O jogo de hoje é um daqueles (raros) casos de jogos que eu nunca, mas nunca mesmo tinha ouvido falar. Momentos assim são sempre especiais, porque é um mundo inteiro de possibilidades para novas experiencias, talvez uma surpresa agradavel que me marcará positivamente. Será que é esse o caso? Será este um desses dias mágicos de memórias mil? Isso permanece a ser visto!
sábado, 4 de julho de 2020
sexta-feira, 3 de julho de 2020
[AÇÃO GAMES 036] SUPER CONFLICT (SNES, 1993) [#422]
Eu não sei quanto a vocês, mas eu não confiaria em alguém tão feliz assim na guerra |
Existe um genero muito especifico de jogo que eu costumo chamar de "estratégia Pedra-Papel-Tesoura". Mas o que é um EPPT? Bem, é basicamente um boardgame em forma de videogame.
Você tem um grid, movimenta suas unidades e o segredo é que cada tipo de unidade é fraca contra um tipo, mas forte contra outra. Por exemplo em um jogo medieval, cavaleiros vencem tropas a pé, que por sua vez vencem arqueiros, que por sua vez vencem cavaleiros. Algo assim. O exemplo mais famoso desse genero é a série Fire Emblem, mas outro bem popular (embora não tanto quanto, já que Fire Emblem tem tipo uns 300 personagens no Smash Bros) é a série Advanced Wars. Enquanto FE é de fato um jogo que você contra unidades em fantasia medieval, Advanced Wars é uma série de joguinhos de estratégia lançada para o Game Boy Advance (dái o nome, dã) sobre guerras modernas com aviões, tanques e soldados.
Por mais estranho que possa parecer o que eu vou dizer, é bem fofinho. Tem coisas que só em jogos da Nintendo mesmo...
quinta-feira, 2 de julho de 2020
[AÇÃO GAMES 052] ART OF FIGHTING 2 (Arcade, 1994) [#421]
Acontece que eu gostei mais de Art of Fighting mais do que eu achei que acabaria gostando, afinal essa é uma das franquias menos famosas a SNK. Todo mundo conhece
Fatal Fury, King of Fighters ou mesmo Samurai Shodown, mas pouca gente para prestar atenção no jogo que começou isso tudo. Criado pelo criador de Street Fighter 1, Art of Fighting é claramente o
jogo que ele queria ter feito na época mas não tinha o conhecimento técnico, a grana ou a experiencia de vida para faze-lo.
O jogo não é apenas “um jogo de luta”, como implementa muitas coisas que existem até hoje nos jogos de luta como ataques especiais, cenário
interativo e mana para ataques especiais (chi, nesse caso). Mas, mais importante que isso, é o jogo que fundamenta a ideia mais ousada da SNK e que a faz ser lembrada até hoje: o universo compartilhado dos jogos
de luta. A ideia de dois jogos de franquias diferentes se passarem no mesmo universo e compartilharem a mesma história era algo sem precedentes na época, muito antes da Marvel sequer evitar rir ao pensar em fazer
um filme, e algo que é legal até mesmo hoje.
quarta-feira, 1 de julho de 2020
[AÇÃO GAMES 036] DRAGON BALL Z: SUPER BUTOUDEN (SNES, 1993) [#420]
Vou te propor um cenário louco, insano, inconcebível para os dias de hoje. Imagine, apenas imagine, que você é uma inocente criança do verão no ano da nossa waifu de 1993, e está casualmente andando pela locadora numa sexta-feira (porque você é descolado e rico, não os pobres que tem que esperar até sabado de manhã para alugar jogos e só ficar com os restolhos destinados a plebe) quando seus olhos puros e inocentes de criança se deparam com essa imagem:
Então, obviamente, como não poderia deixar de ser, sua única reação é: "hã, não faço ideia de quem são esses caras".
terça-feira, 30 de junho de 2020
[AÇÃO GAMES 052/ANTIGA GAMERS 001] GROUND ZERO TEXAS (Sega CD, 1994) [#419]
Matéria na AÇÃO GAMES
Matéria na GAMERS
Quando eu escrevi sobre Sonic CD, eu comentei sobre a estratégia bizarra da Sega de demorar quase um ano para começar a lançar jogos exclusivos para
o Sega CD que justificassem a compra do acessório - sendo Sonic CD um desses jogos de peso que deveriam trazer jogadores ao sistema... e todo mundo viu no que deu isso. Mas essa não foi a primeira tentativa da
Sega em chamar atenção ao seu periférico de CD, essa graça de ser o primeiro jogo de Sega CD cabe a Night Trap - que efetivamente é um jogo que precisa ser em CD para existir.
O resultado, embora nada do tipo MELDEWZZZZZ GAME FORMADOR DE CURRICULO GAMER EVAHHHH acabou sendo melhor do se poderia esperar, se mais nada um jogo que vale a pena ser conferido pela sua originalidade: controlar várias cameras na casa
para ativar armadilhas contra ladrões que são vampiros, e tem uma festa do pijama rolando na casa enquanto isso because. É bem ruim, mas é o tipo de ruim que acaba sendo bom.
