terça-feira, 14 de março de 2023

[#1069][Jul/97] THE KING OF FIGHTERS 97

Promessa é dívida! Quando eu falei de THE KING OF FIGHTERS 96, eu disse que ia contar a história do jogo quando chegasse KOF 97 dado que esse jogo encerra o primeiro arco da história. Sim, exactamundo, se vc acha que One Piece é inovador por existir a 50 anos e ir dividindo sua história em arcos bem definidos, saiba que enquanto Oda ainda tomava leite com pera sob uma cerejeira no colegial, a SNK já fazia isso com a história de The King of Fighters.

Bem, pra ser preciso, King of Fighters 94 surgiu sem maiores pretenções. A SNK apenas pegou seus 8 bazilhões de franquias (desde o antiguinho IKARI WARRIORS a jogos de luta mega consagrados como FATAL FURY e ART OF FIGHTING) e colocou todo mundo no mesmo jogo, sem muita história realmente. Porém vendo que o jogo deu tão certo, a SNK teve uma sacada deveras ambiciosa: E SE, veja bem, E SE eles fizessem uma puta saga histórica e homérica para o jogo?


TÁ, MAS... QUE DIFERENÇA ISSO FAZ REALMENTE? É UM JOGO DE LUTA, NÃO É COMO SE REALMENTE AS PESSOAS FOSSEM SE IMPORTAR

Então, só que elas se importam. Primeiro pq as pessoas subestimam o quanto o jogo fora do jogo influencia na cabeça das pessoas, mesmo que todo mundo se orgulhe de dizer que a história em um jogo de luta não importa todo mundo reclama quando os personagens não são épicos, fodas ou ululantes. E o que é que faz isso? A história.


Tipo "o contexto não importa" mas todo mundo perdeu seus marmores quando STREET FIGHTER 3: The New Generation mudou todo o cast. Então pra ver quem é foda e quem é "personagem genérico" é que a história importa.

Isso, é claro, e também para vender mangas, animes, CD Drama e as porra tudo. Tem isso também. Mas divago, o que importa é que a SNK bolou uma saga épica dividida em três capitulos (THE KING OF FIGHTERS 95THE KING OF FIGHTERS 96 e este KOF 97). Depois disso começaria outro arco e assim... até os dias de hoje, ad infinitum se possível. Como eu disse, deu certo para One Piece, deu certo para King of Fighters.

Isto posto... vamos então ver a história do primeiro arco de The King of Fighters, popularmente conhecida como "Orochi Saga"! E como de costume, vamos começar do começo!


4.5 BILHÕES DE ANOS ATRÁS

Mas puta que me pareo, em todos esses anos de blog eu acho que nunca tão literalmente quis dizer isso! Isso sim que é começar do começo ou o que? Bem, o fato é que quando a Terra se formou seu espirito (chamado de Gaia) criou um guardião para manter as coisas em ordem. Você sabe, um defensor do equilibrio da natureza chamado Yamata no Orochi, Orochi para os intimos.

Assim, conforme a vida na Terra foi se desenvolvendo graças a benção de Gaia, Orochi ficou de policia da natureza pra que tudo corresse nos conformes, e por um tempo foi bom.


1800 ANOS ATRÁS

A essa altura, por volta do ano 200 DC, Orochi meio que já sacou que essa tal de humanidade não ia dar certo. Eu não posso realmente dizer que o culpo, e no melhor interesse de proteger o equilibrio da vida na Terra e o balanço das coisas, Orochizão da Massa decide ir full-Noé e extinguir a raça humana na base da porrada. Eu posso respeitar isso.

Entretanto, suponho que isso não precise ser dito, os humanos em questão não ficaram particularmente felizes com essa decisão. Mesmo que fosse de facto o melhor para o planeta, em uma inacreditável demonstração de egoísmo eles decidiram votar contra a sua própria extinção e com isso em mente deciriam resolver as coisas do jeito que se resolve as coisas em um cenário de um jogo de luta: na base da ultraviolencia.

Assim, a humanidade iniciou uma guerra contra Orochi e os três mais poderosos clãs do Japão - o clã Kusanagi, Yata e Yasakani conseguem selar Orochi para fora dessa realidade usando os três tesouros lendários do Japão: a Espada Kusanagi, o Espelho Yata e a Jóia Yasakani (que são itens reais). Afim de que o selo fosse mantido seguro, os três clãs então dividem o selo em três partes e cada uma seria guardada por um clã.


