domingo, 30 de abril de 2023

[#1098][Ago/96] HEIR OF ZENDOR: The Legend and the Land (ou "Gotha 2" no Japão)


Eis aqui um jogo que eu quase pulei pq a Ação Games colocou uma foto que dava a entender que era um shmup, então vida que segue próximo jogo, certo? Bem, então, não. Olhando com mais cuidado vamos ver que ele é um jogo de navezinha sim, mas não é um shmup e sim um RPG Tático de naves.

E, saiba você ou não, um RPG Tático com naves não é algo sequer novo. Com efeito, esse jogo é a adaptação de um boardgame que existe a pelo menos uns 50 anos e tem uma cena bastante considerável dentro do universo dos boardgames. Claro que a Ação Games não sabia disso em 1997, mas esse jogo é uma rara adaptação de um Air Wargame, e é isso que veremos a seguir.

sábado, 29 de abril de 2023

[#1097][Dez/96] SLAM DRAGON

Ao contrário do jogo de ontem, VIRTUAL HIRYU NO KEN que é um dos jogos mais papel molhado que eu já tive o desprazer de ver por aqui, felizmente hoje eu tenho algumas coisas a dizer a respeito do DRAGÃO ENTERRADA. Coisas boas? Eu não apostaria meu dinheiro nisso, especialmente pq esse é um jogo que não tem sequer uma entrada na wikipedia e isso sempre diz boas coisas sobre o jogo. Mas hey, alguma coisa pra dizer definitivamente é melhor do que nenhuma, e depois do jogo de ontem eu considero isso uma vitória.

Temos que celebrar as pequenas coisas na vida, eu te digo. Mas vamos começar do começo.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

[#1096][Jul/97] VIRTUAL HIRYU NO KEN


A sério Hiryu no Ken é possivelmente a maior série de luta japonesa que nunca realmente aconteceu no ocidente - são 16 jogos lançados entre 1985 e 2000, sendo que apenas 6 foram lançados no ocidente. E se tem alguma coisa que eu aprendi jogando ULTIMATE FIGHTER (HIRYŪ NO KEN S: GOLDEN FIGHTER) é que essa série ser ignorada completamente não possui nenhuma injustiça.

E mesmo com SD HIRYU NO KEN sendo uma entrada muito menos pior... chamar de bom é uma forçação de barra severa. Então suponho que vocês vão me compreender quando eu disser que antes de jogar Virtual Hiryu No Ken, eu realmente não esperava muito dele. E agora, depois de ter jogado ele, posso dizer que eu não estava errado.

Bem, tá, vou dizer que o jogo é menos pior do que eu estava esperando. O que não é muita coisa também.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

[#1095][Abr/97] SWAGMAN

Se tem algo que eu deixei bem claro desde o inicio desse blog, essa coisa é como eu me sinto a respeito de jogos europeus em geral:

E como o jogo de hoje é um jogo europeu, isso é tudo que vocês precisam saber sobre ele. Até a próxima, gente boa!

EI ESPERA AÍ, ESPERA... NOSSA É DIFICIL IMAGINAR QUE ALGUÉM COM TANTO PESO PODERIA CORRER TÃO RÁPIDO... MAS ESSE NÃO É UM JOGO EUROPEU QUALQUER, É UM JOGO EUROPEU DA ÚNICA DESENVOLVEDORA EUROPEIA BOA DOS ANOS 90!

E posso saber quem seriam esses fazedores de milagres que fizeram um jogo europeu genuinamente bom?

ORA, A CORE DESIGN PUBLICANDO ATRAVÉS DA EIDOS.

Hm, TOMB RAIDER é de fato um bom jogo... tá, é um puta jogo, suponho que eu possa dar uma chance para esse homem do Swag, afinal...

terça-feira, 25 de abril de 2023

[#1094][Nov/96] CHEESY

Eu gostaria de destacar esse texto da contracapa. Se os desenvolvedores do jogo forem bons em programação como são em usar a pontuação, certamente estamos em boas mãos.

Uma das coisas boas da mudança dos jogos para 3D, que como temos visto recentemente nesse blog atingiu sua consolidação em 1997, foi a popularização das "engines prontas", que podiam ser facilmente reutilizadas de um jogo para outro.

Quando um jogo era 2D, vc meio que tinha que começar tudo do zero a cada novo jogo. Claro que eu um programador experiente sabia fazer as paradas, mas a coisa é que era complicado dar CTRL+C CTRL+V e o jogo parecer diferentes, video games eram meio artesanais naquela época.

