domingo, 28 de agosto de 2022

[#960][Out/96] GRID RUNNER


Okay, eu tenho que começar dizendo o seguinte: eu realmente gostava da intro da Virgin na era dos 32 bits. É meio bobo, mas pra mim parecia tão maneiro, tão "é o futuro" e a sensação que eu realmente estava jogando um jogo do mais moderno que poderia existir... o que não estava errado, na época, pelo menos.


Eu apenas queria compartilhar isso, agora comecemos os trabalhos!

sábado, 27 de agosto de 2022

[#959][Mar/96] PUZZLE BOBBLE 2X (ou "Bust-A-Move 2: Arcade Edition" no ocidente)

 

Então, Puzzle Bobble 2... aquele famoso jogo dos dragãozinho que disparam bolotinhas para destruir cachos de uvas mutagenicas. Também conhecido como o jogo que você definitivamente teve instalado no celular em algum ponto da vida. Você sabe, os clássicos.


E ao ver a imagem acima, você meio que já sabe tudo que precisa saber sobre Puzzle Bobble. Como eu disse, os clássicos são clássicos por uma razão. Então a pergunta que realmente deve ser feita é: o que mudou nesse segundo jogo?

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

[#958][Mar/96] ROBO PIT


Eu estou seriamente pensando em começar uma nova sessão aqui, chamada "De Boas Intenções...". Pq se tem um jogo que é bem intencionado, definitivamente é o Poção dos Robos aqui. Mas vamos começar do começo: Poço dos Robos é uma história sobre o apocalipse das máquinas, porém um take mais leve nessa proposta.

MAIS LEVE COMO, EXATAMENTE?

Colocando olhinhos fofos neles, não tem como ficar chateado com as máquinas por terem substituido a raça humana se eles tem Googly Eyes, né?

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

[#957][Set/96] CRASH BANDICOOT


O jogo de hoje tem uma história deveras curiosa, assim como é bastante importante para a própria história dos videogames. Mas vamos começar esse jogo do começo, respondendo a questão que moveu uma geração: O QUE CARALHAS É UM BANDICOOT?

Minha vida toda eu sempre achei que o bandicoot fosse um tipo de demonio da Tasmania, mas isso não é realmente correto. Embora eles sejam de fato daquela região (e que coisa bizarra não é?), eles são mais um tipo de ratão realmente:

Pronto, agora você poded dizer que já viu um bandicoot e portanto é um ser humano superior aos demais. Isso sendo dito, podemos agora começar a falar do jogo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

[#956][Nov/95] FRANKENSTEIN: Through the Eyes of the Monster


Eu sempre considerei que o período entre 95 a 98 - a era clássica do Playstation - fosse uma das eras dos videogames que eu mais conhecia. Afinal eu passava a tarde nas locadoras jogando 1 real a hora (ou assistindo na maior parte do tempo, não é como se eu tivesse 1 real naquela época)  tinha acesso a uma grande miriade de jogos. Além disso eu acompanhava religiosamente a Ação Games, então eu estava por dentro de tudo, certo?

terça-feira, 23 de agosto de 2022

[#955][Out/95] PANEL DE PON (ou "Tetris Attack" no ocidente)


O jogo de hoje não é um jogo qualquer, saiba você. Isso porque ao longo de infinitas eras em infinitos multiversos, todos os puzzles lutaram uma batalha inglória e que muitos consideravam impossível: competir com Tetris como o maior puzzle de todos os tempos.

Homens são ruíram por desafios menores que esse.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

[#954][Fev/95] LUFIA 2: Rise of the Sinistrals


O que é "talento"? Existe mesmo uma predeterminação de até onde as capacidades de alguém podem chegar? E se existe, qual sua origem? É uma predeterminação genética ou uma consequencia do fenótipo onde alguém se desenvolve? Uma combinação de ambos, mais possivelmente?

Bem, enquanto essa é uma discussão mais complexa do que esse blog se propõe a faze-lo, o que é eu sei é que nem todos os homens são capazes das mesmas coisas. Mesmo que a partir das 00:01 de hoje eu execute a dieta e treinamento mais perfeito do mundo, eu nunca vou conseguir correr a mesma coisa que o Usain Bolt. Vou conseguir correr pra caceta e ganhar de todos vocês (o que não é tão dificil), mas existe um limite de até onde dá pra chegar.

Tá, mas pq eu estou falando de determinismo e talento? Não é, como alguém poderia pensar, que eu vou falar sobre um jogo solo do Neji Hyuga hoje e sim pq esse é o caso desse jRPG da Natsume. Lufia 2: A Subida dos Sinistrões  é muito a cara de um jogo feito por gente obviamente esforçada em não fazer nada errado, mas falta aquele Schutzpa, aquele toque especial de genialide, aquele diferencial que as grandes obras de arte tem.

Lufia 2 é um bom jogo para o que um bando de pessoas comuns poderia fazer, mas justamente bate no teto de até onde o puro esforço pode levar alguém. É isso que veremos a seguir, mas vamos começar pelo começo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

[#953][Nov/95] FIGHTING VIPERS


Hoje, só pra dar uma apimentada nas coisas, vamos fazer algo diferente do que fazemos aqui de praxe.

E VC VAI FAZER O QUE? FALAR BEM DA SEGA?

Bem, na verdade sim.


Deixe de ser uma voz imaginária dramática, Jorge. Eu com frequencia elogio a Sega nesse blog, ou pelo menos os arcades da Sega. E esse sendo o caso, não é realmente tão chocante assim dizer que Viboras Lutantes não é apenas um bom jogo, mas como uma boa sacada da Seguívora. Mas vamos começar do começo...

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

[#952][Ago/96] TOBAL No 1

Uma sacada interessante aqui é que a contracapa americana é a capa japonesa do jogo, achei bem bacana isso

Como estava o cenário dos jogos de luta 3D no meio de 1996? Bem, nas palavras do grande filosofo de nossos dias:


VIROU PASSEIO, AMIGO! Aparentemente todo mundo e a mãe de todo mundo estava tentando a sorte com a nova modinha da praça, da mesma forma que todo mundo tinha tentado com os jogos de luta 2D após o boom de STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR e é claro que a esse ponto a Square-Enix que era uma das maiores empresas do Japão não ia ficar fora dessa.

Então é claro que eles também tentaram um jogo de luta 3D para chamar de seu. O que nos leva a ser o número 1 de Tobal!

terça-feira, 16 de agosto de 2022

[#951][Fev/96] SID MEIER'S CIVILIZATION 2


SID MEYER'S CIVILIZATION é um dos, senão "Ô", jogo mais ambicioso de todos os tempos. Quer dizer, você literalmente começa com uma tribo na idade da pedra e desenvolve a sua civilização até a conquista espacial. E eu estou falando literalmente: uma das formas de ganhar o jogo é ser a primeira sociedade do mundo a mandar uma missão para Alfa Centauri. "Uma das", existem 6 formas diferente de vencer a partida.

Se tem como um jogo ser mais ambicioso, eu não consigo visualizar como seria isso (embora eu não tenha jogado Everything, pode ser esse o caso). Para um jogo de 1991 então, é absolutamente insano que Sid Meyer não apenas visualizou esse jogo como conseguiu entregar um jogo espetacular, o homem é absolutamente um monstro. Só ver como SIM EARTH falha miseravelmente em um escopo menos ambicioso do que isso.

Sid Meyer in a nutshell