1000 ANOS ATRÁS

Nenhum ser polidimensional que quer a extinção da raça humana realmente está completo sem aquilo que toda abominação Lovecraftiana possui obrigatoriamente: cultistas. No caso de Orochi, tinha uma galera que achava que ele estava certo e que Orochi matou foi pouco, e estes são os seus leais e devotados servos, os Hakeshuus.

Logo, como você pode imaginar - até porque do contrário não teria história - os Hakeshuus estava trabalhando duro para trazer Orochi de volta a esse mundo e terminar o serviço. E como fazer isso? Ora, atacando os selos, obviamente.


Assim, um Hakeshuu assassinou a esposa do líder do clã Yasakani e incriminou o clã Kusanagi por isso, levando a uma guerra entre dois clãs que detinham o selo. Como o clã Kusanagi era muito mais forte que os Yasakani, então os Yasakani fizeram o que os Hakeshuus esperavam que eles fizessem: se voltaram para Orochi e fizeram um pacto de sangue em troca de poder.

Agora como seguidores de Orochi, o clã Yasakani usou esse poder para guerrear contra os Kusanagi e o resultado disso foi que ambos os clãs foram quase extintos e como resultado disso o selo enfraqueceu muito.

Dois já foram, falta um.

O Hakeshuu Leopold Goenitz enche Rugal de piaba e então lhe dá um olho amaldiçoado do capiroto

1973

Com o selo bastante enfraquecido, os Hakeshuus passaram o último milenio procurando duas coisas: primeiro, o paradeiro da família Yata, a última detentora do selo que restava, e segundo, um corpo capaz de hospedar Orochi nesse mundo já que sua forma física foi destruída na batalha de 1800 anos atrás.

Foi nessa segunda parte que os Hakeshuus encontraram um jovem e ambicioso traficante de armas chamado Rugal Bernstein, que além de ser totalmente a cara do Tarcisio Meira também era um candidato interessante para hostear Orochi tão logo ele fosse libertado.

Rugal então recebe uma parte dos poderes dados aos Hakeshuus e com esse poder, nos anos seguintes se torna um lord do crime maligno do mal que odeia o bem.

1986

Os Hakeshuus encontram os Yata, que agora tem o nome de familia "Kagura" (como essas coisas mudam durante os séculos, isso tornava muito dificil rastrear a bloodline original) e assassinam os ultimos detentores do selo. Ou ao menos isso é o que eles achavam, porque Chizuru Kagura sobrevive a morte da sua família.

1994

A esse ponto, Rugal já é um dos guerreiros mais poderosos do mundo e está crakudo no poder para ser o mais picaroso dos combatentes. Ao mesmo tempo, os Hakeshuus não estão satisfeitos pq obviamente alguem da linhagem Kusanagi e Yata sobreviveu, já que Orochi continua selado.

Eles então manipulam Rugal para sediar o torneio The King of Fighters (que havia sido descontinuado após a derrota dos seus organizadores Geese Howard e Wolfgang Krauser em FATAL FURY: The King of Fighters e FATAL FURY 2, respectivamente), o que atrairia os combatentes mais fortes do mundo e certamente os ultimos detentores do selo restante.

O que dá certo, parcialmente. Até não dar mais.

Rugal consegue, de facto, derrotar o último lider do clã Kusanagi - Saisyu Kusanagi - e isso parece ser o fim das coisas... não fosse o fato que seu filho de 19 - Kyo Kusanagi, o protagonsita da série The King of Fighters - anos chega as finais do torneio e se vinga pela morte do seu pai.

Com o último Kusanagi ainda vivo, Orochi continua selado e Rugal sobrevive mal e porcamente quando ele autodestrói o navio onde as finais estavam acontecendo. Os Hakeshuus salvam sua vida e substituem as partes que Rugal perdeu por proteses bionicas para sua versão 2.0 ter sua vingança.


1995

E de facto, agora nosso cyber-Tarcisio Meira tenta novamente organizando o torneio THE KING OF FIGHTERS 95. Kyo Kusanagi e sua galera participam novamente do torneio, porém dessa vez Rugal tinha uma surpresa para ele: a necromancia dos Hakeshuus havia trazido o pai de Kyo de volta a vida e Kyo tem que lutar contra a versão zumbi-escrava do seu pai. Isso certamente vai dar alguns anos de terapia...

Enquanto isso, algo muito fortuito em favor dos Hakeshuus acontece: o ultimo descendente do clã Yata entra no torneio, Iori Yagami. Embora Iori não estivesse particularmente interessado em continuar a rixa de sangue entre sua familia e os Kusanagi, ele estava de facto interessado em derrotar o lutador mais forte do torneio e esse era Kyo Kusanagi.


