Existem apenas três certezas absolutas na vida: a morte, impostos e que se algo deu certo, saiba que a Capcom vai ordenhar essa franquia até a última gota com o minimo de esforço possível. Ok, talvez isso não seja exatamente correto em 2023, porém para os anos 90 isso é a maior verdade que jamais verdadou.
Quando X-MEN VS STREET FIGHTER foi um rocambolico mastodonico gigablástico sucesso (e como não seria com uma ideia dessas em um jogo com qualidade da Capcom, né) era apenas questão de tempo até isso virar uma franquia anual.
O que não é exatamente um problema, já que tanto a Marvel quanto a Capcom possuem quazilhões de personagens que poderiam ser aproveitados em um jogo de luta. É só pegar literalmente qualquer personagem da Marvel e da Capcom, colocar dentro da engine desse jogo e pronto, dá pra cuspir um jogo novo todo ano por decadas sem quase precisar repetir personagem.
O que é legal, cool, cool... porém mas contudo todavia entretanto ... isso ainda dá trabalho, né? Tem que pegar um personagem, desenhar ele, programar golpes, acertar as caixas de colisão, refinar a jogabilidade, testar e retestar... enfim, trabalho e mais trabalho. Será que não tinha um jeito MAIS fácil de ganhar uma graninha com absolutamente zero esforço?
VC QUER DIZER MENOS ESFORÇO DO QUE APENAS ATUALIZAR O MESMO JOGO TODO ANO, SÓ MUDANDO OS ASSETS?
Eu estou falando de MUITO menos esforço, mas bota menos esforço nisso! Como por exemplo apenas pegar a programação de MARVEL SUPER HEROES e X-MEN VS STREET FIGHTER, copiar e colar. Bam, jogo novo instantaneo.
Eu quero dizer, sério, sempre quando a Capcom faz um "patch de update" de suas franquinas, ou seja um relançamento anual do mesmo jogo, eles pelo menos colocavam algumas coisas diferentes. Colocavam golpes novos para os personagens, personagens novos, cenários novos, remixavam as músicas, atualizavam a jogabilidade, enfim, ainda o mesmo jogo mas um update dele.
Você sabe, o que a Capcom fez quando relançou STREET FIGHTER 2 18 vezes, ou quando atualizou X-Men: Children of the Atom para ser MARVEL SUPER HEROES. Era um trabalho rápido? Era, mas pelo menos era um trabalho.
Aqui, no entanto, nada disso aconteceu. Esse MSHvSF copiou e colou os personagens, cenários, músicas e jogabilidade tal qual eles apareceram em seus jogos originais. E é isso, esse é o jogo. Eu não to zoando, esse foi todo o trabalho que a Capcom teve.
Sério, de MARVEL SUPER HEROES foram importados Captain America, Cyclops, Hulk, Omega Red, Shuma-Gorath, Spider-Man, Wolverine e Blackheart. De X-MEN VS STREET FIGHTER vieram Ryu, Ken, Akuma, Dan, Sakura, Chun-Li, Dhalsim, Zangief, Charlie e M. Bison
NÃO É VERDADE QUE A COISA É TÃO PREGUIÇOSA ASSIM, E OS PERSONAGENS SECRETOS?
Honestamente, são apenas recolorizações dos personagens que já existiam. Para a Marvel, temos o US Agent (que é essencialmente uma troca de paleta do Capitão América), Mephisto (uma troca de paleta de Blackheart) e Armored Spider-Man, que é um homem-aranha cinza que toma menos dano e salta mais baixos. Do lado da Capcom temos a Dark Sakura que dá hadoukens (a Sakura normal não tem) eo especial do Akuma. Mecha-Zangief, que é Zangief com outra cor, tem mudança apenas que ele é imune a stun e tem o Yoga Flame do Dhalsim.
Pra não dizer que o jogo não tem nada NADA de original, tem um personagem exclusivo da versão japonesa do jogo que é Norimaru: não um personagem da Marvel nem da Capcom, Norimaru é um dos inúmeros personagens do comediante japonês Noritake Kinashi (tipo o Chico Anisio tinha vários personagens), e Norimaru é uma paródia de como os japoneses cagavam na cabeça dos otaku.
Originalmente, como parte de uma campanha de marketing Norimaru deveria ser um personagem especial em algum jogo de Street Fighter, provavelmente STREET FIGHTER 3: The New Generation, porém o diretor do jogo disse "MAI NEM FOUDENDO QUE VÃO METER ESSA PALHA ASSADA NO MEU JOGO" e acabou que Norimaru empurrado para esse aqui.
O que até que faz sentido, um otaku querendo autografo dos personagens da Marvel é... tá, faz um pouco de sentido, nada muito absurdo tb não. A Marvel não ficou particularmente radiante com isso e exigiu algumas mudanças no personagem, como por exemplo originalmente o agarrão dele deveria ser um kanchou e a Marvel não curtiu ver seus personagens levando dedada no cu e gritaria.
Outra coisa que foi vetada do personagem era um ataque anti-aereo que ele pensava em alguma personagem feminina e saia um jato de sangue no velho estilo anime.
NÃO PARECE ALGO TÃO TERRÍVEL ASSIM A PONTO DE TER QUE VETAR...
Bem, um desses pensamentos era pro Zangief, quem nunca né?
TÁ, EU ENTENDO, ANOS 90 ERA FODA, MAS AINDA SIM ME PARECE UM TANTO...
... e outro era pra Anita de NIGHT WARRIORS: DARKSTALKER'S REVENGE,
... MAS ELA NÃO TEM, TIPO, UNS 8 ANOS DE IDADE?
Pois é, né?
OKAY... VAMOS NÃO FALAR MAIS SOBRE ISSO. TIPO NUNCA.
Mas bem, Norimaru é realmente a ÚNICA coisa desse jogo que não foi apenas copiada e colada de MARVEL SUPER HEROES e X-MEN VS STREET FIGHTER, então é o que tem pra falar. E se vc está se perguntando qual é lógica de colocar um comediante random em um jogo de luta, eu tenho que te lembrar que no Brasil já meteram o fodendo DIDI MOCÓ SONRISAL na capa de Pick Axe Pete do Odyssey pra ver se pescava um publico extra.
Os videogames operam por razões que a própria razão desconhece, eu te digo. Exceto a Capcom, essa ta no rolo só pelo dinheiro mesmo, e frequentemente com o menor esforço possível como esse caso aqui.
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 134 (Dezembro de 1998)
Edição 134 (Dezembro de 1998)
Edição 136 (Fevereiro de 1999)
Edição 137 (Março de 1999)
Edição 139 (Maio de 1999)
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 041 (Agosto de 1997)
Edição 042 (Setembro de 1997)
Edição 044 (Novembro de 1997)
Edição 058 (Janeiro de 1999)
Edição 060 (Março de 1999)
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 022 (Setembro de 1997)
Edição 022 (Setembro de 1997)
MATÉRIA NA GAMERS
Edição 036 (Dezembro de 1998)
Edição 036 (Dezembro de 1998)
Edição 038 (Março de 1999)