quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

[#788][SNES] SWAT KATS: The Radical Squadron [Agosto de 1995]


Cara, cara, caaaaaaaaaaraaa... Swat Kats! Nossa, taí um desenho que eu não pensava nele a decadas mas que era um dos meus favoritos quando eu era criança. Quer dizer, o que há para não gostar nele?


A qualidade da animação é espetacular como nada que a Hannah Barbera tivesse feito até então - e discutivelmente, depois disso - e não devia nada para os animes da época. A trilha sonora é literalmente rock pesado e são gatos antropomorficos combatendo o crime usando um caça F-14. Não, sério, são gatos pilotando um caça para combater supervilões, como pode ser mais legal que isso?


Oh, sim... bem, suponho que assistir esse cartoon na minha infancia explica muita coisa sobre o tipo de pessoa que eu sou hoje...

 Mas não, falando sério, Swat Kats não é apenas um combo de ideias que parecem muito legais no papel, o desenho foi concebido como uma grande carta de amor aos quadrinhos. Isso porque o cartoon não é apenas fortemente inspirado no grande desenho daqueles dias, THE ADVENTURES OF BATMAN & ROBIN, como tem uma grande influencia dos quadrinhos em níveis bem abaixo da superficie.



Por exemplo, qualquer um (até a sua tia Gumercinda) sabe que o grande inimigo do Super-Homem é o Lex Luthor, dã. Porém para saber quem é o Metallo, bem, aí é preciso ir um pouco mais fundo na toca do coelho. Pois bem, Swat Kats não apenas tem inimigos recorrentes dos nossos heróis que são inspirados no Metallo como também são uma versão Bonnie & Clyde do Metallo. Uaaaaaaat?!

Não, sério, alguém pegou e disse "e se a gente fizesse uma versão gato do Metallo... mas fossem inspirados no mais famoso casal assaltante de bancos do começo do século?". Isso realmente aconteceu e está em Swat Kats.


Ou então temos o Dr. Viper, que é - e eu não estou de sacanagem com vocês - uma mistura da Hera Venenosa com o Lagarto (vilão do Homem Aranha). Essa é uma das combinações mais aleatórias que eu poderia imaginar, mas eles fizeram isso!


Sério, o que mais eles vão inventar? O vilão principal da série ser uma mistura do Dr. Doom com o Caveira Vermelha?


Oh well, quem diria huh?

Então Swat Kats tinha tudo: uma animação top, uma trilha sonora, bons vilões, acessórios para transformar em uma linha de brinquedos (quer dizer, sério, o Turbokat é muito bonito) ...


... o que possivelmente poderia dar errado? Ora, o que... tudo mudou no dia que a nação do conservadorismo protestante atacou. Vulgo US and A. Because America Fuck Yeah! Isso porque enquanto em 1993 muitos estúdios grandes já estavam mudando sua postura em relação a animação (nem sempre para melhor, diga-se de passagem, como os casos de BEAVIS AND BUTT-HEAD e THE REN & STIMPY SHOW), haviam ainda os dinossauros dos "bons e velhos tempos em que desenhos animados eram pra crianças".

E como eu já disse várias vezes aqui, "para crianças" nos Estados Unidos significa "para crianças em idade pré-escolar" e tudo tem que ser o mais family friendly possível para não influenciar mal os pimpolhinhos pequerruxos (não que essa coisa de que TV, videogame, o caralho A4 influenciar crianças tenha alguma comprovação cientifica, mas então estamos falando de um país fundamentalista cristão, não espere que coisas com "ciência" entrem nessa equação). 



A Hannah-Barbera, em particular, acreditava que os cartoons deviam voltar aos "bons e velhos tempos" de desenhos inofensivos e para crianças de idade pré-escolar. E é aqui que a treta com Swat Kats entra, pq o chefão da Hannah-Barbera achava o desenho muito violento e as criancinhas, alguém pense nas criancinhas!

