quinta-feira, 20 de abril de 2023

[#1090][Ago/97] MEGA MAN X4


Tendo MEGA MAN X como um dos jogos favoritos da minha infancia, e considerando que por qualquer motivo eu não tive realmente muito contato com Mega Man X2 e MEGA MAN X3, obviamente que Mega Homem X4 era um jogo pelo qual eu tinha muita expectativa na época. Mais do que isso, na verdade, era um Mega Man com cutscenes de anime no auge da minha otakice aborrescente e que finalmente, FINALMENTE, o husbando favorito de 10 entre 9 gamers dos anos 90 finalmente era um personagem jogavel.

Sim, esse é o lendário Mega Man onde FINALMENTE você pode jogar com o Zero sem as palhas assadas do Mega Homem X3!

Sou só eu ou a pose do Zero não faz sentido nenhum nessa capa?

Com efeito, uma coisa que eu costumava fazer bastante nessa época de 97, 98 era ficar imaginando que jogos eu teria e o que eu jogaria se tivesse um PS1 - o que, na época, não havia nenhuma possibilidade de eu ter. Eu pretendia, por exemplo, fazer um super catalogo com as localizações, fraquezas e drops de todos os inimigos de Final Fantasy 8, eu pretendia traduzir todo RESIDENT EVIL palavra por palavra usando um dicionário (meu inglês não era grande realmente na época), editar todos os jogadores do Winning Eleven para fazer o campeonato brasileiro... enfim, vc entendeu a ideia, eu era uma criança com tempo demais livre e amigos de menos.

O QUE NÃO MUDOU TANTO ASSIM EM ALGUMAS DECADAS, HÃ?

Você não está errado, Jorge. Mas seja como for, o ponto é que um dos jogos que eu realmente queria ter desse setlist ideal para me debruçar sobre ele seria Mega Man X4 e hoje, finalmente algumas decadas depois eu posso dizer que eu finalmente joguei o jogo pelo qual eu aguardei tanto e... e.... eeeee....


Tá, eu estou sendo dramático. Mega Man X4 não é um jogo ruim, apenas... também não é um jogo particularmente incrível também. Ele é meio okay, eu suponho...



Mas vamos começar do começo: a coisa pela qual esse jogo é mais conhecido é que aqui é onde você pode jogar com o Zero sem as palhaçadas de MEGA MAN X3. Sério, faz um ano que eu joguei aquele jogo e eu ainda não consigo entender pq caralhas o Zero tem apenas uma vida e você não pode lutar contra chefes com ele, quem foi que teve essa ideia e não viu que isso era de uma imbecilidade nepomucenica?

Então a boa notícia é que agora sim vc pode jogar com o Zero em toda sua badassice de anos 90. Pq sério, a gente achava o Zero a coisa mais cool desde a invenção da Coca-Cola molhada, era assim que os anos 90 rolavam, e quem realmente poderia nos culpar?


Porém o grande mérito REAL desse jogo é que jogar com o Zero é uma experiencia bastante diferente de jogar com o X, nosso querido menino bombardeiro azul (mais) do futuro. Pra começar, ele não tem o Mega Buster então resolve tudo na base da boa e velha lapada de espada, pq é assim que Zeroclides rola. O que significa que o jogo fica mais dificil com ele, pq vc tem que ... bem, chegar perto dos inimigos, é como uma espada funciona... e os jogos do Mega Homem já são moderadamente dificeis sem vc precisar colar nos brothers pra detonar eles.

Agora, se perguntarem a minha opinião o que torna o Zero REALMENTE DE VERDADE é a forma com que seus power ups funcionam: ele não recebe as armas dos chefes quando derrotados, que você tem que selecionar pra usar como um tiro, não. Quando derrota um chefe, ele recebe uma tecnica de espada - o que quer dizer que desbloqueia um movimento que pode ser usado a qualquer momento do jogo.

Por exemplo, ao derrotar o chefe de fogo o Zero ganha o Ryuenjin, que é a técnica da espada de fogo que você ativa apertando pra cima e triangulo.


Ao derrotar o chefe da fase de gelo, você ganha o Hyouretsuzan que é ativado apertando pra baixo mais triangulo quando vc estiver no ar:


Você pode, e o jogo espera isso de vc, combinar os movimentos: subir com o Ryuenjin e cair com o Hyouretsuzan para maximizar o dano. Isso faz de Mega Man X4 um jogo quase inteiramente diferente com zero, muito manos paceado e baseado em escolher as armas, e sim em reagir com comandos ultradinamicos no seu controle para responder aos desafios - em especial aqueles gerados pelo fato que seu ataque não acerta a distancia.