O que quer dizer que o ultimo dos Kusanagi e o ultimo dos Yata (agora Yagami) teriam lutado até a morte exatamente como os Hakeshuu planejaram... não fosse que Rugal tava cracudasso no poder e queria ter sua vingança a qualquer custo, essa parte eles não previram.

Rugal então absorve mais poder de Orochi do que ele poderia controlar e se torna Omega Rugal - popularmente conhecido nos fliperamas como RUGAL APELÃO, o chefe mais roubado da história dos jogos de luta - e interrompe as tretas entre Kyo e Iori. Infelizmente para o Tarcisio Meira, isso não acaba bem para ele já que seu corpo não aguenta tanto poder e é desintegrado no processo.


Iori explica que apenas um legitimo descendente dos Kusanagi, Yata ou Yasakani poderia ser um verdadeiro host para Orochi e como Rugal não era nenhum desses, acabou mordendo mais do que ele podia engolir.

1996

Com Rugal Apelão morto, não há quem organize o THE KING OF FIGHTERS 96 e é nesse vácuo que a ultima sobrevivente do clã Yata, Chizuru Kagura aproveita para ter sua vingança contra os Hakeshuus que mataram sua família.


Ela não apenas organiza o THE KING OF FIGHTERS 96, como o faz publicamente - o que quer dizer que dessa vez o torneio não é algo secreto do submundo e sim um evento mundial e publicamente anunciado como um esporte (o que dá pra ver nos cenários do jogo, que agora tem transmissão da TV e publico assistindo). E para garantir que ela atraia a atenção dos Hakeshuus, ela coloca o Espelho de Yata, o legado de sua família e selo de Orochi como prêmio.

O plano de Chizuru funciona perfeitamente e os Hakeshuus ficam com a bacurinha em chamas, colocando seus membros mais poderosos no torneio (como o chefe final do jogo, Leopold Goenitz). Porém os Hakeshuus não vão só na moda louca, eles tem um plano: após a morte de Rugal Apelão, suas duas "secretárias" (mais agentes Hakeshuu com a missão de manter ele na linha) Mature e Vice se juntam a Iori Yagami - que particularmente não se importa desde que ele possa participar do torneio e terminar sua luta contra Kyo Kusanagi.


O plano dos Hakeshuus é sutilmente influenciar Iori para perder seus marmores e evocar o pacto antigo da sua familia com Orochi, e com esse poder enlouquecido no crack finalmente despertar como tr00 vessel de Orochão da Massa.

O que mais ou menos funciona e não funciona para todos os envolvidos. Isso pq o que os Hakeshuus não contavam é que Iori, Kyo e Chizuru se juntariam num time para acabar com a raça dos Hakeshuus, unindo os três clãs novamente após séculos e séculos.

Mature, Vice, Leopold e todos os principais Hakeshuus são destruídos pelo Sacred Seal Team (o que é uma coisa legal de KOF 96, vc só vê o final canonico se montar o time com Iori, Kyo e Chizuru). Então as coisas sairam como Chizuru esperava.

Só que elas também saíram como os Hakeshuus esperavam, já que o poder dos três clãs juntos mais a corrupção de Orochi que corria na linhagem de Iori acaba despertando um poder em Iori que ele não consegue controlar e o torna o vessel perfeito de Orochi.

Tentando controlar sua própria mente com dificuldade, lutando contra o que se passou a chamar de "Revolta de Sangue", o poder locão supremo, Iori não termina sua luta ali. Ele, Kyo e Chizuru se separam porém é certo que o destino dos três clãs voltaria a se cruzar.

1997

... o que não demorou muito tempo realmente. Com o enorme sucesso da transmissão de THE KING OF FIGHTERS 96, vários patrocinadores se apressam em organizar uma edição de 97 do torneio.

Iori Yagami, que ainda estava cracudão de poder, participa sozinho do torneio (sem um time) e isso atrai Kyo e Chizuru que entram no torneio para por fim a treta. Só que não é só eles que são atraídos pelo poder de Iori: os últimos Hakeshuus remanescentes, os que não haviam sido mortos no THE KING OF FIGHTERS 96, também entram na parada com o plano de aproveitar que os três ultimos descendentes dos clãs estavam juntos novamente e usar magia arcana para roubar para si o poder de finalmente ressucitar o seu mestre.


O que funciona: quando Iori e Kyo estão para finalmente acertar as contas, Chris, Yashiro e Shermie, os últimos Hakeshuus interrompem a luta. Kyo, Iori e Chizuru se juntam e derrotam os ultimos Hakeshuus, porém não antes dos três conseguirem fazer uma mandinga para puxar para si todo momentum da situação e dessa forma Chris se transforma em um avatar de Orochi com poderes sobrehumanamente monstruosos - ainda que abaixo do original.

