconteceu: eis que esse filme é realmente bom, ele é bom porque a direção dele teve uma sacada muito, muito inteligente. Esta sendo que "The Bruce Lee Story" não é realmente um documentário sobre o Bruce Lee e sim que ele é um filme baseado na vida do Bruce Lee.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

[#782][SNES] CASTLEVANIA: Dracula X [Julho de 1995]

E esse Dracula husbando, meu?

Eis aqui outro jogo interessante que eu desejava conhecer a bastante tempo, e agora chegou a hora. Isso porque Castlevania: Symphony of the Night não é apenas  um dos melhores jogos de todos os tempos, como é um jogo tão importante que deu nome ao seu genero. "Metroidvania" tem esse nome em parte por causa de SUPER METROID e outra metade por conta desse Castlevania.