Então, sim, jogar com o Zero é o que todo mundo esperava depois de três jogos e a da pra ver o quando que a Capcom realmente colocou esforço aqui. Isso não tem como criticar e é de fato tão bom quanto eu esperava.


Meu desapontamento com o jogo não vem daí, pelo contrário, e sim... bem, com todo o resto. Tirando esse detalhe cool de que o Zero trás uma mecanica diferente o jogo... o jogo em si é beeeeem mais ou menos. Frequentemente para menos na escala Mega Homem das coisas.

E o que eu quero dizer com isso? Bem, o level design das fases é de longe o pior da série. E eu posso falar isso com propriedade, porque eu joguei todos os jogos do Mega Man desde o primeiro (que eu joguei em MEGA MAN THE WILLY WARS), os oito jogos da série clássica, mais os três Mega Man X.


E em todos eles, eu digo, TODOS eles a Capcom sempre tentava alguma coisa interessante, algum gimmick diferente nas fases para não dar a sensação que é só ir pra direita infinitamente. Algumas eles acertavam (como a fase temática de cobras do Snakeman em MEGA MAN 3), algumas eles erravam (como o infame DASH DASH JUMP JUMP de MEGA MAN 8: Anniversary Collector's Edition). Mas o ponto é que ao menos eles tentavam!

Aqui nada, a Capcom colocou o minimo esforço necessário para chamar isso de jogo e seguiu adiante. Não tem nada diferente ou interessante a esperar das fases e se me dissessem que uma IA montou as fases com seu banco de dados de jogos de plataforma... bem, isso seria dificil em 1997, mas a ideia é essa.


Porém não é apenas o level design feito no piloto automático e sim que a Capcom simplesmente cagou para o design geral. Sabe nos jogos antigos onde vc tinha que vasculhar a fase para encontrar itens que aumentavam sua barra de energia, upgrades de armadura ou tanques reservas, e como frequentemente você tinha que usar armas especificas de formas criativas para conseguir isso? E lembra como mesmo os jogos de Nintendinho faziam isso, como em MEGA MAN 6?

Bem, agora ESSE é o nível de interesse da Capcom em colocar power ups no jogo:

Na hora eu só pensei "ué, um heart tank, assim, de graça? Eu peguei um caminho alternativo? Mas não tem caminhos alternativos, essa fase é só uma linha reta!"

Vocês conseguem entender agora quantos níveis de "eu não estou dando a minima foda voadora" a Capcom colocou nesse jogo? Aqui, me permita lembrar o que a própria Capcom considerava como um desafio para conseguir um heart tank alguns anos antes em um jogo de um console muito mais humilde que o PS1, o MEGA MAN X de Super Nintendo:


Você passa por esse hear tank e ele é inalcançavel, apenas com os upgrades certos vc pode pegar ele.

OU APENAS USAR O BUMERANGUE DÁ PRA FAZER ISSO TAMBÉM.

Dá?! Quero dizer, claro, o meu ponto é que a Capcom colocava algum esforço nessas coisas. E para que você não ache que eu estou implicando e pincei um power up idiota, eis aqui um exemplo de algo raro na série Mega Homem, um tanque reserva de munição, o que só tem um no jogo e logo é um item especial, certo?


Eu não estou zoando, vocês conseguem ter noção do quão sem tesão a Capcom desenhou esse jogo? Pois é, e esse é meu problema com Mega Man X4, ele nem é ruim, é apenas imensamente "whatever, taca qualquer merda ae e segue o jogo". Nada de colecionaveis interessantes, armaduras secretas, nada de nada. Po caras, né?

Mas bem, nem tudo é terrível pelo menos. Ou, melhor dizendo, é tão terrível, TÃO terrível que chega a ser bom na verdade: a história desse jogo é uma das piores coisas que eu já vi na minha vida, e isso faz dela uma das melhores.


Vamos lá pq essa história é ridiculamente absurda. X e Zero vão em uma missão a uma cidade flutuante que está sendo atacada por Mavericks (robos renegados do futuro). A cidade é sabotada e cai em cima de outra cidade... o que é um design que mostra muita confiança na sua tecnologia, eu me sentiria desconfortável em viver sob a sombra de uma outra cidade gigante...