Sério, o desenho onde um caça F-14 disparava toda sorte de misseis não letais e não-explosivos era violento demais pq as criaaaaaaaanças! Pois é. Murica muricando muricamente. Assim começou um boicote do próprio estúdio contra o desenho que foi para o horário mais cu que um desenho pode ir parar (domingo de manhã, nenhuma criança assiste TV domingo de manhã) e a linha de brinquedos subiu no telhado indefinidamente. O que é uma pena, porque como eu disse dava pra fazer uns brinquedos maneiros disso daí. Com essas medidas, o desenho foi cancelado antes do final da segunda temporada - com um total de apenas 23 episódios. Não é uma tragédia ao nível Symbionic Titan porque esse cartoon não era uma história seriada então se perdeu exatamente uma grande narrativa, mas bem, ainda sim poderia ter sido melhor.


Uma das poucas coisas que escapou o boicote do próprio estúdio foi o jogo licenciado produzido pela Hudsonsoft - talvez porque rever contratos com uma empresa japonesa fosse muita mão de obra antes da internet, quando você tinha que literalmente ir até o outro lado do mundo negociar. Seja qual for o motivo, o jogo existe e vamos a ele então.

Bem, para surpresa de absolutamente zero pessoas Swat Kats para Super Nintendo é um jogo de plataforma. Choque completo, horror no coração dos homens de boa vontade, yadayadayada. O que você pode esperar desse jogo é o que você pode esperar de qualquer bom jogo de plataforma do SNES de 1995: graficos bons, resposta dos controles boas, level design basicão - mas bom. Enfim, plataforma boa - mas não genial - de Super Nintendo... com algumas peculiaridades.

A primeira coisa que você nota é que o alcance do ataque dos personagens é extremamente curto, ao ponto que dá pra considerar o jogo como um ataque melee. O que não é exatamente um problema per se, o ataque tem um bom alcance PARA UM ATAQUE MELEE... é apenas curioso porque a animação do ataque é um disparo de projetil. Sério, você dispara misseis... com alcance corpo-a-corpo? Uadafuck?


Novamente, não é ruim RUIM, é apenas... estranho. Na verdade, esse jogo tem mais do que algumas coisas estranhas, como o jogo é cheio dessas escadas e portas no background que totalmente parece que você pode usar - com efeito, em qualquer outro jogo essas escadas e portas seriam funcionais. Como eu disse, estranho.

Eu não acho que disparar misseis de alcance corpo-a-corpo perto de toneis de lixo toxico é algo seguro a se fazer, mas hey, o que eu sei sobre ser um gato vigilante que combate o crime?

Verdade seja dita, o jogo também tenta ter mecanicas unicas para os personagens: Razor pula mais alto e tem um jetpack para voar por alguns segundos, T-Bone mata inimigos com menos tiros e pode quebrar paredes. O que meio que me tentou ser WORLD OF ILLUSION STARRING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCK de dar caminhos diferentes conforme o personagem que você usa, mas não colocou tanto esforço assim nisso também - e sem contar que falta o charme do modo cooperativo, que teria sido totalmente maneiro para um jogo que é sobre UMA DUPLA DE DOIS.

O jogo ainda tenta fazer algumas coisas especiais como ter um sistema de experiencia e niveis para você upgradear o seu tiro, ou algumas sessões shmup para você jogar com o Turbokat... mas meio que meh.



Não me entenda errado, a AIM/Hudson fizeram um esforço decente aqui... só que o jogo só vai até o decente mesmo. A jogabilidade não é nada especial, ainda que agradável em alguns pontos e realmente afirma o quão sólida é a biblioteca do Super Nintendo. Aqui está mais um dos inúmeros jogos em que você poderia facilmente gastar um fim de semana, especialmente se for fã do desenho (como eu era quando criança), mas olhando hoje não dá pra negar que ele tem um certo feeling simplista um jogo Nintendinho de 1990. 

Isso é algo ruim? Não necessariamente, ter algo de "NES" no seu jogo significa que você tem uma base sólida para trabalhar e só faltou aquele schutzpah extra de inspiração para o jogo ser realmente diferenciado. Considerando que esse jogo é de um produto licenciado, suponho que eles acharam que a marca venderia o jogo por si mesma... o que eles estavam certos, eu totalmente aluguei esse jogo quando era criança por causa da marca fosse ele bom ou não. Ou médio, como nesse caso.

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