terça-feira, 16 de agosto de 2022

[#951][Fev/96] SID MEIER'S CIVILIZATION 2


SID MEYER'S CIVILIZATION é um dos, senão "Ô", jogo mais ambicioso de todos os tempos. Quer dizer, você literalmente começa com uma tribo na idade da pedra e desenvolve a sua civilização até a conquista espacial. E eu estou falando literalmente: uma das formas de ganhar o jogo é ser a primeira sociedade do mundo a mandar uma missão para Alfa Centauri. "Uma das", existem 6 formas diferente de vencer a partida.

Se tem como um jogo ser mais ambicioso, eu não consigo visualizar como seria isso (embora eu não tenha jogado Everything, pode ser esse o caso). Para um jogo de 1991 então, é absolutamente insano que Sid Meyer não apenas visualizou esse jogo como conseguiu entregar um jogo espetacular, o homem é absolutamente um monstro. Só ver como SIM EARTH falha miseravelmente em um escopo menos ambicioso do que isso.

Sid Meyer in a nutshell

Por isso não é realmente surpresa que Civilization 2 fosse um dos jogos mais aguardados da decada. Verdade que no meio do caminho teve o também excelente SID MEIER'S COLONIZATION - embora ele pareça muito com Civ, Colonization tem o seu proprio escopo e pegada conforme eu falei naquele texto - mas o pessoal estava babando por Civ 2 mesmo.

Isso sendo dito, Civilization 2 é o jogo que todo mundo esperava: uma versão maior, mais polida e funcional de Civilization, e com pequenos updates de qualidade de vida. Eu não diria que é um jogo inteiramente novo, ele é essencialmente Civ1 só que maior e melhor.


Não é apenas que os gráficos são mais bonitos (e são), mas sim que os menus são muito mais simplificados e é mais fácil entender não apenas o que está acontecendo no seu império como para onde suas pesquisas estão levando. As IAs foram melhoradas, dezenas (talvez centenas) de microrotinas estão rodando simultaneamente (muitas coisas pequenas tem consequencias que não podem parecer obvias a primeira vista), quando eu digo mais de tudo, é tudo mesmo.

Todos esses updates não fazem Civ2 um jogo novo como o primeiro, mas fazem dele um jogo muito melhor. Adicione a isso que computadores eram muito mais populares em 1996 do que eram em 1991 e temos que Civ2 foi o primeiro Civilization de muita gente. 


Frequentemente eu menciono "continuações-patch de update", especialmente em jogos de luta, e embora tecnicamente esse seja o caso (esse jogo É um update de Civ1, afinal), tenha em mente que ele foi lançado 5 anos depois (o primeiro jogo saiu na Ação Games 016, o segundo na Ação Games 117 - mais de cem edições depois, então essa foi uma atualização pensada com muito carinho e que entregou tudo que era esperada dela.

Verdade que as atualizações seguintes do jogo o tornaram obsoleto (Civ3 saiu apenas em 2001, entretanto, esses jogos definitivamente não são feitos a moda louca), mas para sua época era o jogo que todo mundo queria. E para algumas pessoas ainda é, como o curioso caso do usuário do reddit u/Lycerius que passou dez anos jogando a mesma partida - no mundo de Civ2 dessa partida já está no ano 3991.




Eu jogo o mesmo jogo do Civ II há 10 anos. Embora esse jogo esteja muito desatualizado, fiquei fascinado com esse jogo em particular porque quando Civ III foi lançado eu já estava em um futuro distante na minha partida. Então pensei que poderia ser interessante ver até onde eu poderia chegar no futuro e ver quais seriam as ramificações. Naturalmente eu jogo outros jogos e tenho uma vida, mas muitas vezes volto a esse jogo quando não estou fazendo nada e continuo. Os resultados são os seguintes:

- O mundo é um pesadelo infernal de sofrimento e devastação.

- Existem 3 supernações restantes no ano de 3991 d.C., cada uma competindo pelos escassos recursos deixados no planeta depois que dezenas de guerras nucleares tornaram vastas áreas do mundo inabitáveis.

- As calotas polares derreteram mais de 20 vezes (de alguma forma) devido principalmente às muitas guerras nucleares. Como resultado, cada centímetro de terra no mundo que não é uma montanha é um pântano inundado, inútil para a agricultura. A maioria dos quais é radioativa de qualquer maneira.