Seja como for, assim que a cidade flutuante cai, X e Zero vão até o local da tragédia e encontram o coronel da Repliforce - mais ou menos o exercito dos robos. X e Zero então assumem que foi a Repliforce que derrubou a cidade baseado no fato que eles tavam por ali (pq aparentemente eles tem 4 anos de idade e só entendem causa e consequencia de uma forma muito primária).



Eles dão uma ordem de prisão para o Coronel acompanha-los até o quartel-general dos Caçadores de Maveriks e o Coronel fica terrivelmente ofendido com isso...

COMPREENSÍVEL, NÉ?

... e decide formar seu próprio estado com apenas robos...

JUSTO.

... mas não sem antes sem motivo algum destruir várias cidades humanas no processo. Por nada mesmo, nem é como se os humanos (que nem aparecem na história, alias) estivessem se opondo ou eles precisassem de recursos nem nada, eles só querem destruir por destruir mesmo.

ESPERA, ISSO TUDO PQ ELE SE OFENDEU COM A ACUSAÇÃO DOS NOSSOS HERÓIS?

Eu não disse que era terrível? X e Zero então decidem que não vão mais permitir que a Repliforce tenha o seu estado e lutam contra os 8 generais da Repliforce (os 8 chefes desse jogo). E pior que os caras no fim só queriam ir embora mesmo, quer dizer, literalmente pegar uma nave e fundar uma colonia no espaço, mas X e Zero já decidiram que não vai ter independencia porra nenhuma e sentam o tabefe em todo mundo só pra eles largarem mão de serem bestas.


Só que em uma reviravolta dramática, depois que X derrota o General ele descobre que a colonia era SIM uma arma espacial apontando para a Terra. Eu realmente gosto de como o X não tinha a menor ideia disso e apenas matou o General da Repliforce porque ele queria independencia... mas no fim ele acabou salvando o mundo sem querer.

Ah, e no fim mesmo é revelado que quem derrubou a cidade lá no começo foi o grande vilão da série Sigma, e que ele estava "manipulando" a Repliforce para destruir a humanidade por ele. Se por "manipulando" vc quer dizer os personagens aderindo ao genocidio sem nenhuma razão minimamente plausível, é, então sim, ele "manipulou" todo mundo... se é assim que querem chamar...


Já jogando com Zero a história é um pouco mais interessante, pq se foca no passado dele e mostra como o Zero foi construído pelo Doutor Willy como uma resposta ao projeto Mega Man X do Doutor Light. O que gera a cena mais legal do jogo, que é a luta em anime que mostra quando Sigma foi contaminado pelo Maverick Vírus originalmente criado pelo Dr. Willy para controlar Zero e faze-lo ser mau como um pica-pau. 

Essa parte é legal... mas aí o jogo também decidiu colocar um dramalhão mexicano que Zero do nada também tem um interesse amoroso, que é a irmã do Coronel da Repliforce (como robos são irmãos, está além de mim responder). Depois que Zero mata o Coronel ela então toma um golão de Maverick Vírus para poder vingar sua família. Zero então luta com ela, a mata e como recompensa somos brindados com uma das piores dublagens da história da humanidade! Quero dizer, toda dublagem desse jogo já é ridiculamente ruim, mas isso... mermão, ISSO É OTO PATAMÁ!


YOU ARE TEARING ME APART IRIS!

Deus isso é deliciosamente ruim, é uma das piores coisas que eu já ouvi na vida!

TODA ESSA HISTÓRIA PARECE UMA DAS PIORES COISAS QUE EU JÁ OUVI NA VIDA!

Não disse? Durante a minha adolescencia eu costuma adorar essas cutscenes apenas pq eram anime, mas hoje eu respeito como uma das coisas mais constrangedoras já produzidas pela raça humana! Olha se isso não é evolução!

... o que ainda não muda o fato que Mega Man X4 é um jogo com design absolutamente medíocre, elevado acima da sua mediocridade apenas pelo Zero jogavel e pelas piores cutscenes do mundo. O que não é algo que todo mundo deveria se orgulhar, mas pelo menos é alguma coisa.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 117 (Julho de 1997)


Edição 119 (Setembro de 1997)


Edição 121 (Novembro de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 039 (Junho de 1997)


Edição 043 (Outubro de 1997)


Edição 045 (Dezembro de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 018 (Maio de 1997)


Edição 022 (Setembro de 1997)