Vendo que Night Trap acabou dando mais certo que o esperado, obviamente que a Sega tratou de encomendar outro jogo nesse sentido só que com mais ação
e mais gameplay. O que, afinal de contas, não é uma ideia ruim realmente - ainda mais dando o orçamento impensavel para um jogo desse tipo: dois milhões de dolares. A descrição
da Gamers acaba sendo bem fiel ao que o jogo é: um jogo de tiro com elementos de Night Trap. Ok, isso pode dar certo.
Mas deu?
segunda-feira, 29 de junho de 2020
[AÇÃO GAMES 036] BRAM STOKER'S DRACULA (SNES, 1993) [#418]
Os anos 90 definitivamente estavam foram de controle. Claro, o fato de terem feito um jogo de uma coisa como O Vingador Tóxico jamais será superado, mas isso não quer dizer que eles não tenham tentado. Oh, não, como eles tentaram!
Por exemplo, em 1992 Francis Ford Coppola fez um filme sobre a lenda do tiozinho Vladimir Tepes fiel ao livro de Bram Stoker, e para isso utilizou o melhor elenco que o dinheiro poderia pagar em 1992 (Gary Oldman como o personagem título, Winona Rider, Keanu Reeves, Anthony Hopkins). O problema é que os filmes do Copolla não são exatamente ... material para crianças. Não por causa de violencia e sexo, mas mais porque são filmes longos, com ritmo beeeem lento, que se focam em construir sutilmente coisas que você não está minimente interessado apenas em sangue e peitos. Quer dizer, é o fucking diretor do Poderoso Chefão, eu preciso realmente dizer o quanto isso não é algo pelo qual a demografia dos videogames dos anos 90 se interessaria?
domingo, 28 de junho de 2020
[ESPECIAL] JOGOS DE REN & STIMPY [#414 a #417]
Texto e matéria sobre THE REN & STIMPY SHOW: VEEDIOTS
Existem seis jogos de Ren & Stimpy ao total, e honestamente a grande maioria deles é esquecível na melhor das hipoteses, sendo que um outro são acidentes termonucleares de amendoas. Então eu pensei muito a respeito do que fazer sobre esses jogos, já que meu desejo de apenas pular eles era bastante grande.
Por outro lado, a história de Ren & Stimpy (eu digo do desenvolvimento do desenho, não do conteúdo do show em si) é bastante interessante e eu realmente gostaria de falar sobre esse cartoon uma hora. Então eu decidi fazer o seguinte: juntar todos os jogos nesse único post sobre o tema, fazendo reviews pequenas que sozinhas não dariam um texto por si só.
Isso sendo dito, vamos falar sobre esse cartoon que definitivamente precisa ser falado a respeito.
sábado, 27 de junho de 2020
[AÇÃO GAMES 036] TAZ-MANIA (SNES, 1993)[#413]
Sabe, eu sempre sou a favor de criatividade nos jogos. Você tem uma ideia que nunca foi feita antes? Uau, cool, vá em frente, faça seu jogo, go crazy! Bem, você não pode ter um conceito muito mais original do que esse Taz Mania para o Super Nintendo, eu te digo!
Embora o conceito seja facilmente compreensível jogando, explicando eu achei a tarefa um pouco mais complicada do que isso. Farei o meu melhor aqui.
sexta-feira, 26 de junho de 2020
[AÇÃO GAMES 052] JIM POWER: THE LOST DIMENSION IN 3-D (SNES, 1994) [#412]
Videogames são impressionantes. Quer dizer, realmente impressionantes. Exemplo de caso: nesse blog eu já estou com 473 jogos resenhados, indo feliz e contente
a marca do quinhentésimo jogo. Então a esse ponto você poderia achar que eu já vi tudo que há para ser visto em um videojogo de plataforma. Eu, de fato, achava isso. Até a grande magia
dos videojogos me ensinar uma lição de humildade e que os videogames sempre, para sempre, serão capazes de me surpreender.
quinta-feira, 25 de junho de 2020
[AÇÃO GAMES 021] SONIC BLAST MAN (SNES, 1992) [#411]
Antes de começar, eu preciso dizer uma coisa para não gerar falsas expectativas: Sonic Blast Man não tem nenhum ataque sonico ou "blast" especificamente alguma coisa. Sinta-se de livre para parar por aqui se quiser. Se serve de algum consolo, ele soca bastante bem - provavelmente os produtores pensaram no nome "Hard Punch Man" mas vetaram por acharem idiota.
Alguns muitos anos depois, quando One Punch Man se tornou um dos maiores sucessos dos animes eles devem estar se sentindo bastante estúpidos.
Como muitos jogos de Super Nintendo, SBM é uma adaptação de um arcade de alguns anos antes, mas um bem diferente. Sonic Blast Man era um fliperama japonês daquelas máquinas tipo "teste sua força" em que você dava um socão e o jogo dizia o quão forte você era.
Uau, essas luvas em um fliperama devem ganhar o premio de peça de vestuario mais insalubre do mundo
A Taito então pensou "carambolas humildes, deveriamos lançar este jogo para o Super Nintendo!", o que foi uma ideia bastante estupida a menos que eles inventassem um acessório ainda mais estúpido. Era melhor só inventar um jogo do zero mesmo, e assim foi feito.
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