Com o advento dos modelos 3D, por outro lado, você podia já comprar os alicerces de um jogo, sua física básica, programação de colisão e essas caralhas tudo já prontas.

A capa japonesa bem que tentou salvar o dia, mas too little too late

TÁ, MAS ISSO NÃO FAZIA OS JOGOS FICAREM MEIO... SEI LÁ, IGUAIS?

segunda-feira, 24 de abril de 2023

[#1093][Ago/97] MYSTICAL NINJA STARRING GOEMON (ou "Ganbare Goemon 5" no Japão)

A série de jogos "Ganbare Goemon" é, sem sombra de dúvidas, a coisa mais japonesa de todos os tempos. Bem, talvez ao lado de Yakuza e certamente atrás de Mister Mosquitto já que nenhum outro lugar do mundo teria um simulador de mosquito repleto de fanservice (sim, eu to falando sério), mas você pegou a ideia da coisa.

O quão japonês são esses jogos, você me pergunta? Eu não sei, me diga você quantos jogos você conhece que as plataformas são literalmente sushi?



sábado, 22 de abril de 2023

[#1092][Jul/97] GHOST IN THE SHELL


Ghost in the Shell... por onde eu começo? GitS é uma das obras mais populares de um dos meus generos favoritos, o cyberpunk, simplesmente não tem como falar sobre cyberpunk na cultura pop sem falar sobre Neuromancer, Blade Runner, Ghost in the Shell (e mais recentemente, Cyberpunk 2077).

Então, bem suponho que eu possa falar sobre o conceito do filme seria um começo tão bom quanto qualquer outro - porque essa é a base que você precisa ter para entender minhas derivações sobre o tema.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

[#1091][Jun/96] LAST BRONX

Eu já comentei várias vezes sobre o cenário de jogos de luta nesse período específico de 1997: haviam dois cenários completamente diferentes entre si de joguinhos de pessoas socando-se umas as outras. Nos campos dos jogos 2D a luta era entre a SNK e a Capcom (representadas principalmente, mas nem de perto exclusivamente, pelas séries THE KING OF FIGHTERS e STREET FIGHTER, respectivamente).

Nos arcades de luta 3D, entretanto, a situação era completamente diferente e as duas não davam nem pra saída. Aqui quem mandava era a Namco e sua antiga rival dos fliperamas, a Sega (com as séries TEKKEN e VIRTUA FIGHTER, respectivamente). Esse antigo e equilibrado conflito mudou bastante quando a Namco abalou a boca do balão com seu brilhante e novíssimo jogo de luta 3D baseado em armas, SOUL EDGE

O que foi um puta sucesso e, obviamente, exigia uma resposta da Sega. Essa resposta da Sega nos jogos de luta 3D com armas (estamos entrando em nichos bem especificos aqui, huh?) foi Last Bronx. Porém a Sega sendo a Sega, esse jogo não foi apenas "um jogo de luta para responder a SOUL EDGE", não! Ele foi, acreditem ou não, uma declaração artística a respeito da situação economica do Japão e que foi uma das maiores campanhas de marketing da empresa em todos os tempos!

Então, como de costume, vamos começar aqui do começo e dessa vez eu quero dizer REALMENTE do começo!

quinta-feira, 20 de abril de 2023

[#1090][Ago/97] MEGA MAN X4


Tendo MEGA MAN X como um dos jogos favoritos da minha infancia, e considerando que por qualquer motivo eu não tive realmente muito contato com Mega Man X2 e MEGA MAN X3, obviamente que Mega Homem X4 era um jogo pelo qual eu tinha muita expectativa na época. Mais do que isso, na verdade, era um Mega Man com cutscenes de anime no auge da minha otakice aborrescente e que finalmente, FINALMENTE, o husbando favorito de 10 entre 9 gamers dos anos 90 finalmente era um personagem jogavel.

Sim, esse é o lendário Mega Man onde FINALMENTE você pode jogar com o Zero sem as palhas assadas do Mega Homem X3!

quarta-feira, 19 de abril de 2023

[#1089][Jun/97] MARVEL SUPER HEROES VS STREET FIGHTER


Existem apenas três certezas absolutas na vida: a morte, impostos e que se algo deu certo, saiba que a Capcom vai ordenhar essa franquia até a última gota com o minimo de esforço possível. Ok, talvez isso não seja exatamente correto em 2023, porém para os anos 90 isso é a maior verdade que jamais verdadou.