Ao contrário do jogo de ontem, VIRTUAL HIRYU NO KEN que é um dos jogos mais papel molhado que eu já tive o desprazer de ver por aqui, felizmente hoje eu tenho algumas coisas a dizer a respeito do DRAGÃO ENTERRADA. Coisas boas? Eu não apostaria meu dinheiro nisso, especialmente pq esse é um jogo que não tem sequer uma entrada na wikipedia e isso sempre diz boas coisas sobre o jogo. Mas hey, alguma coisa pra dizer definitivamente é melhor do que nenhuma, e depois do jogo de ontem eu considero isso uma vitória.
Temos que celebrar as pequenas coisas na vida, eu te digo. Mas vamos começar do começo.
Slam Dragon quer muito, muito mesmo que você acredite que esse é um jogo de luta 3D. E não ache que ele poupou recursos nisso, sua intro mostra os modelos de personagens se sobrepondo várias vezes, com efeitos de transição que só um jogo 3D brega é capaz de faze-lo!
Então agora que já vimos toda introdução 3Dzistica desse jogo obviamente 3D, vamos então finalmente falar do gameplay de um raríssimo jogo de luta baseado em - acredite ou não - VIRTUA FIGHTER 2.
DO TU TÁ FALANDO, CARA? VIRTUA FIGHTER 2 É UM DOS JOGOS MAIS INFLUENTES DOS JOGOS DE LUTA 3D, EXISTEM DEZENAS DE JOGOS INSPIRADOS NELE, PROVAVELMENTE MAIS! A PRÓPRIA SEGA REUTILIZOU A ENGINE DESSE JOGO VÁRIAS E VÁRIAS VEZES COMO EM FIGHTING VIPERS
Oh, sim, entendo o problema aqui. Vc está pensando no VIRTUA FIGHTER 2 de Arcade, ou talvez do seu port pra Saturn
E TEM OUTRO?
Claro que tem! Esse jogo é, nada mais, nada menos, do que VIRTUA FIGHTER 2 ... PARA MEGA DRIVE!
ESPERA, O QUE? ELES FIZERAM UM PARA PLAYSTATION JOGO BASEADO EM VIRTUA FIGHTER 2 DE MEGA DRIVE? MAS PRA QUE?!?
Essa é a grande questão aqui, não? Quando os jogos não tinham capacidade de fazer um jogo 3D funcional, não em velocidade jogavel pelo menos, a estratégia que a Rare bolou foi fazer os gráficos 3D em computadores termonucleares, tirar fotos desse gráficos e usa-los como sprites 2D. Foi assim que nasceram DONKEY KONG COUNTRY e, mais importante para esse jogo, KILLER INSTINCT.
A coisa é, entretanto, que quando os videogames passaram a ser capazes de fazer gráficos 3D funcionais em um jogo isso foi praticamente deixado de lado pq dá um puta trampo pra fazer essa movimentação ficar convincente - fazer jogos com a qualidade de DONKEY KONG COUNTRY e KILLER INSTINCT é tudo menos simples.
O que nos remete a questão... não seria mais fácil apenas fazer o jogo 3D de verdade no PS1 do que essa gambiarra toda? Vc poderia argumentar que os bonecos 3D pré-renderizados ficam mais bonitos em fotos de revistas... mas cara, olha como ficou cagada a movimentação nesse jogo!
E não apenas isso, para tentar fazer a farsa durar, Slam Dragon gira e sacode a camera para tentar te enganar que esse é um jogo de luta 3D. Novamente, olha todos os saltos laterais que os caras tão tentando pra tentar fazer parecer uma coisa que dava perfeiamente pra fazer no PS1, nem era dificil a essa altura!
Ma va bene... mecanicamente, como eu disse o jogo parece bastente com a sensação de jogar o VIRTUA FIGHTER 2 de Mega Drive, só que uma versão piorada dele. Sim, pq um jogo de PS1 parece uma versão piorada de um jogo de Mega Drive está além de mim entender, mas os fatos são esses.
Pra começar, Slam Dragon está no top tier de jogos com lentidão na capacidade de resposta. O que é meio que um problema para um jogo de luta... é ruim para todo tipo de jogo, mas especialmente para um jogo de luta, todo o ato de jogar esse jogo parece tentar jogar peteca debaixo d'água.
Tem um lag desesperador entre suas entradas ou movimentos que realmente parecem que o jogo está embaixo d'água mesmo. Adicione a isso que o jogo tem um botão de bloqueio (o que eu nunca gostei em jogos de luta) ao invés de apenas colocar pra trás (pq esse jogo quer muito te enganar que é um jogo de luta 3D), e em seu último bastião para tentar te enganar MESMO que é um jogo 3D, tem um botão de "passo lateral" que só serve pra fazer ziriguidum com a camera, pq vai que alguem acredita, né?
Existe tambem um sistema de combo em jogo, mas com seus controles subaquaricos e sem contador de combo, a sensação que você tem é de apenas estar jogando um daquele minigames da TecToy, sabe?
E ainda é teoricamente possível arremessar o adversário no ar e fazer combos aereos... ou ao menos o jogo diz isso... mas mesmo que você consiga arremessar alguém, o ato de fazer malabarismo aereo parece estranhamente desconectado da realidade graças ao fundo em constante movimento, desorientando a sensação de movimento. Sério caras, vocês estão tendo dificuldade em emular VIRTUA FIGHTER 2, talvez, APENAS TALVEZ tentar imitar X-MEN VS STREET FIGHTER seja UM POUCO ambicioso demais pras capacidades de vocês. Apenas um pouco.
Slam Dragon é maravilhoso no desastre que ele propõe a fazer. Não tendo a minima noção de que seu jogo é vagamente funcional, todos esforços de produção desse jogo foram direcionadas ao seu estilo visual paira sobre todo o jogo, e isso é tudo que há sobre ele.
Adicione a isso erros primários de programação, como seu taunt cancelar seu golpes pq alguém simplesmente errou a ordem de prioridade dos movimentos, ou que a luta não termina quando o contador de tempo chega a zero - o personagem continua causando dano, então é possível virar um round que você estava perdendo depois que o tempo terminou.
Slam Dragon é um exemplo perfeito de um jogo ruim raíz: tem uma ideia merda e então executa ela de uma forma mais porca ainda. Não existe nenhuma razão pela qual esse jogo tenta imitar o fake 3D de KILLER INSTINCT em 1997, existe menos razão ainda pq ele é essencialmente uma versão piorada de VIRTUA FIGHTER 2 do Mega Drive, e menos MENOS razão ainda pq nem isso eles conseguem programar direito.
Como eu disse, jogo bosta raiz.
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 120 (Outubro de 1997)