O avatar de Orochi então desperta o pacto no sangue de Iori e ordena que ele ataque os outros dois, tornando assim possivel a verdadeira ressurreição de Orochi. Só que Iori, no poder da pura pistolice, enfrenta o controle de Orochi e acaba atacando o avatar de Orochi.


Só que vendo que Iori não teria poder sozinho para derrotar o avatar de Orochi, Kyo se junta a luta e os dois juntos explodem a porra toda: os ultimos Hakeshuus, o avatar de Orochi e até eles próprios. Kyo e Iori desaparecem na explosão.

Após tudo terminado, resta apenas Chizuru sozinha no meio dos escombros. Com dois dos três clãs definitivamente extinguidos junto com os últimos Hakeshuus e o Avatar de Orochi, não existe mais ninguem com o poder, conhecimento ou mesmo vontade suficiente para trazer o cobrão de volta a esse mundo.

Tudo que resta é Chizuru que permanece como guardiã para garantir que Orochi seja esquecido nas areias do tempo e ninguém nunca mais tente traze-lo de volta a esse mundo, sendo esse o épico fim da saga de Orochi.


The King of Fighters tem uma forma bastante curiosa de contar sua história, porque ele precisa que você termine o jogo com times especificos (ja que você pode montar seu time com quaisquer três lutadores) para ver os finais de acordo e ir desenrolando a história. Isso que essa é a versão resumida da história principal, ainda existem inúmeras histórias pessoais para os personagens que eu não abordei aqui, então narrativamente é o jogo de luta mais rico e complexo.

Porém saiba você isso não é apenas cosmetico, já que KOF 97 possui uma mecanica interessante de afinidade. Funciona assim: quando vc tá no meio da luta e troca o personagem, o personagem que entra pode ganhar ou perder uma barra de especial de acordo com a afinidade do personagem que está entrando para com o que estava na luta.


Por exemplo, a Mai Shiranui tem afinidade com o Andy Bogard e o Benimaru, então se ela entrar na luta depois deles a barra de especial dela enche um nível. Por outro lado, ela tem um relacionamento negativo com o Iori Yagami, então se ela entrar depois dele a barra de especial dela perde um nível.

Outra coisa legal entre os personagens é que dependendo de quais personagens começam a luta, ela possui animações exclusivas e isso é um detalhezinho que é sempre muito cool caçar. Tipo se a luta é entre Andy Bogard x Mai Shiranui, quando eles entram no cenário rola uma animaçãozinha única para essa luta.


Mecanicamente, com sua jogabilidade refinada e opções de personalização de equipe do que nunca, KOF 97 é frequentemente considerado o "melhor" jogo KOF até hoje e não é dificil ver o pq. Alem dos finais únicos e interações pré-luta carismáticas como eu já falei, todas as cores, planos de fundo e sprites de personagens parecem mais brilhantes e vibrantes do que nas rendições anteriores - além do que os cenários refeitos parecem incríveis até hoje.

Tá que tecnicamente o salto que a franquia deu de KOF 95 para KOF 96 foi realmente muito maior, porem mesmo sem ser revolucionárias, as melhorias técnicas são visíveis e fazem de The King of Fighters 97 o melhor jogo de luta 2D já lançado até então. A principal mudança, mecanicamente, é uqe em KOF 96 o jogo é excessivamente chato a respeito do quão precisos os comandos têm de ser executados para que o golpe seja disparado, o que tornava o jogo menos divertido de jogar.


A SNK consertou isso no 97, e o jogo é muito mais generoso na hora de aceitar os comandos tanto para golpes especiais quanto para combos... o que por outro lado tornou possível  fazer combos infinitos. Felizmente existem comandos para quebrar combos, então o jogo funciona razoavelmente bem se os dois jogadores souberem o que estão fazendo, embora não é realmente surpreendente ver novatos sendo macetados sem piedade.

KOF 97 foi, na sua época, o arcade mais jogado ever e até hoje é considerado um dos melhores, senão o melhor, da série. E não é dificil ver o pq: jogar um jogo de luta pela história não é algo que realmente acontece todo dia... ou ever... e se em cima disso temos o refinamento do refinamento dos jogos de luta 2D, bem, taí uma coisa que vai ser dificil a Capcom superar na sua eterna luta contra a SNK pelo topo dos jogos de luta 2D dos anos 90.

Ou será que vai?

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