- Como resultado, as grandes cidades são coisa do passado distante. Cerca de 90% da população mundial (no pico de 2000 anos atrás) morreu de aniquilação nuclear ou fome causada pelo aquecimento global que deixou absolutamente zero terra arável para cultivar. Engenheiros (unidades de trabalhadores no final do jogo) estão sempre ocupados construindo estradas para que novos exércitos possam alcançar as linhas de frente. Estradas que são destruídas na próxima curva quando o inimigo chega. Portanto, não há tempo para limpar pântanos ou limpar a precipitação nuclear.

-Só restam 3 nações super massivas. Os celtas (eu), os vikings e os americanos. Entre nós três, conquistamos todas as outras nações que já existiram e as assimilamos em nossos respectivos impérios.

-Você já ouviu falar da guerra dos 100 anos? Experimente a guerra de 1700 anos. As três nações restantes estão trancadas em uma eterna luta de morte por quase 2.000 anos. A paz parece ser impossível. Toda vez que um cessar-fogo é assinado, os vikings atacarão de surpresa a mim ou aos americanos no próximo turno, geralmente com armas nucleares. Mesmo quando a ONU força um tratado de paz. Então, só posso supor que a paz virá somente quando eles forem exterminados. É isso que perpetua a guerra ad infinitum. Algum de vocês jogadores antigos do Civ II já teve esse problema no jogo pós-lançamento?

-Por causa do Sistemas de Defesa, os misseis balisticos intercontinentais geralmente são usados apenas contra exércitos fora das cidades. Em vez disso, as cidades são constantemente atacadas por espiões que plantam dispositivos nucleares que depois detonam (algo que sinto muita falta de jogos civis posteriores). Normalmente, o lado negativo disso é que todas as nações do mundo declaram guerra a você. Mas este já é o caso, então não é mais um impedimento para ninguém. Eu incluído.

-Os únicos governos restantes são duas teocracias e eu, um estado comunista. Eu queria permanecer uma democracia, mas o Senado sempre me rejeitava quando eu queria declarar guerra antes que os vikings o fizessem. Isso atrasaria meu ataque e tornaria minha rodada e muitas vezes meus planos inúteis. E é claro que os vikings quebrariam o cessar-fogo como um relógio no proximo turno. Algo que também sinto falta em jogos civis posteriores é um pouco de política interna. De qualquer forma, fui forçado a acabar com a democracia cerca de mil anos atrás porque estava colocando em risco meu império. Mas é claro que as pessoas me odeiam agora e a cada poucos anos desde então, há grandes revoltas de guerrilha no coração do meu império com as quais eu tenho que lidar, o que consome recursos do esforço de guerra.

-O impasse militar é estanque. O jogo late-game no civ II é perfeitamente equilibrado porque todas as nações restantes já possuem todas as tecnologias, então não há vantagem. E há tantas unidades ao mesmo tempo no mapa que você pode perder 20 unidades de tanque e não ter suas linhas amassadas porque você tem um fluxo constante se movendo para a frente. Isso também significa que as cidades são apenas pequenas cidades cheias de pessoas famintas, mas que você nunca pode melhorar as condições das pessoas. "Então você quer um celeiro para produzir comida? Desculpe, eu tenho que construir outro tanque em vez disso. Talvez da próxima vez."

-Meu objetivo para os próximos anos é tentar acabar com a guerra e, assim, usar os engenheiros para limpar pântanos e precipitação radioativa para que a agricultura possa ser retomada. Eu quero reconstruir o mundo. Mas não tenho certeza de como. Se algum de vocês jogadores antigos do Civ II tiver algum conselho, estou ouvindo.

Em outro post, foi relatado que no ano 4008 a America foi dizimada - deixando o mundo dividido entre Vikings e Celtas, quando a guerra durou até o ano 5000 e os vikings foram derrotados. Após isso levou mais um século com o esforço máximo dos cientistas e a Terra começou a ser habitavel novamente capaz de gerar alimentos - embora o usuário admita que seria mais simples a esse ponto apenas  empacotar as coisas e largar embora para Alfa Centauri.


Enfim, em 2007 Civilization II ficou em terceiro lugar na lista dos 100 maiores videogames de todos os tempos da IGN. Eu não particularmente concordo pq as continuações seguiram essa tendencia de aprimorar a mecanica e adicionar qualidade de vida - de modo que olhar para trás sempre é complicado. Mas ainda sim eu consigo entender esse feeling da IGN, para sua época era "Ô" jogo de administrar um império.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 117 (Julho de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 011 (Setembro de 1996)